A importância de ser proativo, no trabalho e na vida

É bem fácil ser passivo. Observar o mundo ao seu redor e não interagir com ele até ser solicitado. É fácil e seguro sentar na sua cadeira do escritório e fazer apenas o que te pedem, seguir a rotina, seguir a lista tópico por tópico.

Mas você já parou para pensar o que você ganha com isso? Você pode ganhar minutos a mais para mexer no seu celular, minutos a mais para tomar um café e minutos a mais para pegar o ônibus depois do trabalho.

Mas e o que você perde? Você perde o que os proativos estão ganhando. Você perde a chance de mostrar para si mesmo que é capaz, você perde a chance de extrapolar os limites, você perde a chance de crescer pelo desafio, pelo improviso, pelo risco.

Pessoas proativas crescem fora do trabalho. Pessoas proativas não esperam receber uma mensagem, elas mandam a mensagem. Pessoas proativas não esperam um aumento para viajar, elas economizam e viajam. Pessoas proativas não esperam um novo emprego para casar, elas juntam os trapos com o que podem.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Saia de casa. Não espere ser convidado, convide.

Vá até seu colega de trabalho e sugira uma nova ação. Não espere que alguém faça isso por você, vá e faça.

Pessoas proativas não esperam a segunda para a dieta, o domingo para encontrar os amigos, e a sexta para sair com a namorada.

Pessoas proativas arriscam, inovam. Elas podem errar, mas o erro que provém da proatividade é um risco assumido e valorizado.

Ser proativo pode ser difícil para quem é mais retraído, mas ser proativo pode ser a chave para começar, por exemplo, a gostar de um trabalho. Muitas vezes, as pessoas odeiam seu emprego, mesmo sendo em uma empresa ou área que gostariam de trabalhar, porque elas se envolveram na rotina e não ousam mudar.

Ser proativo não é necessariamente tomar decisões sem a autorização de alguém, ser proativo é, muitas vezes, saber a hora de pedir a autorização e arriscar.

Você pode sentir que a sua vida está monótona e que nada de novo acontece porque você não faz nada de novo acontecer. Todo domingo à noite é igual, toda segunda-feira é igual.

Você espera que algo mude mas você não muda suas atitudes. Você segue, na vida, o mesmo cronograma do fluxo de um trabalho e, sem perceber, boicota conquistas futuras.

Não boicote mais o profissional e o ser humano que você quer ser. Seja. Comece o dia levantando a mão em uma reunião e você vai terminar ele onde quiser.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »