David Beckham, George Clooney, Rodrigo Santoro, existem milhares de homens pelos quais as mulheres largariam tudo para viver uma história de amor. Mas dentre todos, o que mais me intriga é Chico Buarque.
Você já se perguntou o que o Chico tem que você não tem?
Eu já. Em alguns momentos me perguntei como ele se fixa nesse imaginário feminino sem nem mesmo querer isso. A partir dessa pergunta, comecei a elaborar uma pequena pesquisa que apresento aqui para vocês.
“O que o Chico tem?” não é uma pergunta fácil. Entender como um homem de 70 anos consegue atrair os olhares de muitas mulheres mais jovens, inclusive os de Thais Gulin, de 34 anos, sua atual namorada, é algo delicado de se entender. Mas é sim possível de ser respondida.
Chico Buarque nunca foi uma figura de muito papo. Não fala muito com a imprensa, com fãs ou com a própria plateia durante seus shows. Não é considerado um ‘showman’ completo como Frank Sinatra, que conseguia juntar a sua excelência musical ao carisma. O que me leva a primeira constatação: como um cara quase ranzinza consegue atrair tantos olhares femininos?
Os olhos verdes! Profundos. Poéticos. É isso? Talvez.
Mas quase qualquer um pode ter olhos verdes. É genético. Não acho que apenas os olhos verdes ganhariam o jogo. De fato podem causar uma boa primeira impressão, mas tem que vir mais conteúdo além da simples coloração do olhos.
Conteúdo! Então esse é o segredo! Será?
Apesar de sua voz ser tida muitas vezes como fraca por apreciadores da música, Chico compôs dezenas (pra não dizer centenas) de músicas que foram e ainda são sucesso absoluto. O carisma pode ser pequeno, mas o currículo musical já ganha ótimos pontos com elas, ainda mais quando se tem músicas românticas, que exaltam e defendem as mulheres com uma sensibilidade de dar inveja.
Eureka! A resposta é sensibilidade!
Ser sensível é um conceito um tanto quanto vago. Além disso, a sensibilidade pode ser algo momentâneo. Um dia eu posso estar mais sensível do que em outros. Então, o que é ser sensível? Ouví-las? Entendê-las? Dar carinho? Atenção?
Tive que levar essa questão a campo e perguntar para uma gama variada de mulheres: afinal, o que o Chico tem?
Ouvi respostas de todos os tipos, desde “Ah! Sei lá! Tem algo nele que me atrai” até… Bom, foi uma dessas respostas que me intrigou e me fez chegar no fim dessa pesquisa.
“É o conjunto. É tudo o que fez, tudo o que ele representa, a bagagem. É um pouco de tudo”.
Taí. É o conjunto. É a genética dos olhos verdes. É a autoconfiança de cantar mesmo sem ter uma voz de tenor. É o conteúdo, a bagagem intelectual que ele leva. E é sim a sensibilidade.
Chico Buarque atrai a atenção das mulheres pelo fato de saber muito bem quem ele é. Suas limitações, suas vontades e seus medos não o impedem de ser um figura, no mínimo, interessante.
Para nós, homens que não somos compositores de músicas como “Ana de Amsterdam”, “Lígia”, “Beatriz”, “Nina”, “Carolina”, entre inúmeras outras, resta a parte da sensibilidade, do conteúdo e da segurança.
Não é necessário ter olhos verdes ou compor músicas famosas, o que importa para elas é o conjunto todo. Se faltar algo de um lado e sobrar de outro, a balança se equilibra e pronto, a conta fecha.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso