20 livros para sair da zona de conforto, repensar valores e expandir horizontes

20 livros para sair da zona de conforto, repensar valores e expandir horizontes

Qualquer amante de livros pode dizer: mergulhar em um grande romance é uma experiência imersiva que pode fazer seu cérebro ganhar vida com imagens e emoções e até mesmo ativar seus sentidos.

Parece romântico, mas há provas reais e concretas que apoiam essas coisas que acontecem ao seu cérebro quando você lê livros. Na leitura, podemos, na verdade, mudar fisicamente a estrutura do nosso cérebro, nos tornar mais empáticos e até enganar nossos cérebros, fazendo-os pensar que experimentamos o que só lemos nos romances.

Ou seja: ler realmente pode te fazer sair da zona de conforto, repensar valores e expandir seus horizontes.

Para te ajudar ainda mais nessa tarefa de ser uma pessoa melhor, selecionamos 20 livros para sair da zona de conforto:

livros pra te ajudar na vida

Guia Definitivo Para Não Quebrar a Cara: (ou Pelo Menos Tentar) – o livro do MHM

20 livros para sair da zona de conforto, repensar valores e expandir horizontes

Os melhores conselhos nem sempre vem em palavras gentis e tapinhas de boa sorte nas costas. Às vezes, o que a gente realmente precisa é de um bom tapa na cara para acordar para a vida. E o propósito deste livro é esse.

Não agredir as pessoas gratuitamente, mas sim levantar sua atenção para algumas boas lições da vida que você talvez tenha ignorado. Ou até mesmo tenha ouvido, mas deixo passar porque se distraiu com a música do momento ou um novo vídeo no YouTube.

Este livro é um convite a prestar atenção novamente a estes bons conselhos. A sentar e refletir sobre algumas cagadas que você fez – ou pode fazer – e que poderiam ser facilmente evitadas. E quem sabe assim você não consegue evitar futuras burradas e viver uma vida mais leve?

Cem Anos de Solidão

20 livros para sair da zona de conforto, repensar valores e expandir horizontes: Cem Anos de Solidão

Este livro deu ao autor Gabriel García Márquez o seu Nobel – não à toa.

Uma trama comovente, um ritmo que embala o espírito. Dá para ter uma ideia com a frase de abertura: “Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o Coronel Aureliano Buendía havia de recordar aquela tarde remota em que o pai o levou para conhecer o gelo”. Quem não arrepia?

Um livro excelente com uma capacidade absurda de te fazer ver o mundo com mais empatia.

Compre aqui: Cem Anos de Solidão

Por que fazemos o que fazemos?

20 livros para sair da zona de conforto, repensar valores e expandir horizontes: Por Que fazemos o Que Fazemos?

O filósofo e escritor Mario Sergio Cortella desvenda em “Por que fazemos o que fazemos?” as principais preocupações com relação ao trabalho. Dividido em vinte capítulos, ele aborda questões como a importância de ter uma vida com propósito, a motivação em tempos difíceis, os valores e a lealdade – a si e ao seu emprego.

Compre aqui: Por que fazemos o que fazemos?

Hell’s Angels: Medo e Delírio Sobre Duas Rodas

20 livros para sair da zona de conforto, repensar valores e expandir horizontes: Hell's Angel

Imagine o seguinte cenário: você é o editor de uma revista. Chama um dos seus repórteres, passa para todos os repórteres uma pauta e um prazo para a entrega da matéria. Um deles pede dinheiro para hotel e alimentação e é atendido. Você logo acha que tudo sairá de acordo com o protocolo. O problema é que o repórter se chama Hunter S. Thompson, um cara completamente avesso a regras.

Ele usa a verba para alugar carros conversíveis, apostar em cavalos e comprar drogas ,e de tanto se drogar simplesmente desiste da matéria e resolve passar um ano com um bando de motoqueiros fora da lei.

Segundo a sinopse oficial do livro: “No mundo dos manuais de redação, seria fácil resolver este caso via desemprego. Mas o fato é que Thompson voltava para a redação com profundos retratos da vida nos subúrbios dos EUA, mostrando personagens descontrolados e complexos, verdadeiros pesadelos no chamado American Dream.”

E continua: “Reflexões ácidas se escondiam em textos cheios de humor, ironias, gírias e palavrões – uma espécie de lado negro do novo jornalismo, estilo que usa técnicas de literatura para fazer jornalismo.”

Compre aqui: Hell’s Angels: Medo e Delírio Sobre Duas Rodas

O Poder do Hábito

20 livros para sair da zona de conforto, repensar valores e expandir horizontes: O Poder do Hábito

Quando faço essas listas de livros, geralmente não tenho um livro “favorito”. Muitas vezes eu gosto de livros diferentes por diferentes razões. Chegar na lista significa que vale a pena ler o livro. No entanto, neste caso, “O Poder do Hábito” está no meu top 3 de melhores livros para sair da caixinha.

Este bestseller do NY Times foi inovador quando foi lançado. Cada escritor com um livro nesta lista publicado depois de “Power of Habit” foi influenciado por este livro.

Compre aqui: O Poder do Hábito

Inteligência Emocional

20 livros para sair da zona de conforto, repensar valores e expandir horizontes: Inteligência Emocional

Publicado pela primeira vez em 1995, nos Estados Unidos, este livro transformou a maneira de pensar a inteligência, alterou práticas de educação e mudou o mundo dos negócios.

Das fronteiras da psicologia e da neurociência, Daniel Goleman trouxe o conceito de “duas mentes” – a racional e a emocional – e explicou como, juntas, elas moldam nosso destino.

Compre aqui: Inteligência Emocional

Mindset

20 livros para sair da zona de conforto, repensar valores e expandir horizontes

Mindset é uma ideia simples descoberta pela mundialmente famosa psicóloga da Universidade de Stanford, Carol Dweck, em décadas de pesquisa sobre realizações e sucesso – uma ideia simples que faz toda a diferença. Ensinar uma mentalidade de crescimento cria motivação e produtividade nos mundos dos negócios, educação e esportes.

Compre aqui: Mindset

O Catador de Sonhos

20 livros para sair da zona de conforto, repensar valores e expandir horizontes: O Catador de Sonhos

Geraldo Rufino, o autor deste livro, quebrou seis vezes e saiu de todas elas mais sábio – e mais rico. É comum que as pessoas se abalem com mais facilidade quando enfrentam os revezes da vida, e, ainda pior, quando enfrentam uma crise muitas vezes desistem sem sequer tentar virar o jogo.

Descubra como ele conseguiu e se inspire! Este livro realmente tem a capacidade de te fazer sair da sua zona de conforto.

Compre aqui: O Catador de Sonhos

A estratégia do Oceano azul

20 livros para sair da zona de conforto, repensar valores e expandir horizontes: Oceano Azul

O livro mostra uma nova maneira de pensar sobre estratégia. O resultado? Uma criação de novos espaços (o oceano azul) e uma separação da concorrência (o oceano vermelho).

Os autores estudaram 150 ganhadores e perdedores em 30 indústrias diferentes e viram que explicações tradicionais não explicavam o método dos ganhadores. O que eles acharam é que empresas que criam novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante, encontram um outro caminho para o crescimento.

O livro ensina como colocar em prática essa estratégia.

Compre aqui: A estratégia do Oceano azul

O Homem do Castelo Alto

20 livros para sair da zona de conforto, repensar valores e expandir horizontes: O Homem do Castelo Alto

Uma ficção excelente capaz de te fazer repensar a sua realidade.

O livro se passa nos Estados Unidos dos anos 1960 onde a escravidão é legalizada mais uma vez. Os poucos judeus que ainda vivem se escondem sob nomes falsos. Em San Francisco, o I Ching é tão comum quanto as Páginas Amarelas. Tudo porque, vinte anos antes, os Estados Unidos perderam uma guerra – e agora estão ocupados pela Alemanha nazista e pelo Japão.

Este angustiante romance premiado com Hugo Award é o trabalho que estabeleceu Philip K. Dick como um inovador em ficção científica, ao mesmo tempo em que quebrava a barreira entre a ficção científica e o romance sério de idéias. Nele, Dick oferece uma visão assombrosa da história como um pesadelo do qual pode ser possível acordar.

Compre aqui: O Homem do Castelo Alto

Revolução dos Bichos

20 livros para sair da zona de conforto, repensar valores e expandir horizontes: Revolução dos Bichos

Uma fazenda é tomada por seus animais maltratados e sobrecarregados. Com um idealismo inflamado e slogans agitados, eles se propuseram a criar um paraíso de progresso, justiça e igualdade. Assim, o palco está montado para uma das mais contundentes fábulas satíricas já escritas – um conto de fadas afiado para os adultos que registra a evolução da revolução contra a tirania para um totalitarismo igualmente terrível.

Um excelente livro para repensar nos nossos direitos conquistados e como nada é garantido.

Compre aqui: Revolução dos Bichos

Metamorfose

20 livros para sair da zona de conforto, repensar valores e expandir horizontes: Metamorfose

Muitas vezes citado como uma das obras mais influentes da ficção curta do século XX, Metamorfose é amplamente estudado em faculdades e universidades em todo o mundo ocidental. O ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Elias Canetti, descreveu-o como “uma das poucas grandes e perfeitas obras da imaginação poética já escrita.”

Não é um livro fácil. Pelo contrário: é inquietante e desconfortável, mas absurdamente necessário.

Compre aqui: Metamorfose

Lolita

20 livros para sair da zona de conforto, repensar valores e expandir horizontes: Lolita

A admiração e a exaltação – juntamente com o coração partido e a sagacidade mordaz – são abundantes em Lolita, o romance mais famoso e controverso de Nabokov, que conta a história da paixão obsessiva, devoradora e condenada de Humbert Humbert pela pré-adolescente Dolores Haze.

Lolita é também a história de um europeu hipercivilizado colidindo com a alegre barbárie dos Estados Unidos do pós-guerra. Acima de tudo, é uma meditação sobre alucinação, loucura e transformação. Um livro devastador que, ao contrário do que muita gente pensa, não é um romance-romântico. É, na verdade, um alerta e uma crítica sobre a sexualização e a sociedade.

Compre aqui: Lolita

O Menino de Pijama Listrado

20 livros para sair da zona de conforto, repensar valores e expandir horizontes: Menino do Pijama Listrado

Berlim, 1942: Quando Bruno retorna da escola um dia, ele descobre que seus pertences estão sendo acondicionados em caixas. Seu pai recebeu uma promoção e a família deve se mudar para uma nova casa longe, onde não há ninguém para brincar e nada para fazer. Uma cerca alta se estende até onde os olhos podem ver e o corta das pessoas estranhas à distância.

Mas Bruno deseja ser um explorador e decide que deve haver mais neste novo local desolado do que parece. Enquanto explora seu novo ambiente, ele conhece outro garoto cuja vida e circunstâncias são muito diferentes das dele, e seu encontro resulta em uma amizade que tem consequências devastadoras.

Um livro devastador sobre os horrores da guerra e do nazismo sobre o olhar de uma criança.

Compre aqui: O Menino de Pijama Listrado

Como as Democracias Morrem

20 livros para sair da zona de conforto, repensar valores e expandir horizontes: Como as Democracias Morrem

A presidência de Donald Trump levantou uma questão que muitos de nós nunca pensamos que estaríamos perguntando: nossa democracia está em perigo?

Os professores de Harvard Steven Levitsky e Daniel Ziblatt passaram mais de vinte anos estudando o colapso das democracias na Europa e na América Latina, e acreditam que a resposta é sim.

A democracia não termina mais com um estrondo – em uma revolução ou golpe militar -, mas com um gemido: o enfraquecimento lento e constante de instituições críticas, como o judiciário e a imprensa, e a erosão gradual de normas políticas de longa data.

A boa notícia é que existem várias rampas de saída na estrada para o autoritarismo.

Segundo os autores do livro: “A má notícia é que, ao eleger Trump, já passamos o primeiro. Com base em décadas de pesquisa e uma ampla gama de exemplos históricos e globais, da Europa dos anos 1930 à contemporânea Hungria, Turquia e Venezuela, até o sul dos Estados Unidos durante Jim Crow, Levitsky e Ziblatt mostram como as democracias morrem – e como as nossas podem ser salvas.”

Um dos livros mais poderosos sobre política e sociedade.

Compre aqui: Como as Democracias Morrem

Admirável Mundo Novo

20 livros para sair da zona de conforto, repensar valores e expandir horizontes: Admirável Mundo Novo

Um dos melhores livros de todos os tempos.

O admirável clássico da literatura mundial de Aldous Huxley, Admirável Mundo Novo, é uma visão perspicaz de um futuro desigual e tecnologicamente avançado, onde os seres humanos são geneticamente criados, socialmente doutrinados e anestesiados farmaceuticamente para defender passivamente uma ordem autoritária – tudo isso à custa de nossos direitos. liberdade, plena humanidade e talvez também nossas almas.

Huxley era um homem de talentos incomparáveis: igualmente um artista, um buscador espiritual e um dos maiores observadores da história da natureza humana e civilização.

Admirável Mundo Novo, sua obra-prima, tem encantado e aterrorizado milhões de leitores, e mantém sua relevância urgente até hoje como um aviso a ser considerado no caminho de amanhã e como um trabalho de literatura instigante e satisfatório.

Escrito à sombra da ascensão do fascismo durante a década de 1930, o Brave New World também fala de um mundo do século 21 dominado pelo entretenimento em massa, tecnologia, medicina e produtos farmacêuticos, as artes da persuasão e a influência oculta das elites.

Compre aqui: Admirável Mundo Novo

O Conto da Aia

20 livros para sair da zona de conforto, repensar valores e expandir horizontes: Conto da Aia

Offred é uma serva na República de Gilead. Ela pode deixar a casa do Comandante e sua esposa uma vez por dia para caminhar até mercados de alimentos cujos sinais são agora imagens em vez de palavras porque as mulheres não podem mais ler.

Ela deve deitar de costas uma vez por mês e rezar para que o Comandante a engravide, porque em uma era de declínio dos nascimentos, Offred e as outras Aias são valorizadas apenas se seus ovários forem viáveis.

Offred pode lembrar dos dias anteriores, quando ela viveu e fez amor com seu marido Luke; quando ela brincou e protegeu sua filha; quando ela tinha um emprego, dinheiro próprio e acesso ao conhecimento. Mas tudo isso é passado.

Inesperado, horripilante e completamente convincente, O Conto da Aia é, ao mesmo tempo, uma sátira contundente, uma advertência terrível e um alerta literário.

Compre aqui: O Conto da Aia

Livro das Perguntas

20 livros para sair da zona de conforto, repensar valores e expandir horizontes: Livro das Perguntas

Quando Pablo Neruda morreu em 1973, O Livro das Perguntas era um dos oito manuscritos de poesia inéditos que estavam em sua mesa. Nele, Neruda consegue uma vulnerabilidade e visão mais profundas do que em seus trabalhos anteriores – e este livro único é uma prova de tudo que fez de Neruda um artista.

As perguntas de Neruda evocam imagens que fazem sentido em um nível visual antes que o leitor possa capturá-las em um texto literal. O efeito é levemente deslumbrante.

Um dos livros mais poéticos e bonitos já lançados.

Compre aqui: Livro das Perguntas

Na Natureza Selvagem

20 livros para sair da zona de conforto, repensar valores e expandir horizontes: Na Natureza Selvagem

Christopher McCandless, filho de pais ricos, se forma na universidade de Emory como um dos melhores estudantes e atletas. Porém, em vez de em embarcar em uma carreira prestigiosa e lucrativa, ele escolhe doar suas economias para caridade, livrar-se de seus pertences e viajar pelo Alasca.

Um livro delicado e poderoso que vai te ajudar a se tornar mais empático e menos arrogante.

Um dos livros mais importantes da história, com certeza.

Compre aqui: Na Natureza Selvagem

Em Águas Profundas: Criatividade e Meditação

20 livros para sair da zona de conforto, repensar valores e expandir horizontes: Em Águas Profundas

Neste livro, uma mistura de autobiografia, história do cinema, ensaio espiritual e manual de meditação, o célebre diretor David Lynch conta como a prática da Meditação Transcendental mudou a sua vida, além de revelar como ela o ajuda a concentrar energias, estimulando sua criatividade e consciência.

Um relato de experiências entremeado de histórias jamais reveladas sobre a produção de suas obras-primas cinematográficas. ‘Em Águas Profundas’ é uma leitura não só para fãs do cinema de David Lynch, mas também para todos que desejam melhorar a sua própria condição mental, através do desenvolvimento da criatividade e da capacidade de concentração.

Compre aqui: Em Águas Profundas: Criatividade e Meditação

TED Talks: O Guia Oficial do TED para Falar em Público

20 livros para sair da zona de conforto, repensar valores e expandir horizontes: Ted Talks

Desde que assumiu o comando do TED em 2001, Chris Anderson tem mostrado o poder que as palestras curtas, francas e cuidadosamente elaboradas do programa têm de compartilhar conhecimento, despertar empatia, gerar empolgação e promover sonhos. Feita da maneira certa, uma apresentação é capaz de eletrizar um auditório e transformar a visão de mundo da plateia — seu impacto pode ser mais poderoso que o de qualquer informação escrita.

Esse livro explica como alcançar o feito de produzir uma fala marcante. Não há uma fórmula, já que nenhum discurso deve ser igual a outro. Contudo, existem ferramentas que podem garantir o desempenho de qualquer orador.

Um dos melhores livros sobre o assunto!

Compre aqui: TED TALKS

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »