13 Dicas simples para comer menos e perder peso

Confiras alguns truques que farão você driblar a fome ao longo do dia

Nem sempre aqueles quilos a mais que te incomodam são fruto de um bom volume de comida que você ingere. Boa parte das vezes falta regularidade e frequência nas suas refeições.

+ Cuidados que o homem tem que ter no verão
11 Benefícios da luta como atividade física

Para tentar te ajudar a perder alguns quilinhos e te colocar em forma, reuni 13 dicas simples para você comer menos e te ajudar e perder peso. Confira abaixo:

1# Acorde cedo

Quem levanta tarde não só come mais calorias  – quase 200 a mais no jantar e outras 375 depois das 8h da noite – como também ingere alimentos menos saudáveis do que quem acorda cedo, por volta das 8h da manhã. Quem revelou isto foi um estudo realizado na Universidade Northwestern (EUA).

2# Durma mais

Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition revelou que pouco sono pode provocar um curto-circuito no sistema de recompensa do cérebro e fazer com que você coma mais. Na pesquisa, as pessoas que dormiram 4h por noite durante cinco dias consumiram quase 300 calorias a mais do que quando dormiram 9h por noite.

Dicas simples para comer menos e perder peso 4

3# Sorria mais

Cientistas brasileiros comprovaram que a serotonina, o hormônio da felicidade, reduz o apetite e, em níveis altos, faz você queimar gordura com mais facilidade.

4# Troque de garfo de mão

Pode parecer estranho, mas só o fato de você trocar de mão seu garfo pode contribuir com kgs a menos na balança. Isto porque se você usar o que não é dominante, tem mais noção do que está consumindo. Essa regra vale para Hashis (pauzinhos japoneses), principalmente se você não tiver muita familiaridade com ele.

5# Deixe seu prato fracionado

Separe um quarto de seu prato para carne, outro para grãos integrais e a metade para frutas e vegetais.

6# Evite refrigerantes Diet

Segundo pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte (EUA), pessoas que trocaram o refrigerante pela versão diet comeram mais doce e pão do que quem optou pela água. “Isso acontece porque os adoçantes artificiais podem aumentar a vontade de comer esse tipo de alimento”, aponta Barry Popkin, professor de nutrição e autor do estudo.

Dicas simples para comer menos e perder peso 3

7# Seja mais flexível

Optar por uma dieta rígida é quase certeza de que seus esforços para perder peso serão sabotados por crises de compulsão por comida. Esta foi a conclusão do estudo realizado pelo jornal Appetite (EUA).

“Pessoas flexíveis com a alimentação até tem recaídas, mas voltam aos trilhos rápido”, revela Adrian Meule, psicólogo alemão autor do trabalho. Pois isso, permita-se mais pequenos excessos durante o regime.

8# Não faça refeições na frente da TV

Este é um dos grandes vilões para você comer mais. De acordo com um estudo nos EUA, isso faz com que as pessoas comam cerca de 300 calorias a mais por dia.

9# Não pule refeições

Procure criar uma rotina de horário para as refeições e não pule nenhuma delas, principalmente o café da manhã, almoço e jantar. O ideal recomendado é comer a cada três horas, assim você diminui o apetite e aquela fome súbita no decorrer no dia, a armadilha ideal para consumir doces, salgadinhos e outros alimentos que engordam.

10# Escolha um prato pequeno

Comer em um prato pequeno pode ajudá-lo a imaginar que está comendo mais do que realmente está reduzindo o consumo em até 20%.

Dicas simples para comer menos e perder peso 2

11# Dê goles menores

Parece mito, mas estudos comprovam que ingerir uma quantidade menor de líquido ajuda a diminuir o consumo. E um estudo recente mostrou que não só as pessoas bebem mais quando dão goles maiores, como também subestimam o quanto bebem. Para o estudo, pesquisadores convidaram 53 participantes a tomar o quanto de caldo gostariam. Eles foram divididos em três grupos: pequenos goles de 5 g, grandes goles de 15 g e goles “livres”. Eles descobriram que quem apostou nos goles menores tomaram até 30% menos do que os que beberam livremente

12# Mastigue bem

A mastigação não só melhora nosso processo digestivo, mas também pode ajudar a controlar o quanto comemos. Uma boa mastigação estimula a saciedade, um controle do cérebro que serve para regular a quantidade de alimentos ingeridos. Ou seja, a pessoa se sente saciada com uma menor quantidade de alimentos e isso é importante para quem quer comer menos.

Descanse os talheres enquanto mastiga, assim você evita colocar mais alimento enquanto ainda estiver com a boca cheia.

13# Pratique o método da compensação

Comeu demais no dia anterior, ou deu aquela escapadinha na dieta para se deliciar com uma boa porção de batata frita? Compense no dia seguinte consumindo uma quantidade menor de calorias em refeições mais leves e saudáveis.

Isto faz com que você não abandone sua alimentação regular e deixe de lado todo progresso já realizado.

Fonte: Men’s Health, Terra

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »