Como limpar o histórico de lugares por onde você passou e que o Google tem armazenado

Google maps armazena uma linha do tempo rastreando todos os seus movimentos

Não dá pra julgar se a tecnologia é boa ou ruim. O juízo de valor vem com o que o ser humano faz de uso dela.

Nem todo mundo sabe, mas já faz um tempo (desde 2015), que o Google anunciou que criara uma ferramenta no Google Maps para que o usuário tenha acesso aos lugares que já esteve em um determinado dia, as rotas que usou para chegar lá e até associando as fotos que tiramos nesses ambientes.

Por meio do seu smartphone, todos estes dados que o Google mantém controle serve para facilitar na indicação de lugares e entender melhor o público. A empresa até deixa uma mensagem de alerta:

Seu Timeline é privado e visível apenas para você; e você controla os locais que você escolher para manter.

Os dados da sua Timeline revelam muito sobre você. Veja o que ele pode informar:

  • Todos os seus movimentos;
  • Endereços da sua casa;
  • Lugares que você frequentemente vai, o que aponta para onde a sua família, amigos, encontros lícitos e até ilícitos que você por ventura vá;
  • As rotas que você tomar para chegar lá;
  • Fotos de documentos seus e de com quem você estava em um determinado dia em um lugares específicos.

Você pode ser uma pessoa que não tenha motivos nenhum para se preocupar, mas será que todos estes dados na mão do Google não podem parar em mãos erradas?

Os últimos relatos de informações privadas violadas de grande empresas aponta que devemos ter prudência nessa parte.

Como apagar seu histórico de lugares do Google

Crédito: Reprodução

Assim como é fácil captar as informações, o Google aponta que é igualmente simples apagar tanto um dia do seu histórico como ele por completo a qualquer momento.

Os usuários também podem editar lugares que aparecem, incluindo a remoção de um local específico ou dando um local frequentado um nome privado.

Na sua Timeline na web é fácil de desativar: basta ir na sua página de cronograma e “Pausar Local Histórico”, e no menu Configurações (um ícone de engrenagem) e selecione.

Isso vai parar o Google Maps a partir da coleta de lugares que você visitar com seus dispositivos e adicioná-los ao seu mapa Localização Histórico. Você também pode excluir todos os lugares já armazenados no menu Configurações, apenas selecione “Excluir todo histórico dde Localização”.

Google avisa que fazendo qualquer um destes irá limitar a funcionalidade de alguns produtos do Google ao longo do tempo, como o Google Maps eo Google Now, por isso é até você para decidir se é adequado para você.

Como remover itens de busca ou localização do Google Maps no celular

Crédito: Reprodução

  • Abra seu aplicativo Google Maps
  • Arraste o dedo da borda esquerda do aparelho para o centro
  • Clique no botão Settings (Configuração)
  • Acesse ‘Maps history’ (Histórico) e será apresentado uma lista em que poderá percorrer todas as buscas e rotas que você já percorreu
  • Para remover o item, simplesmente clique no ‘x’ correspodente a entrada que deseja remover.
  • Um alerta de verificação irá perguntar se realmente deseja remover aquele registros.
  • Confirme a operação

Ao remover o item, o mesmo nunca mais irá aparecer como sugestão de buscas quando você for fazer uma nova operação de busca. Da mesma forma, se o item removido for uma rota, o mesmo não será mais apresentado quando você estiver em localidades próximas.

A opção acima apresentada só será útil para remover poucas localizações pesquisadas ou rotas. O processo é lento para muitas entradas de dados.

Caso queira remover uma quantidade maior de dados ou até mesmo todos os seus registros com agilidade, será necessário que acesse o serviço web para conseguir isto. Clique no link a seguir caso queira ir para a página do serviço Histórico do Google Maps na web.

Compartilhe
Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso