Entrando em forma no inverno: três dicas e um treino

Créditos: Shutterstock

Com a chegada do inverno e das temperaturas mais frias, fica ainda mais difícil vencer a preguiça, certo? Enquanto a vontade de ir para a academia diminui, as oportunidades para programas caseiros e a vontade de comer pratos mais gordurosos só aumentam.

Porém, o criador do programa de treinamento Queima de 48 Horas, Vinícius Possebon, conta que, apesar das pessoas engordarem no inverno, essa época do ano é o período mais fácil de emagrecer: “O frio aumenta o apetite, mas, de acordo com pesquisas da área, também faz o corpo aumentar em até 30% a queima de calorias. O segredo é não parar de fazer atividades físicas”, incentiva o especialista.

Segundo Possebon, existem alguns cuidados essenciais que devem ser tomados durante o inverno: “Como o corpo fica mais tempo parado no frio, ele pode ficar mais propenso a lesões e cãibras, mas isso pode ser evitado”.

Por isso, o especialista indica três atitudes fundamentais:

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Aqueça o corpo

Créditos: Shutterstock

É importante não começar a fazer atividades físicas com o corpo frio: “No inverno, alongar e aquecer o corpo é ainda mais importante, por isso não se pode começar um treino sem alguns minutos de aquecimento”, alerta o preparador físico, que indica também agasalhos para manter o corpo quente.

Se você for fazer atividades ao ar livre, é importante não usar as mesmas roupas do verão. Afinal, o efeito do ar frio no seu corpo pode prejudicar o treino e, por isso, é preciso vestir um casaco, calça, ou qualquer roupa que impeça o corpo de esfriar.

Hidrate-se

Créditos: Shutterstock

O preparador físico lembra que as pessoas acabam bebendo menos água no frio e, por isso, a falta de hidratação pode ser um problema: “Quando o corpo não está muito hidratado, ele acaba sofrendo mais com as atividades físicas. A água e outras bebidas, como sucos, oferecem minerais como sódio, magnésio, potássio e cálcio, importantes para que a atividade física não cause dores”, resume o especialista. “Mesmo no inverno, é preciso manter o mesmo consumo de líquido das outras épocas do ano”.

Fuja da preguiça

Créditos: Shutterstock

A terceira dica, finalmente, é tomar conta da mente para evitar a preguiça: “O segredo é sempre ter em mente como vamos querer o nosso corpo no verão”, provoca Possebon.

Além disso, ele destaca que muitas pessoas têm dificuldade para sair de casa e ir até a academia – esse é um dos motivos para que elas escolham o Q48: “Como o programa é baseado nos treinos HIIT, ou seja, Treinamento Intervalado de Alta Intensidade, ele provoca uma grande perda de gordura mesmo com treinos de 4 a 10 minutos de duração, já que aciona mecanismos naturais que fazem com que o organismo continue queimando a gordura acumulada como fonte de energia até 48 horas depois do treino”, explica o especialista.

Como os exercícios não pedem o uso de equipamentos, o programa também pode ser feito em espaços pequenos dentro de casa. Sendo assim, é possível vencer com mais facilidade os obstáculos da época mais fria do ano: “Desse jeito, sobra mais tempo para ver um bom filme debaixo das cobertas, e ainda dá para tomar chocolate quente sem culpa”, conclui Possebon.

Treino especial para aquecer no inverno

Créditos: Shutterstock

Para aquecer durante o inverno, Vinícius Possebon ensina um treino básico de 4 minutos com quatro movimentos diferentes:

Burpee adaptado – movimento de salto seguido da colocação das mãos no chão e as pernas colocadas para trás; Corrida parado; Montanha Alpinista – que consiste em colocar as mãos no chão e movimentar as pernas flexionando os joelhos como em uma corrida, e, por último, o Agachamento – movimento de flexão das pernas levemente afastadas.

Burpee adaptado: 30 segundos

Corrida parado: 10 segundos

Montanha Alpinista: 30 segundos

Corrida parado: 10 segundos

Agachamento: 30 segundos

Corrida parado: 10 segundos

Depois, é só repetir a sequência.

Vale lembrar: esse treino, apesar de simples, também exige certo condicionamento físico. Se você está muito além do peso ou não sabe se tem algum problema na coluna ou impedimento muscular, é fundamental procurar um médico antes de iniciar qualquer atividade física, ok?

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »