Tenho uma dúvida muito grande em relação ao crescimento da barba e espinhas. Essas malditas – que vivem no rosto de muitas pessoas – podem prejudicar o crescimento da barba? Ela corre risco de nascer falhada?
► O MHM RESPONDE: Fale maninho, de boa? Que fique bem claro que eu não sou dermatologista e que o que vou te responder aqui apenas tem base no que estudei em alguns artigos e nos depoimentos de seguidores do MHM, beleza?
Nunca encontrei nenhuma evidência ou pequisa que aponte que a acne afete diretamente o crescimento da barba. A base do pelo da barba está no folículo capilar, enquanto a “causadora” da espinha é a glândula sebácea. Apesar de muito próximas, uma acaba não interferindo na outra. Mas cabe aqui uma ressalva.
Pense neste cenário: Você tem uma grande quantidade de espinhas nos rosto, daquele tipo de que inflamam, doem muito e acabam deixando cicatriz.
O que pode estar acontecendo é um processo inflamatório mais forte na sua pele que podem acabar afetando a saúde do folículo capilar e acabar o “matando”. Assim, aquele pelo que cresceria e viraria um dos fios da sua barba, morre antes de aparecer. Ou seja, o problema não está na espinha em si, mas sim no que está rolando na sua barba.
As próprias cicatrizes de espinha em si podem fazer com que a barba acabe com algumas falhas, já que elas acabam afetando a pela “profundamente” e podem matar o folículo do pelo da barba.
- Espinhas: o que são e como tratar
- Aprenda como limpar e cuidar da sua pele
- 5 sacadas rápidas para combater espinhas sem o uso de remédios
Porém, vale ressaltar que eu acredito que este é um daqueles casos em que varia muito de pessoa para pessoa. Conheço pessoas que tiveram casos horríveis de acne ao longo da adolescência.
Mas, na dúvida, começaram a surgir espinhas em excesso no seu rosto? Consulte um dermatologista para evitar que o impacto destas em seu rosto seja muito agressivo e acabe afetando sua auto estima no futuro.
► Tem alguma pergunta para fazer? Deixe sua pergunta no formulário abaixo ou nos comentários deste post que o MHM responde! Ou se quiser, mande um e-mail para a gente em contato@manualdohomemmoderno.com.br
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso