7 consequências assustadoras de tomar esteroides

Pensando em usar esteroides? Antes de dar o primeiro passo, dê uma olhada nesta matéria!

Os esteroides anabolizantes são substâncias polêmicas, fato. Mas, ao mesmo tempo, elas são consideradas milagrosas. Pois é: a verdade é que essas substâncias podem fornecer resultados extraordinários no desenvolvimento do corpo, motivo pelo qual são utilizadas no tratamento de vários distúrbios desse domínio. Porém, os efeitos colaterais são tão numerosos e tão severos que o uso dos esteroides anabolizantes por pessoas que não precisam deles certamente não é recomendável.

“O principal motivo pelo qual as pessoas optam por esteroides anabolizantes é a esperança de ganhar muita massa muscular em pouco tempo”, diz Vijay Jotwani, médico especialista do Houston Methodist Hospital.

É o seu caso? Então, antes de começar a usar, entenda como eles funcionam:

Como funciona um esteroide anabolizante

7 consequências assustadoras de tomar esteroides

Os esteroides anabolizantes funcionam penetrando no núcleo das células, onde provocam alterações na expressão dos genes, isto é, nos mecanismos metabólicos determinados pelo DNA. Essas alterações se dão na direção das alterações normalmente provocadas pela testosterona, de modo que os esteroides anabolizantes aumentam, por exemplo, a síntese proteica.

O aumento da síntese de proteínas favorece diretamente o crescimento muscular, da mesma forma que a testosterona. Esse crescimento, nesse caso, concentra-se nos músculos da parte superior do corpo. Além disso, os esteroides anabolizantes são capazes de bloquear os efeitos do cortisol no tecido muscular. Já que esse hormônio é responsável por estimular o corpo a consumir os músculos para produzir energia, os esteroides anabolizantes oferecem uma proteção extremamente significativa.

Nesse sentido, os esteroides anabolizantes fazem jus ao seu nome, favorecendo o anabolismo, isto é, a síntese de moléculas complexas consumindo energia, e dificultando os processos de catabolismo, isto é, o consumo de moléculas complexas para a produção de energia.

Mais além, os esteroides anabolizantes também possuem o efeito de reduzir os níveis de gordura corporal. Ao aumentar a taxa metabólica basal, isto é, o mínimo de energia que o corpo gasta para manter as funções vitais, os esteroides anabolizantes facilitam muito a perda de gordura.

Dito isto, vamos listar as 7 consequências assustadoras de tomar esteroides:

Acne

7 consequências assustadoras de tomar esteroides

Os esteróides destroem sua pele de duas maneiras. Primeiro, eles aumentam a oleosidade para intensificar a produção de mais gordura e colesterol, o que faz com que a pele fique mais gordurosa. Ao mesmo tempo, eles também induzem a sua pele a acelerar a produção de bactérias, explica Hallie Zwibel, D.O., diretora do Centro de Medicina Esportiva do Instituto de Tecnologia de Nova York da Faculdade de Medicina Osteopática. E essa combinação pode entupir seus poros e levar a espinhas.

A acne causada por esteroides pode ser grave, o que aumenta o risco de cicatrização permanente, diz o Dr. Zwibel.

Aumento na pressão sanguínea

7 consequências assustadoras de tomar esteroides

Os hormônios nos esteroides fazem com que seu corpo retenha sódio e fluidos em questão de dias. Isso coloca um estresse extra em seus vasos sanguíneos, o que pode levar à hipertensão arterial.

Na verdade, quando os pesquisadores mediram a pressão arterial de usuários regulares de esteroides, seus números eram, em média, de 8 a 10 milímetros de mercúrio (mm Hg) em relação aos indivíduos que não tomavam esteroides. Isso pode não parecer muito, mas ao longo do tempo o efeito pode ser assustador.

A pressão arterial cronicamente alta pode fazer com que seus músculos do coração se endureçam, diz o Dr. Jotwani, o que pode levar a doenças cardíacas ou insuficiência cardíaca. E enquanto os efeitos podem ser revertidos dentro de alguns dias depois de parar os esteroides, se seu músculo cardíaco já sofreu danos, isso pode levar a um aumento permanente da pressão arterial diastólica, porque seu coração precisa trabalhar mais para bombear sangue pelo seu corpo.

Aumento no risco de ataque cardíaco

7 consequências assustadoras de tomar esteroides

Além de aumentar a pressão arterial, os esteroides podem aumentar seu colesterol LDL (ruim) e diminuir o colesterol HDL (bom).

Ambas as coisas causam aterosclerose (quando suas artérias se tornam mais estreitas), o que pode levar a um ataque cardíaco. Isso ocorre porque os esteroides alteram a produção de triglicerídeos hepáticos, uma enzima no fígado que é responsável pela regulação do colesterol, explica o Dr. Zwibel.

Os especialistas não podem dizer com certeza quanto tempo você precisa tomar esteroides para aumentar o risco de ataque cardíaco. Mas as descobertas publicadas na revista Circulation mostram que os homens que levantam peso e usam regularmente esteroides há mais de dois anos apresentaram danos irreversíveis em suas artérias.

Comportamento agressivo

7 consequências assustadoras de tomar esteroides

Os esteroides deixam seu pavio curto e te fazem ficar muito agressivo. Eles realmente podem te tornar outra pessoa porque eles vão te deixar muito mais ansioso. Pesquisadores de Dartmouth descobriram que eles te deixam na defensiva o tempo todo por causa do excesso de testosterona que abala o seu sistema nervoso central e suprime a produção da serotonina neurotransmissora, responsável pelo sentimento de “good vibes”. Como resultado, você fica mais propenso a se sentir bravo ou estressado.

Crescimento dos peitos

7 consequências assustadoras de tomar esteroides

Você pode achar que é mentira, mas infelizmente é verdade: esteroides aumentam o tamanho das mamas – e isso acontece bem rápido. Isso acontece porque certas enzimas no corpo podem converter a testosterona em estradiol (uma forma de estrogênio), que promovem o crescimento do tecido mamário, explica o Dr. Zwibel.

Pior ainda, os resultados serão permanentes, mesmo que você abandone os anabolizantes. Uma vez que seu tecido mamário se expande, ele nunca voltará ao seu tamanho original, diz o Dr. Zwibel.

Queda de cabelo

7 consequências assustadoras de tomar esteroides

Você pode notar que o seu cabelo vai começar a cair dentro de semanas ou meses após o início dos esteroides. “Os níveis elevados de testosterona são o fator hormonal que induzem alopecia, ou calvície”, diz o Dr. Jotwani. E, uma vez que os esteroides anabolizantes fazem você produzir testosterona adoidado, eles geralmente causam perda de cabelo.

De fato, a testosterona é tão boa em causar a perda de cabelo que os medicamentos para restaurar o problema costumam funcionar bloqueando o hormônio, acrescenta o Dr. Jotwani. E uma vez que seu cabelo se foi, ele não voltará.

Infertilidade

7 consequências assustadoras de tomar esteroides

Toda essa testosterona extra dos esteroides pode reduzir sua contagem de esperma. Os níveis muito altos do hormônio podem reprimir a produção de hormônio luteinizante e hormônio folículo estimulante, que diz aos testículos que produzem esperma, explica o Dr. Jotwani.

Problemas com a produção de esperma afetam cerca de metade de todos os usuários de esteroides, estima o Instituto Nacional de Abuso de Drogas. Esse problema vai se reverter eventualmente quando você largar os anabolizantes, mas pode levar meses ou mesmo anos para as coisas lá em baixo voltarem ao normal, diz o Dr. Jotwani.

E aí, será que vale a pena?

Maria Confort
Maria Confort

Jornalista, cinéfila, fanática por literatura e, por isso, apaixonada pela ideia de entender pessoas.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso