O que os homens podem aprender com o livro ‘Mais esperto que o Diabo’?

o livro “Mais esperto que o Diabo”, obra que faz jus ao nome e se mantém atual mesmo após 83 anos. A ideia do autor era responder perguntas complexas de forma simples, em formato de uma entrevista lúdica, na qual ele perguntaria ao diabo quem ele é, onde habita, quais são suas principais armas mentais e de que forma influencia as pessoas no dia a dia

Além de ter sido assessor dos presidentes americanos Woodrow Wilson e Franklin Delano Roosevelt, o escritor Napoleon Hill passou boa parte de sua vida tentando entender o que estava por trás do sucesso das pessoas, deixando frases emblemáticas como: “Tudo o que a mente humana pode conceber, ela pode conquistar”.

Em 1938, Hill publicou o livro “Mais esperto que o Diabo”, obra que faz jus ao nome e se mantém atual mesmo após 83 anos. A ideia do autor era responder perguntas complexas de forma simples, em formato de uma entrevista lúdica, na qual ele perguntaria ao diabo quem ele é, onde habita, quais são suas principais armas mentais e de que forma influencia as pessoas no dia a dia, por exemplo. 

Na época, a ‘entrevista’ gerou muita polêmica ao questionar o comportamento de religiosos e pessoas poderosas na sociedade do final dos anos 30, como se determinadas condutas fossem, na verdade, uma manipulação diabólica. Recentemente, o livro chegou ao Brasil em português, publicado pela editora Citadel, e chegou a ser o mais vendido de 2020 no país. 

Existem várias explicações para esse sucesso, e uma delas é a universalidade. O livro sustenta debates em diferentes áreas, como o comportamento masculino. Em um determinado trecho, o diabo diz a Hill que “É um pecado permanecer nas trevas da ignorância porque a falta de conhecimento leva à perda de autoconfiança. É um pecado aceitar da vida qualquer coisa que não se queira porque isso indica uma forma imperdoável de negligenciar o uso da mente”. Afinal, você tem feito as coisas que deseja ou vive com medo de se expor ao julgamento? Você tem procurado se informar sobre questões sociais e outras questões relacionadas à sua saúde física e mental?

Seguindo na entrevista, em outro ponto do livro, o diabo aborda a questão da subjugação a partir da insegurança: “Um dos mais astutos instrumentos que uso para o controle da mente humana é o medo. Planto a semente do medo nas mentes das pessoas e, conforme essas sementes germinam e crescem, através do uso contínuo dos pensamentos negativos, controlo o espaço que elas ocupam. Os seis medos mais efetivos são o medo da pobreza, da crítica, da perda da saúde, da perda do amor, da velhice e da morte”. Mais uma vez: como o medo afeta suas decisões?

Quando falamos sobre a construção de uma masculinidade saudável, que respeita cada ser humano como um indivíduo independente e que não precisa se render a padrões tóxicos e ultrapassados de comportamento, estamos nos referindo justamente aos pontos citados na entrevista que Napoleon Hill fez com o diabo. Muitos homens ainda negligenciam a própria saúde e as próprias vontades por medo de quebrar padrões há muito estabelecidos.

A principal lição que “Mais esperto que o Diabo” nos deixa, dentro do contexto da construção de uma nova masculinidade saudável e inclusiva, é o enfrentamento dos medos que sentimos pela pressão social, especialmente o medo de instaurar o novo em uma sociedade tão conservadora e machista. 

SOBRE A CITADEL EDITORA

O surgimento da Citadel Editora deve-se a Napoleon Hill, principalmente com a  sua obra Mais Esperto Que O Diabo (Outwitting the Devil). Escrito em 1938, só chegou ao grande público em 2011 nos Estados Unidos e no resto do mundo nos anos seguintes. Até então, a obra era considerada ousada demais, por imaginar uma instigante entrevista com o Diabo, onde revela porque algumas pessoas fracassam mesmo depois de seguir todos os passos de sua Filosofia do Sucesso, e o que fazer para superar esses obstáculos específicos. 

A Citadel foi fundada em Porto Alegre com o objetivo principal definido e o desejo ardente de publicar esse livro no Brasil, o que aconteceu em agosto de 2014. Desde então, a editora mantém o foco de seus lançamentos nas áreas de desenvolvimento pessoal, psicologia aplicada, administração e filosofia. Seu catálogo conta com obras de autores renomados como Clóvis de Barros Filho, Pedro Calabrez, Napoleon Hill, Bob Proctor, Dr. Joe Dispenza, Sharon Lechter e Donald Trump.

Compartilhe
Colaboradores MHM
Colaboradores MHM

Quer ter o seu texto publicado no MHM? Envie para o nosso e-mail contato @ manualdohomemmoderno.com.br

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso