Inscreva-se no Canal

Dicas simples para suar menos

Você é daqueles caras que transpiram demais e a simples ideia de passar um dia sem sentir o suor escorrendo pelo pescoço parece impossível? Bom, se livrar completamente do problema pode ser bem difícil – em alguns casos, aliás, o suor excessivo é considerado uma doença.

Ela chama hiperidrose e afeta principalmente as mãos (hiperidrose palmar), os pés (iperidrose plantar) e as axilias (hiperidrose axilar). Algumas pessoas, inclusive, manifestam a doença no rosto e no couro cabeludo (hiperidrose crânio facial).

+ Camiseta regata masculina: como e onde usar
+ Perfumes masculinos para o calor

A causa dessa doença ainda é um mistério, mas normalmente a quantidade de transpiração está ligada a condições como temperatura e umidade extremas, atividade física, fatores psicológicos e genéticos, além, é claro, do consumo de álcool, cafeína, drogas ilícitas ou medicamentos.

Outras doenças também aumentam a produção do suor, como a obesidade, a menopausa e algumas alterações endócrinas ou neurológicas.

O tratamento mais indicado para a hiperidrose é o uso de toxinas botulínicas, como o botox, ou uma cirurgia chamada simpatectomia.

Mas, se o seu caso de suor não for tão grave – afinal, o suor acontece por uma razãoe é importante para o funcionamento do nosso corpo – veja algumas dicas para reduzir o problema:

Preste atenção no tecido das suas roupas

Tecidos sintéticos vão te fazer suar mais, então, sempre prefira peças de algodão. Se você precisar trabalhar de terno, invista em lã fria! Para proteger a camisa e amenizar o suor, tente vestir uma regata de algodão ou uma camiseta bem leve para absorver o calor do seu corpo e não deixar que a sua pele grude na camisa.

Tire toda a espuma na hora do banho

Tomou aquele banho às pressas e deixou um pouco de espuma na pele? Erro terrível. Um dos fatores que influenciam a produção do mau cheiro é justamente a espuma do sabão que fica na pele!

Tome cuidado com os estimulantes

Você não precisa parar de tomar café, mas exagerar e beber mais que duas xícaras por dia pode não ser uma boa ideia. A cafeína aumenta bastante sua adrenalina e, por isso, seu corpo entende que precisa produzir mais suor.

Apare os pelos

Ninguém está falando para você se depilar, mas manter os pelos bem aparados – principalmente na região da virilha – pode te ajudar a suar menos! O mesmo vale para outras partes do corpo.

Fuja de comidas que aqueçam o corpo

Parece óbvio: em um dia quente, se entupir de sopa pode te fazer transpirar demais. Mas o problema não está apenas na temperatura da comida, alguns ingredientes elevam a temperatura corporal e te fazem suar, como, por exemplo, o curry, a sardela, o molho barbecue ou aqueles temperos utilizados na comida asiática ou indiana.

Quando o dia estiver quente, evite comidas apimentadas e muito condimentadas.

Poros livres

Produtos oleosos no rosto e no corpo podem aumentar o suor. Então, escolha itens menos gordurosos tanto para o cabelo quanto para a pele. Se você abusar de fórmulas gordurosas, o couro cabeludo pode ficar sobrecarregado de resíduos e, consequentemente, produzir mais oleosidade.

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »