10 coisas que te fazem suar mais e você não sabia

10 coisas que te fazem suar mais e você não sabia

Muitas coisas podem interferir no seu suor e no excesso de líquido que o seu corpo libera através dos poros ao longo do dia.

Já achou essa primeira frase chata e nem quer continuar lendo a matéria por preguiça de entender como as coisas funcionam? Calma, não vá embora ainda. Prometemos que vamos explicar, de um jeito bem simples, os motivos pelos quais você pode estar suando em excesso – e como resolver esse problema.

Em resumo, o excesso de suor pode rolar como decorrência de mudanças de temperatura, exercícios físicos ou fatores emocionais – como nervosismo ou estresse.

Essa quantidade liberada varia ao longo do dia e das estações do ano, mas, de forma bem breve, o suor serve para equilibrar o corpo com o meio externo (de no mínimo 35,5° C a no máximo 36,5° C) e eliminar substâncias tóxicas.

Cada pessoa tem, em média, de 2 a 5 milhões de glândulas atuando nesse processo de transpiração, que é mais frequente nas axilas, mãos, pés, virilha, rosto e couro cabeludo. Elas liberam água (95%) e alguns elementos do sangue (5%), como sal.

Como o suor funciona e para que ele serve

10 coisas que te fazem suar mais e você não sabia

Antes de começarmos a listar ponto a ponto quais coisas te fazem suar mais, vamos entender como o suor funciona? Bom, ele é produzido pelas glândulas sudoríparas que regulam a temperatura do organismo – como falamos acima.

Além disso, o suor também elimina substâncias tóxicas por meio dos poros! Ele também pode rolar por mudanças térmicas (para manter a temperatura equilibrada) causadas pelo calor ou pela prática de exercícios físicos, e a evaporação do líquido resfria o corpo.

Mas agora, vamos ao que interessa! O que pode estar te fazendo suar mais do que o normal, e em situações completamente desagradáveis? Veja 10 coisas que te fazem suar e você não sabia!

Beber café em excesso

10 coisas que te fazem suar mais e você não sabia

O excesso de café ou de outras bebidas que tenham cafeína podem te fazer suar mais. O motivo está relacionado ao aumento da temperatura corporal: como ele é um produto termogênico, agrava a nossa hiperidrose e, por isso, faz a gente suar mais.

Você não precisa cortar o consumo de café, mas reduzir é sempre uma boa ideia.

Chocolate e derivados

10 coisas que te fazem suar mais e você não sabia

Comer chocolate em excesso pode te fazer suar mais porque, assim como o café, a ingestão desse alimento causa uma mudança na temperatura do corpo.

Mas, o que também pode acontecer é a hipoglicemia reativa. Em algumas pessoas, quando o açúcar no sangue sobe significativamente, rola um aumento na secreção de insulina na corrente sanguínea, que diminui o açúcar no sangue.

Quando isso acontece, alguns sintomas são comuns, como sudorese, tontura, visão embaçada e cansaço, entre outros sintomas. Este efeito acontece alguns minutos após a refeição! É o seu caso? Então, é bom consultar um médico.

Comidas apimentadas

10 coisas que te fazem suar mais e você não sabia

Por motivos óbvios, comidas apimentadas aumentam a sua produção de suor. Como a temperatura do corpo sobe, você vai precisar produzir suor para equilibrar o seu corpo com o ambiente e, por isso, vai acabar suando mais.

Gengibre, curry, páprica, cominho e outros condimentos causam o mesmo efeito, assim como mostarda.

Tecidos sintéticos

10 coisas que te fazem suar mais e você não sabia

Tecidos de algodão são mais arejados e, portanto, melhores para quem sua em excesso. Já os tecidos sintéticos, como o poliéster, não deixam o seu corpo respirar e, consequentemente, te fazem suar mais.

Fibras plásticas ou impermeáveis causam o mesmo efeito, então, é melhor evitá-las.

Roupas escuras

10 coisas que te fazem suar mais e você não sabia

Você provavelmente já sabe que roupas escuras no calor não são uma boa ideia.

O motivo? Bom, roupas escuras absorvem mais calor – e, consequentemente, roupas claras absorvem menos calor. Por isso, prefira roupas leves, de algodão, e preferencialmente claras.

Remédios

10 coisas que te fazem suar mais e você não sabia

Alguns medicamentos antidepressivos ou para outros distúrbios psiquiátricos podem ter a sudorese como efeito colateral.

Se esse for seu caso, converse com seu médico sobre a possibilidade de troca de medicação!

Ansiedade

10 coisas que te fazem suar mais e você não sabia

Quem sofre de ansiedade já deve ter acordado encharcado no meio da noite.

Normalmente, a sudorese causada por esse motivo também é acompanhada de nervosismo, tensão e insônia! Além do suor noturno, o suor ao longo do dia também é bem comum.

Hiperidrose primária

10 coisas que te fazem suar mais e você não sabia

Você também pode ter uma condição física que te faz suar mais. Quem tem hiperidrose primária sua bastante, independente da alimentação ou de fatores externos.

Os médicos ainda não chegaram a um consenso sobre a causa do problema, mas existem diversas formas de tratamento.

Alguns são mais suaves, como antitranspirantes pesados ou medicamentos que impedem a estimulação das glândulas sudoríparas.

Outros, um pouco mais invasivos. Como, por exemplo, o botox, que bloqueia temporariamente os nervos que estimulam a transpiração, ou iontoforese, que funciona através do uso de uma corrente elétrica suave para desligar temporariamente glândulas sudoríparas.

Doença cardíaca

10 coisas que te fazem suar mais e você não sabia

Não queremos te assustar, mas, muitas vezes, o suor em excesso pode estar ligado a uma falha no sistema cardíaco.

Um ataque do coração pode desregular o sistema nervoso, fazendo a pessoa suar excessivamente.

Está com o check-up em dia? Então fique calmo, provavelmente esse não é o motivo.

Diabetes

10 coisas que te fazem suar mais e você não sabia

De acordo com pesquisas, pessoas com Neuropatia Autonômica Diabética são mais propensas a suar. Porém, não é uma reação exclusiva para pessoas diabéticas.

Esse tipo de transpiração é diferente da hiper-hidrose, sendo exclusivo em regiões como rosto, couro cabeludo e pescoço.

O suor surge de forma intensa no início das refeições, durante exercícios físicos ou até mesmo durante a noite.

O suor pode ser desencadeado pela ingestão de alimentos como queijos, bebidas alcoólicas ou uso de vinagre nas saladas!

Extra: Hipertiroidismo e Menopausa

10 coisas que te fazem suar mais e você não sabia

Nas mulheres, a culpa pode ser dos hormônios. Na menopausa, por exemplo, a mulher sente muito calor por causa da mudança de hormônios que acontece no período, especialmente o estrogênio e progesterona.

Já no hipertiroidismo, a responsável é a glândula tireoide que, nessa condição, produz o hormônio tireoide em excesso.

Apesar de algumas vezes ser bastante severa, o tratamento para esse problema consiste basicamente em medicações ou cirurgia.

Dicas para suar menos

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »