Malhar demais pode causar depressão: veja 6 consequências negativas de exagerar na academia

Malhar demais pode causar depressão: veja 6 consequências negativas de exagerar na academia

Não, não escolhemos um título sensacionalista para te assustar: o negócio é sério mesmo. Treinar demais e exagerar na malhação pode trazer problemas para o seu corpo e para a sua mente.

O corpo humano não está preparado para o excesso de estresse, desgaste e fadiga de exagerar na musculação – a chamada síndrome de overtraining. Isso é um problema recorrente em pessoas mal informadas, segundo o treinador Ricardo Branco. “A pessoa chega na academia querendo ficar grande da noite para o dia. Passa uma, duas horas, ou vem vários dias seguidos. Mas não é assim. O corpo ideal exige bons descansos”, afirma em entrevista para a revista Mundo Estranho.

Às vezes, o overtraining pode acontecer por mera vaidade ou desconhecimento. Mas, em alguns casos, pode configurar um distúrbio psicológico chamado vigorexia: apesar de ter um corpo tecnicamente bem aceito para a sociedade, a pessoa enxerga a si mesma como gorda ou magra demais, e perde a noção do quanto malha – algo parecido com o que acontece com pessoas anoréxicas. Neste caso, além de um bom instrutor, é necessário se consultar com um psicólogo ou terapeuta.

Veja 6 consequências negativas de exagerar na academia:

Dor nas juntas

Malhar demais pode causar depressão: veja 6 consequências negativas de exagerar na academia

As lesões mais comuns para quem sofre de overtraining são a tendinite (inflamação do tendão, a parte final do músculo que se liga ao osso) e a bursite (inflamação da bursa, uma pequena bolsa próxima a ossos e tendões, com um líquido que serve para absorver impactos). Musculação demais também dificulta a desinflamação dessas áreas, podendo desgastá-las para sempre.

Ossos frágeis

Malhar demais pode causar depressão: veja 6 consequências negativas de exagerar na academia

Bom, se o músculo já não está se recuperando e, além de tudo, está sofrendo fraqueza por causa do excesso do treino, os ossos vão precisar fazer o trabalho duro, e os movimentos exaustivos e a sobrecarga podem gerar fraturas. Tíbia e fêmur costumam ser os mais afetados, pois as pernas participam de todos os exercícios.

Insônia

Malhar demais pode causar depressão: veja 6 consequências negativas de exagerar na academia

Como o estresse faz parte do sistema de alerta do corpo, o excesso de cortisol pode levar à insônia. Para piorar, é exatamente durante o sono que geralmente são produzidos os principais responsáveis pela recuperação muscular: a testosterona e o GH (sigla em inglês para hormônio do crescimento). A baixa dessas substâncias também facilita o surgimento de lesões.

Depressão

Malhar demais pode causar depressão: veja 6 consequências negativas de exagerar na academia

Já ouviu o ditado “Corpo são, mente sã”? É verdade. O exercício físico libera serotonina, um neurotransmissor que regula nosso humor, mas malhar demais não vai te deixar mais feliz. Na verdade, o resultado vai ser outro: em excesso, a serotonina afeta as habilidades cognitivas e pode levar até à depressão. Além disso, pessoas “viciadas” em malhar apresentam sinais de irritabilidade e ansiedade.

Problemas de coração

Malhar demais pode causar depressão: veja 6 consequências negativas de exagerar na academia

O abuso frequente pode derrubar a imunidade, já que, durante a atividade física, os músculos perdem um aminoácido essencial para o sistema de defesa, a glutamina. O coração também pode seguir no caminho contrário: em vez de ficar mais saudável, pode ter dificuldades no bombeamento e problemas em seu desenvolvimento, o que levaria a sopros ou até infartos.

Acumulo de gordura

Malhar demais pode causar depressão: veja 6 consequências negativas de exagerar na academia

Exagerar na malhação pode aumentar a produção de cortisol, o hormônio do estresse. Em excesso, ele causa uma troca: para gerar energia, o corpo começa a queimar aminoácidos em vez de carboidratos. O resultado? O pesadelo de qualquer rato de academia: sem aminoácidos, não se constrói massa muscular e, com sobra de açúcar, ocorre o acúmulo de gordura. Entre as consequências do aumento do cortisol, estão:

  • Aumento da gordura abdominal
  • Aumento do estresse e insônia
  • Aumento dos níveis de açúcar
  • Aumento da pressão arterial

Então, o que fazer?

Segundo a revista Mundo Estranho, o ideal é:

  • Consultar sempre um instrutor ou profissional de educação física;
  • Iniciantes devem malhar no máximo 3 vezes por semana e cerca de 1 hora por sessão;
  • Tentar alternar dias de exercício e de descanso;
  • Evitar malhar próximo ao horário de dormir;
  • Dormir bem, de preferência por no mínimo 8 horas;
  • Se alimentar bem: musculação sem uma dieta adequada não dá resultado e pode enfraquecer o corpo. Se puder, consulte um nutricionista;
  • Cuidado ao tentar descontar o estresse na academia: desconcentrado, você fica mais suscetível a fazer os exercícios sem precisão.

Por fim, a conclusão é: nada em exagero faz bem. Muitas vezes, você treina demais procurando intensificar os resultados e, no fim das contas, o tiro pode sair pela culatra, então, tome cuidado!

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »