Malhar já não é a praia de muita gente e o exercício físico parece ainda pior quando a gente precisa encarar o suor excessivo na hora de correr na esteira ou levantar peso.
+ Veja dicas práticas para suar menos
Mas, ao contrário do que muita gente pensa, a transpiração é aliada da atividade física: “Composto por águas e sais minerais, o suor ajuda a manter estável a temperatura do corpo, impedindo a chamada intermação, conjunto de sintomas que ocorre quando o corpo atinge a temperatura de 40 graus Celsius”, explica o educador físico Nikolas Chaves, de Belo Horizonte, para o portal Minha Vida. “Esse quadro, mais grave, é o último de uma série de sintomas que incluem cãibras, exaustão e desidratação”
Para tentar te ajudar a lidar com esse problema e evitar o último quadro citado pelo especialista, dê uma olhada nessas dicas:
Deixe o suor pingar
Parece contraditório, mas não é. Para o corpo ficar resfriado, é preciso deixar que a água do suor se transforme e vapor e, por isso, enxugar não é uma boa ideia: “A produção de suor por si só não diminui a temperatura do corpo”, explica Nikolas Chaves.
Então, enxugar a pele antes que o suor vire vapor acaba impedindo que esse processo se complete e também dificulta a regulação da temperatura.
Mas é claro: se você estiver encharcado a evaporação do suor também vai ser prejudicada, então, tenha o bom senso e só enxugue o suor quando necessário.
Não molhe o corpo
Se você está pingando de suor e morrendo de calor, a melhor opção é jogar uma água no corpo, certo? Errado. Se você quer fazer isso para se refrescar, saiba que o corpo molhado dificulta o processo de evaporação que falamos acima.
A água cria uma película entre a superfície da pele e a atmosfera, impedindo que as gotículas de água se transformem em vapor. A consequência? Seu corpo vai continuar retendo calor e você vai achar que está cozinhando vivo.
Evite treinar no calor excessivo
Sabe aquela hora do dia que o sol está fritando qualquer coisa no asfalto? Então, é melhor deixar para treinar mais tarde.
Quando a umidade relativa do ar está alta, ou seja, acima de 60%, a diferença de pressão entre as gotículas de água suspensas no ar e as gotículas da pele diminui. Nesse cenário, a evaporação do suor fica mais difícil.
Essa dificuldade também aumenta em dias quentes pois o corpo, sob uma temperatura média de 30oc, precisa de uma sudorese mais intensa para normalizar a situação.
Beba muita água
Beber água vai evitar a desidratação. O ideal é consumir 200ml de água a cada 15 minutos de atividade. Mesmo assim, se o seu corpo pedir mais, respeite ele e beba água sempre que sentir sede.
Mas vale lembrar: beber muita água enquanto malha pode atrapalhar a atividade física e até causar bastante desconforto abdominal, então, tenha limite.
Beba água de coco
O suor não é composto apenas por água. Ele também tem sais minerais, como o sódio, por exemplo. Então, é bom se hidratar com líquidos que substituam essa perda como, é claro, a água de coco. Cerca de 100ml de água de coco tem 250mg de potássio e 105mg de sódio, além da vitamina C, magnésio, açúcares e cálcio.
Mas lembre-se que nenhuma bebida substitui a água e você não deve abrir mão dela em hipótese alguma.
Não exagere no isotônico
Bebidas isotônicas podem repor líquidos e sais minerais perdidos no suor, mas elas não substituem a água e o seu consumo inadequado pode agravar algumas doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.
Dê uma reduzida na intensidade e na duração no treino
Quando estiver muito quente, diminua a intensidade e a duração dos exercícios físicos: “Esse cuidado ajuda a evitar as cãibras, a exaustão e a intermação, já que, como a atividade será mais leve, a elevação da temperatura corporal será menor”, explica o educador físico Nikolas Chaves.
Uma boa opção é fazer uma atividade física mais tranquila, como uma caminhada ou até mesmo natação.
Deixe o treino pesado para um horário mais fresco!
Use roupas largas, claras e fuja dos tecidos sintéticos
Com roupas largas você permite o acontecimento de um fenômeno chamado convecção: “A convecção permite que o ar circule ao redor da superfície corporal, diminuindo a temperatura da pele”, explica o educador físico Nikolas.
Com roupas justas, isso não acontece e o suor aumenta.
As roupas claras devem ser escolhidas por reter menos calor e os tecidos naturais também aliviam a transpiração.
Se quiser, pode investir em um tecido tecnológico desenvolvido exclusivamente para a prática de atividades físicas, esse tipo de material vai facilitar a evaporação do suor e te deixar mais refrescado.
Por fim: escolha um bom desodorante e tome cuidado com a sua alimentação antes do treino. Alguns alimentos, como já falamos neste texto específico sobre o assunto, podem aumentar a produção de suor!
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso