Como ter disciplina: 6 passos para construir uma disciplina inquebrável

Como ter disciplina: 6 passos para construir uma disciplina inquebrável

Se você olhar para a sua vida agora, qual é a razão pela qual você não é tão bem-sucedido, feliz ou saudável como você poderia estar neste ponto da sua história?

Além de muitas desculpas, provavelmente há apenas uma razão simples: falta de autodisciplina. Você simplesmente não faz o que precisa fazer para aproveitar os níveis de sucesso que deseja. Se você pensa sobre isso, o que realmente falta para você ser bem sucedido em todas as áreas da sua vida? Todo mundo sabe o que é preciso para conquistar seus objetivos, mas quantas pessoas realmente correm atrás disso?

Todo mundo sabe o que fazer para se comportar melhor no trabalho, mas quantas pessoas continuam agindo da mesma maneira? Todos sabem quais alimentos evitar e quais alimentos fazem bem para a saúde, mas a maioria das pessoas simplesmente continua se alimentando mal.

Em suma, todo o conhecimento no mundo não vale nada se você não possui a autodisciplina para usar esse conhecimento. Elbert Hubbard definiu a autodisciplina como “a capacidade de fazer o que você precisa fazer quando tiver que fazer, querendo ou não” – e essa é a única habilidade que é necessária acima de qualquer outra coisa para ter sucesso em qualquer empreendimento.

O sucesso na vida vem das ações que você toma de forma consistente; e somente a autodisciplina permite que você faça isso.

Veja 6 maneiras poderosas de construir uma autodisciplina inquebrável:

Não existe destino

Como ter disciplina: 6 passos para construir uma disciplina inquebrável

Não importa quais sejam seus objetivos na vida, há uma grande lei que você precisa obedecer para ser bem-sucedido: ninguém vai escalar a escada de sucesso para você. Ninguém é responsável pela sua saúde, riqueza, felicidade ou sucesso. Desde o dia em que você deixa a casa dos seus pais e começa a fazer suas próprias escolhas, você é responsável pela sua vida e pelas escolhas que você faz. Você escolhe o trabalho em que trabalha, a pessoa com quem vive e o quanto você se exercita todos os dias. Somente você pode escolher como você gasta seu tempo, e as decisões que você faz de forma consistente farão ou quebrar sua vida.

Se você quer uma vida melhor, você precisa tomar melhores decisões. Você pode culpar outras pessoas por sua falta de resultados ou falta de felicidade durante toda a vida, mas esse ato não vai mudar coisa alguma. Somente você pode mudar sua vida mudando as escolhas que você faz. Assuma a responsabilidade por tudo na sua vida, mesmo que você não possa influenciá-la diretamente. Mesmo que não esteja no seu controle direto, você sempre pode escolher como você responde aos acontecimentos.

O grande inimigo do sucesso é a preguiça

Como ter disciplina: 6 passos para construir uma disciplina inquebrável

De acordo com o orador Brian Tracy, o maior inimigo do sucesso é o caminho da menor resistência. Se você escolher o que é divertido e fácil em vez de optar pelo o que é necessário, você nunca alcançará os níveis de sucesso e felicidade que você é capaz de alcançar em sua vida. Isso porque todas as grandes vitórias exigem um grande sacrifício. Se o sucesso fosse fácil, todos seriam bem-sucedidos. Mas como p sucesso em qualquer área da vida exige muito trabalho e sacrifícios, a maioria das pessoas nunca alcançará todo seu potencial.

Sempre que você decide não fazer algo difícil, você não só desperdiça sua oportunidade de crescer como pessoa, mas também perde a confiança em si mesmo. Você começa a se enxergar como preguiçoso e mal sucedido, e essa auto-imagem se tornará uma profecia bem-sucedida.

Para alcançar qualquer objetivo, há apenas três coisas que você precisa: uma visão clara do que é que você quer, um plano para chegar lá e uma ação maciça constantemente repetida ao longo do tempo. Enquanto as duas primeiras partes são as partes fáceis da equação, a maioria das pessoas luta com a última parte: trabalho duro.

Não há nada que você não consiga alcançar com trabalho árduo, por isso é necessário construir o hábito de escolher o que é difícil e necessário sobre o que é divertido e fácil de fazer. Fazer isso provavelmente é a maneira mais segura de ter sucesso na vida.

Pense longe

Como ter disciplina: 6 passos para construir uma disciplina inquebrável

Citando Abraham Lincoln: “A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”. Se você já se perguntou onde você vai estar dentro de 10 anos, aproveite para dar uma olhada na sua vida atual. Quais ações você está tomando para tornar seus objetivos em realidade? Quantos livros você está lendo para crescer como pessoa e quantas coisas novas você está aprendendo? Com quem você está associando? Você está colocando o esforço necessário para alcançar seus objetivos hoje?

Muitas vezes, as pessoas pensam que suas vidas mudarão de repente através de algum evento mágico no futuro, mas esse não é o caso. Sua vida muda quando você muda. Se você não está feliz com suas circunstâncias atuais, você está fazendo algo para mudar o cenário? Caso contrário, você está apenas sonhando acordado. Nada mudará se você não mudar o que faz diariamente. Como observou Aristóteles há mais de 2000 anos: “somos o que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um ato, mas um hábito”.

Uma ótima maneira de criar ativamente seu futuro é perguntar a si mesmo: se eu já consegui meus objetivos, como eu agiria diariamente? Quais livros eu leria, com que frequência eu trabalharia, e como eu passaria meu tempo no escritório?

Depois de responder a essas perguntas, você vai saber o que fazer. Aja como se você já estivesse no auge do sucesso.

Obstáculos fazem parte do sucesso

Como ter disciplina: 6 passos para construir uma disciplina inquebrável

Na vida, nada que vale a pena é fácil. Você deve fazer sacrifícios sob a forma de tempo, esforço, dor e trabalho árduo se deseja alcançar o sucesso.

A grande tragédia da vida é que a maioria das pessoas desistiu antes de alcançar o sucesso. Elas já chegaram perto da praia, e tudo o que eles precisam é um último empurrão para alcançar a areia. Mas logo antes, há um obstáculo final em seu caminho – um último fracasso que elas precisam superar. Muitas pessoas desistem nesse ponto, sem perceber o quão perto elas estão.

Se você puder tirar apenas uma coisa desta matéria, que seja isto: sempre que você encontrar uma falha ou adversidade, continue. O sucesso provavelmente vai ser difícil porque é a dificuldade que o torna tão especial. Se fosse fácil, todo mundo o alcançaria.

A única maneira de crescer como pessoa é enfrentando os maiores desafios da vida. Não importa quanto tempo demore ou quão difícil isso possa ser.

Reescreva seus objetivos todos os dias

Como ter disciplina: 6 passos para construir uma disciplina inquebrável

Para maximizar sua autodisciplina todos os dias, é necessário manter uma imagem mais ampla em mente. Lembre-se das razões pelas quais você faz o que faz e, ao fazer isso, você tomará as ações necessárias – mesmo que elas sejam difíceis – afinal, você não trabalha duro sem motivos.

Se você sabe o que quer fazer, e você tem razões suficientes para fazê-lo, você fará o que for preciso.

O problema é que ficamos tão focados em trabalhar dia após dia que nos esquecemos das razões pelas quais estamos trabalhando em algo. Nós esquecemos por que fazemos o que fazemos e, em vez disso, somos sobrecarregados por uma lista de tarefas que nunca termina.

Para acabar com esse problema, experimente reescrever seus objetivos todos os dias – ou pelo menos 3 vezes na sama. Todas as manhãs, depois de acordar, anote os objetivos mais importantes que você tem para sua vida. Isso não só aumentará sua motivação, mas também te dará clareza sobre os próximos passos.

Decida previamente que você nunca vai desistir

Como ter disciplina: 6 passos para construir uma disciplina inquebrável

Para garantir que você vai ficar forte diante da adversidade, certifique-se de resolver antecipadamente como você responderá aos problemas antes deles acontecerem. Você precisa ter um plano para o que fazer quando tudo parecer errado, ou então será muito fácil simplesmente desistir. Ao escrever seus objetivos, comprometa-se a torná-los realidade, não importa o quão difícil possa ser. Determine como você responderá a falhas e contratempos para que você possa voltar mais forte e melhor do que nunca.

Se você seguir esses pontos sem abrir mão de nenhum, você terá sucesso em qualquer coisa que estabelecer na sua mente. Talvez não imediatamente, mas definitivamente.

Tenha disciplina e boa sorte!

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »