Como cuidar dos seus dreads

Créditos: Shutterstock

 

Dreadlocks não são comuns apenas entre os membros do movimento Rastafári: homens e mulheres de várias crenças são adeptos do estilo e cultivam sua cabeleira por estética ou manifestação sociocultural.

Se você aderiu aos dreads – independente da razão – e, agora, ainda tem dúvidas sobre a melhor maneira de cuidar deles, separamos algumas dicas bem práticas e fundamentais! Se liga:

Qual o seu tipo de dread

Créditos: Shutterstock

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

 

Antes de descobrir quais são os cuidados básicos que você deve tomar, é importante ter em mente qual o tipo de dread que você tem na cabeça: eles são de agulha, de cera, de lã ou removíveis? Se o seu caso for o último, as dicas são diferentes para dreads removíveis feitos com cabelos sintéticos ou naturais: os apliques sintéticos, por exemplo, precisam ser trocados pelo menos uma vez a cada três meses – segundo Rony Baria, expert do salão Jacques Janine.

Cuidados essenciais

Créditos: Shutterstock

 

Se você acabou de fazer seus dreads, saiba que alem das manutenções mensais ao longo dos seis primeiros meses, você também precisa fazer diariamente uma manutenção caseira bem básica: esfregar os dreads com as palmas das mãos de cima até embaixo.
Esse movimento mantém o formato das mechas e é fundamental durante o período de fixação – que dura entre 3 e 6 meses.

Manutenção

Créditos: Shutterstock

 

A manutenção deve ser feita para que os dreads não fiquem deformados e também para manter a raiz do seu cabelo limpa. Dessa forma, seu cabelo vai continuar crescendo e os dreads não vão desfiar.

A sugestão é fazer a manutenção pelo menos uma vez por mês no mesmo lugar onde você fez os dreads. Depois de seis meses, quando o período de fixação passar, você pode esticar a manutenção por até três meses.

Lavagem

Créditos: Shutterstock

 

Lave quando sentir a necessidade e siga as mesmas regras que seguia com o seu cabelo normal: se os seus fios forem oleosos, lave mais vezes por semana. Se forem mais secos, lave menos.

Escolha um shampoo anticaspa; o shampoo anti-resíduo pode eliminar a cera ou prejudicar a lã – isso se você optou por alguma dessas técnicas, é claro – mas o seu cabelo for muito oleoso e você precisar de algum produto para reduzir esse problema, uma boa ideia é usar sabão de coco.

Vale lembrar: não passe condicionador ou creme de pentear nos seus dreads! Isso pode desembaraçar os fios por hidratar demais o cabelo. Quando estiver lavando o cabelo com shampoo, aliás, massageie bem o couro cabelo para evitar que os poros fiquem entupidos.

Para fugir do mal cheiro

Créditos: Shutterstock

 

Como dreads são formados por emaranhados de fios, a proliferação de bactérias que causam o mofo – e consequentemente o mal cheiro – é mais fácil. Por isso, nunca durma com o cabelo molhado e, se possível, deixe os fios secarem no sol. Se você acabar molhando o cabelo antes de deitar, é legal usar um secador só para garantir.

Se você não quiser amassar os dreads, pode dormir com uma bandana – depois de secar muito bem os cabelos, é lógico – ou com uma fronha de travesseiro para protegê-los. A dica da bandana também vale para a hora de praticar exercícios físicos.

Quando você for dar um mergulho na piscina, tenha o dobro de cuidado ao lavar o cabelo. O cloro pode trazer sérios problemas para o couro cabeludo se não for tirado completamente dos fios. Na verdade, não é muito recomendado cair na piscina ou no mar por pelo menos três semanas depois de fazer os dreads – como eles ainda estão em fase de amadurecimento, é provável que não suportem a lavagem profunda que um banho de mar ou piscina exige.

Secagem especial

Créditos: Shutterstock

 

Se você usar dreads de lã, a secagem com o ar frio do secador é obrigatória. Se você tiver dreads naturais, pode secá-los apenas enrolando o cabelo em uma toalha até que ela absorva o excesso de água. Lembrando o que dissemos antes: lavou o cabelo antes de dormir? Use o secador! 
Pomadas de queratina podem ser utilizadas semanalmente porque, além de hidratar os fios sem desmanchar os dreads, elas também ajudam a manter o formato das mechas.

Há quem defenda o descuido total e diga que, quanto mais bagunçados os dreads, melhor o efeito. Bom, a escolha é sua, né?

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »