Com a chegada do inverno e das temperaturas mais frias, fica ainda mais difícil vencer a preguiça, certo? Enquanto a vontade de ir para a academia diminui, as oportunidades para programas caseiros e a vontade de comer pratos mais gordurosos só aumentam.
Porém, o criador do programa de treinamento Queima de 48 Horas, Vinícius Possebon, conta que, apesar das pessoas engordarem no inverno, essa época do ano é o período mais fácil de emagrecer: “O frio aumenta o apetite, mas, de acordo com pesquisas da área, também faz o corpo aumentar em até 30% a queima de calorias. O segredo é não parar de fazer atividades físicas”, incentiva o especialista.
Segundo Possebon, existem alguns cuidados essenciais que devem ser tomados durante o inverno: “Como o corpo fica mais tempo parado no frio, ele pode ficar mais propenso a lesões e cãibras, mas isso pode ser evitado”.
Por isso, o especialista indica três atitudes fundamentais:
Aqueça o corpo
É importante não começar a fazer atividades físicas com o corpo frio: “No inverno, alongar e aquecer o corpo é ainda mais importante, por isso não se pode começar um treino sem alguns minutos de aquecimento”, alerta o preparador físico, que indica também agasalhos para manter o corpo quente.
Se você for fazer atividades ao ar livre, é importante não usar as mesmas roupas do verão. Afinal, o efeito do ar frio no seu corpo pode prejudicar o treino e, por isso, é preciso vestir um casaco, calça, ou qualquer roupa que impeça o corpo de esfriar.
Hidrate-se
O preparador físico lembra que as pessoas acabam bebendo menos água no frio e, por isso, a falta de hidratação pode ser um problema: “Quando o corpo não está muito hidratado, ele acaba sofrendo mais com as atividades físicas. A água e outras bebidas, como sucos, oferecem minerais como sódio, magnésio, potássio e cálcio, importantes para que a atividade física não cause dores”, resume o especialista. “Mesmo no inverno, é preciso manter o mesmo consumo de líquido das outras épocas do ano”.
Fuja da preguiça
A terceira dica, finalmente, é tomar conta da mente para evitar a preguiça: “O segredo é sempre ter em mente como vamos querer o nosso corpo no verão”, provoca Possebon.
Além disso, ele destaca que muitas pessoas têm dificuldade para sair de casa e ir até a academia – esse é um dos motivos para que elas escolham o Q48: “Como o programa é baseado nos treinos HIIT, ou seja, Treinamento Intervalado de Alta Intensidade, ele provoca uma grande perda de gordura mesmo com treinos de 4 a 10 minutos de duração, já que aciona mecanismos naturais que fazem com que o organismo continue queimando a gordura acumulada como fonte de energia até 48 horas depois do treino”, explica o especialista.
Como os exercícios não pedem o uso de equipamentos, o programa também pode ser feito em espaços pequenos dentro de casa. Sendo assim, é possível vencer com mais facilidade os obstáculos da época mais fria do ano: “Desse jeito, sobra mais tempo para ver um bom filme debaixo das cobertas, e ainda dá para tomar chocolate quente sem culpa”, conclui Possebon.
Treino especial para aquecer no inverno
Para aquecer durante o inverno, Vinícius Possebon ensina um treino básico de 4 minutos com quatro movimentos diferentes:
Burpee adaptado – movimento de salto seguido da colocação das mãos no chão e as pernas colocadas para trás; Corrida parado; Montanha Alpinista – que consiste em colocar as mãos no chão e movimentar as pernas flexionando os joelhos como em uma corrida, e, por último, o Agachamento – movimento de flexão das pernas levemente afastadas.
Burpee adaptado: 30 segundos
Corrida parado: 10 segundos
Montanha Alpinista: 30 segundos
Corrida parado: 10 segundos
Agachamento: 30 segundos
Corrida parado: 10 segundos
Depois, é só repetir a sequência.
Vale lembrar: esse treino, apesar de simples, também exige certo condicionamento físico. Se você está muito além do peso ou não sabe se tem algum problema na coluna ou impedimento muscular, é fundamental procurar um médico antes de iniciar qualquer atividade física, ok?
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso