Dicas funcionais (e não milagrosas) para perder a barriga

Saiba como perder medidas abdominais de formas correta


Aquela famosa barriguinha saliente, muitas vezes culpada pelo consumo de cerveja, pode ser um problema mais grave do que você imagina.

+ Descubra como escolher uma academia perfeita para você treinar
+ Dicas simples para comer menos e perder peso
+ Conheça os mitos e verdades sobre a Academia

Estudos recentes sugerem que a circunferência abdominal excessiva pode ser um grande indicador de riscos causados pela obesidade. Entre os problemas.

Uma grande pesquisa de colaboração internacional, coordenada pela Clínica Mayo, dos Estados Unidos, avaliou o efeito da circunferência abdominal sobre a mortalidade em todas as faixas de índice de massa corporal. Foram analisados dados de mais de 650 mil indivíduos de 20 a 83 anos, dados estes compilados de 11 estudos originados de várias partes do mundo.

O estudo apontou uma forte associação entre a circunferência abdominal e mortalidade. Quanto maior a circunferência maior o risco de morrer mais jovem, com ênfase em morrer de doença cardíaca, problemas pulmonares e câncer. Esta associação foi observada mesmo nos indivíduos com índices de massa considerados saudáveis.

Homens com circunferência de 110 cm ou mais têm um risco de morte 50% maior que aqueles com menos de 90 cm de circunferência abdominal, o que equivale a uma redução de 3 anos na expectativa de vida a partir dos 40 anos. Para mulheres, uma circunferência maior que 95 cm aumenta o risco de morte em 80%, quando comparado com circunferências menores que 70 cm, representando uma redução de 5 anos na expectativa de vida a partir dos 40 anos.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Que tal dar um jeito nessa área e reduzir a barriguinha?

Dicas funcionais (e não milagrosas) para perder a barriga 2

Conversamos então com Débora Praxedes, formada em educação física na universidade FMU, personal trainer e professora da Monday Academia, Unidade Vila Mariana. Com ajuda dela, apresentamos algumas dicas gerais para reduzir medidas e ter resultados eficientes, sem milagre, é claro. Confira!

Regra geral

A receita para perder barriga é aumentar o metabolismo, gastar calorias e comer os alimentos certos para o corpo gastar a gordura acumulada e o indivíduo aprende a como evitar o ganho de peso. No entanto é importante adotar um estilo de vida saudável e permanecer praticando exercícios regularmente e se alimentando corretamente para não voltar a engordar.

Exercícios aeróbicos

Dicas funcionais (e não milagrosas) para perder a barriga 4

Primeiramente, para perder barriga deve ser feito atividades com predominância aeróbia, como caminhada ou corrida. Com orientação médica, inicie o exercício para que ela se torne uma rotina na sua vida, não force demais para que você não desista de tudo rapidamente.

Mesmo se o começo for de apenas 10 ou 15 minutos, o importante é fazer isso mais de 3 vezes por semana. Uma dica é intercalar piques de corrida com caminhada, fazendo o metabolismo continuar acelerado. Gradativamente, aumente poucos minutos por semana nos seus treinamentos.

O treino aeróbio também pode ser feito junto com a musculação, em forma de circuito, onde são realizados exercícios de efeito localizado juntamente com o aeróbio.

Dieta balanceada

Dicas funcionais (e não milagrosas) para perder a barriga 5
Outro passo para conquistar reduções significativas na barriga é apostar em uma dieta rica e balanceada, livre de açúcares e gordura.

Confira algumas dicas que podem contribuir para uma alimentação saudável:

– Comer pequenas porções, sempre de 3 em 3 horas. Em todas as porções deve ter algum alimento rico em proteína;

– Ingerir, diariamente, alguma boa gordura, como o azeite de oliva; óleo de coco ou manteiga orgânica. Uma colher de sopa é o suficiente;

– Trocar os carboidratos simples, como arroz, pão e macarrão por carboidratos fibrosos, como os presentes nas frutas e legumes;

– Evite comer comida processada, como lasanha congelada, almôndegas prontas, bolos de caixinha e cookies, pois contêm muitas toxinas e favorecem o acumulo de gordura;

– Eliminar açúcar ou adoçante, pois eles desregulam os hormônios do corpo, sendo prejudicial à saúde, além de conterem muitas calorias “vazias”. Opções mais saudáveis são: mel orgânico ou o adoçante Stévia, pois este é natural.

Exercícios de resistência muscular (abdominais)

Dicas funcionais (e não milagrosas) para perder a barriga
Abdominais fortalecem os músculos essenciais da parede abdominal e costas. Porém, erra quem pensa que os abdominais vão queimar e esculpir sua barriga. Primeiro é preciso queimar a gordura localizada, para depois esculpir os músculos da região.

Em um primeiro momento, não preocupe-se com excessivas séries de abdominais. Com o tempo e a redução de medidas, você pode aumentá-las, obtendo um resultado mais significativo.

“Vale lembrar que para qualquer mudança significativa em seu corpo, treinar na academia é apenas uma parte do processo. Você precisa se comprometer e seguir as recomendações em seu dia a dia, colocando o foco em sua alimentação e frequência nos treinos”, ressalva Débora Praxedes.

monday

Monday Academia possui 10 anos de atuação no segmento e conta com 06 unidades em SP: Mooca, Shopping Plaza Sul, Vila Mariana, Vila Olímpia, Aclimação e CENESP. Você pode saber mais sobre a academia em: www.mondayacademia.com.br ou na página deles no Facebook: www.facebook.com/AcademiaMonday.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »