O que fazer se você sua demais na academia

O que fazer se você sua demais na academia

Malhar já não é a praia de muita gente e o exercício físico parece ainda pior quando a gente precisa encarar o suor excessivo na hora de correr na esteira ou levantar peso.

+ Veja dicas práticas para suar menos

Mas, ao contrário do que muita gente pensa, a transpiração é aliada da atividade física: “Composto por águas e sais minerais, o suor ajuda a manter estável a temperatura do corpo, impedindo a chamada intermação, conjunto de sintomas que ocorre quando o corpo atinge a temperatura de 40 graus Celsius”, explica o educador físico Nikolas Chaves, de Belo Horizonte, para o portal Minha Vida. “Esse quadro, mais grave, é o último de uma série de sintomas que incluem cãibras, exaustão e desidratação”

Para tentar te ajudar a lidar com esse problema e evitar o último quadro citado pelo especialista, dê uma olhada nessas dicas:

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Deixe o suor pingar

O que fazer se você sua demais na academia

Parece contraditório, mas não é. Para o corpo ficar resfriado, é preciso deixar que a água do suor se transforme e vapor e, por isso, enxugar não é uma boa ideia: “A produção de suor por si só não diminui a temperatura do corpo”, explica Nikolas Chaves.

Então, enxugar a pele antes que o suor vire vapor acaba impedindo que esse processo se complete e também dificulta a regulação da temperatura.

Mas é claro: se você estiver encharcado a evaporação do suor também vai ser prejudicada, então, tenha o bom senso e só enxugue o suor quando necessário.

Não molhe o corpo

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Se você está pingando de suor e morrendo de calor, a melhor opção é jogar uma água no corpo, certo? Errado. Se você quer fazer isso para se refrescar, saiba que o corpo molhado dificulta o processo de evaporação que falamos acima.

A água cria uma película entre a superfície da pele e a atmosfera, impedindo que as gotículas de água se transformem em vapor. A consequência? Seu corpo vai continuar retendo calor e você vai achar que está cozinhando vivo.

Evite treinar no calor excessivo

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Sabe aquela hora do dia que o sol está fritando qualquer coisa no asfalto? Então, é melhor deixar para treinar mais tarde.

Quando a umidade relativa do ar está alta, ou seja, acima de 60%, a diferença de pressão entre as gotículas de água suspensas no ar e as gotículas da pele diminui. Nesse cenário, a evaporação do suor fica mais difícil.

Essa dificuldade também aumenta em dias quentes pois o corpo, sob uma temperatura média de 30oc, precisa de uma sudorese mais intensa para normalizar a situação.

Beba muita água

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Beber água vai evitar a desidratação. O ideal é consumir 200ml de água a cada 15 minutos de atividade. Mesmo assim, se o seu corpo pedir mais, respeite ele e beba água sempre que sentir sede.

Mas vale lembrar: beber muita água enquanto malha pode atrapalhar a atividade física e até causar bastante desconforto abdominal, então, tenha limite.

Beba água de coco

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O suor não é composto apenas por água. Ele também tem sais minerais, como o sódio, por exemplo. Então, é bom se hidratar com líquidos que substituam essa perda como, é claro, a água de coco. Cerca de 100ml de água de coco tem 250mg de potássio e 105mg de sódio, além da vitamina C, magnésio, açúcares e cálcio.

Mas lembre-se que nenhuma bebida substitui a água e você não deve abrir mão dela em hipótese alguma.

Não exagere no isotônico

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Bebidas isotônicas podem repor líquidos e sais minerais perdidos no suor, mas elas não substituem a água e o seu consumo inadequado pode agravar algumas doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.

Dê uma reduzida na intensidade e na duração no treino

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Quando estiver muito quente, diminua a intensidade e a duração dos exercícios físicos: “Esse cuidado ajuda a evitar as cãibras, a exaustão e a intermação, já que, como a atividade será mais leve, a elevação da temperatura corporal será menor”, explica o educador físico Nikolas Chaves.

Uma boa opção é fazer uma atividade física mais tranquila, como uma caminhada ou até mesmo natação.

Deixe o treino pesado para um horário mais fresco!

Use roupas largas, claras e fuja dos tecidos sintéticos

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Com roupas largas você permite o acontecimento de um fenômeno chamado convecção: “A convecção permite que o ar circule ao redor da superfície corporal, diminuindo a temperatura da pele”, explica o educador físico Nikolas.

Com roupas justas, isso não acontece e o suor aumenta.

As roupas claras devem ser escolhidas por reter menos calor e os tecidos naturais também aliviam a transpiração.

Se quiser, pode investir em um tecido tecnológico desenvolvido exclusivamente para a prática de atividades físicas, esse tipo de material vai facilitar a evaporação do suor e te deixar mais refrescado.

Por fim: escolha um bom desodorante e tome cuidado com a sua alimentação antes do treino. Alguns alimentos, como já falamos neste texto específico sobre o assunto, podem aumentar a produção de suor!

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