Levantar peso pode reduzir suas chances de ter câncer – descubra como!

Levantar peso pode reduzir suas chances de ter câncer - descubra como!

Existem inúmeras razões para treinar força: levantar pesos ajuda a te dar energia, construir ossos, melhorar o controle do açúcar no sangue, afastar doenças cardíacas e prevenir aumento na gordura da barriga – e um corpo crescente de evidências mostra que pode até diminuir o risco de câncer também.

Uma nova pesquisa publicada na revista Medicine & Science in Sports & Exercise sugere que o levantamento de peso pode ser particularmente benéfico para reduzir o risco de câncer de cólon, que é a segunda principal causa de morte por câncer entre homens e mulheres em países do continente americano.

No novo estudo, os pesquisadores extraíram dados do estudo NIH-AARP Diet and Health para ver como o treinamento com pesos afetou o risco de 10 tipos comuns de câncer.

O estudo da NIH-AARP Diet and Health inclui informação sobre dieta, saúde e estilo de vida de mais de 560.000 membros da AARP entre as idades de 50 e 71 em 1995 a 1996, que receberam questionários de acompanhamento em 2004 a 2006.

Os pesquisadores descobriram que o treinamento de força reduziu significativamente o risco de câncer de cólon: aqueles que levantaram pesos tinham um risco 25% menor para o tipo comum de câncer do que aqueles que não levantaram.

O levantamento de peso também parecia ter um efeito protetor contra o câncer de rim.

Por que isso acontece?

Levantar peso pode reduzir suas chances de ter câncer - descubra como!

Isso pode ser porque o treinamento de força pode ajudar a promover algo chamado homeostase da glicose, ou o equilíbrio da insulina e do glucagon para ajudar a manter seus níveis de açúcar no sangue.

Isso é importante, já que o alto nível de açúcar no sangue está associado a um maior risco de câncer de cólon.

Estes resultados baseiam-se em pesquisas anteriores que mostram um papel protetor de levantar ferro.

Pesquisas anteriores sobre os hábitos de exercício de mais de 80 mil adultos descobriram que as pessoas que levantavam pesos apenas duas vezes por semana tinham 31% menos probabilidade de morrer de câncer.

Pesquisas feitas no início deste ano descobriram que o treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) também pode ser protetor contra o câncer de cólon.

Um estudo publicado na Sociedade de Fisiologia descobriu que o crescimento de células de câncer de cólon em sobreviventes de câncer colorretal foi imediatamente reduzido após apenas uma sessão do HIIT.

Embora mais pesquisas sejam necessárias, não há motivo para não adicionar o treino HIIT e levantamento de pesos na sua rotina. Você ficará mais forte, mais rápido, mais saudável e poderá reduzir o risco de pelo menos algumas formas de câncer.

‘Bora treinar!

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »