Diferente das loiras que você encontra no supermercado, estas cervejas aqui são mais alaranjadas, bronzeadas, complexas e intensas. Não é qualquer brejeiro que vai se agradar com o amargor do lúpulo e álcool mais presente nos rótulos, mesmo assim, aqueles que apreciam o estilo são tão fanáticos que sabem reconhecer a breja a distância.
+ Conheça o IPA Day Brasil
+ 30 cervejas belgas que você tem que tomar antes de morrer
Estou falando das cervejas India Pale Ale (IPA’s), que caiu no gosto do brasileiro e ganhou até um evento próprio.
O que é a cerveja India Pale Ale?
A sigla IPA’s veio da simplificação Indian Pale Ale, nome de batismo dos ingleses para a bebida criada durante a colonização da Índia.
Para durar na travessia do oceano até a Ásia (viagem que durava meses) foi criado um estilo de cerveja de cor âmbar que recebeu uma dose extra de lúpulo, o aromatizante natural das cervejas, e que possui atividade antibiótica. Além da alta lupulagem (amargor), a cerveja também era mais alcoólica que as Pale Ale (consumidas na época) e conferiam maior durabilidade ao produto.
O resultado, que acompanha até os dias de hoje, é uma cerveja mais encorpada e de sabor mais complexo, com aroma de lúpulo bastante definido e fresco, além do amargor mais pronunciado.
Por aqui, o estilo teve tantos adeptos que até foi criado um evento típico só com a cerveja, é o IPA Day Brasil. Rafael Moschetta, ex-gerente da cervejaria Colorado e um dos donos da cervejaria Weird Barrel Brewing Co., de Ribeirão Preto, é o organizador do festival de cervejas cuja estilo único a ser tomado é a das India Pale Ale.
Estilos de IPA’s:
– Session IPA: este estilo é uma versão com menor teor alcoólico e amargor que uma IPA normal.
– Imperial IPA: esta subclasse tem mais teor alcoólico e amargor do que uma IPA normal.
– English IPA: as notas de lúpulo têm aroma e sabor herbáceo e terroso.
– American IPA: as notas de lúpulo tem aroma e sabor cítricos e frutais americano.
– Black IPA: esta tem coloração negra e sabores de malte torrado.
– Belgian IPA – rótulo com base nos estilos belgas mas com mais amargor e aroma, utilizando muitas vezes até lúpulos americanos, que não aparecem nas receitas tradicionais belgas.
– IPAs de outra cor – com o tempo, IPA se tornou um adjetivo para cerveja com amargor marcante e muito aroma. Assim surgiram as IPAs escuras; as Red IPAs (versões vermelhas); Wit IPA, versões mais lupuladas das witbiers; entre outras.
Porque gostar das das IPA’s?
“Estamos sempre atentos no movimento que está acontecendo fora do Brasil e que pode ser trazido para cá. Foi assim que em 2011 descobrimos a data recém criada nos EUA, o International IPA Day. Em 2012 fizemos o primeiro IPA Day Brasil, e ele só tem crescido e ganhado reconhecimento desde então”, aponta Rafael Moschetta.
Sobre o motivo da escolha do estilo particular, ele responde. “Porque além de ser um dos estilos mais populares em todo o mundo, as IPAs representam para mim um marco no desenvolvimento cervejeiro dos apreciadores. O amargo não é fácil de ser apreciado, mas quando se entra neste terreno é uma viagem extremamente prazerosa e sem volta”.
Para você conhecer e, principalmente, degustar mais os rótulos, pedimos ao organizador do IPA Day Brasil para montar uma seleção com as 20 Cervejas IPA’s que você tem que tomar antes de morrer. Confira a seleção e aponte seu rótulo favorito.
Melhores India Pale Ales Nacionais:
Hoppy Day – Tormenta (6,5% ABV)
Estilo: Session IPA
Descrição: é uma Session India Pale Ale bastante leve e com foco nos lúpulos americanos.
Vixnu – Colorado (9,5% ABV)
Estilo: Imperial IPA
Descrição: feita em parceria com o mestre cervejeiro da Firestone, tem uma pegada forte de malte, rapadura e lúpulo. No aroma, cítricos e maracujá se fazem presentes.
Green Cow – Seasons (6,2% ABV)
Estilo: American IPA
Descrição: influenciada pela escola americana, o rótulo é uma releitura de uma american IPA, com aroma intenso e alta drinkability (possibilidade de continuar tomando o rótulo).
Cacau IPA – Bodebrown (6,1% ABV)
Estilo: American IPA
Descrição: rótulo feito em colaboração com a cervejaria americana Stone Brewing, a bebida tem aroma que lembra frutas cítricas do lúpulo com chocolate proveniente das adições de cacau durante a fervura e maturação.
IPA – Júpiter (6,5% ABV)
Estilo: American IPA
Descrição: ela faz o Dry-hopping usando 3 técnicas diferentes: adição de lúpulo direto no tanque, filtro de lúpulo e hoptea (Procedimento aonde se adiciona lúpulo já na fase de fermentação ou na maturação para incrementar o aroma da cerveja). Cerveja com amargor alto e aromas cítricos.
Holy Cow – Seasons (7,5% ABV)
Estilo: American IPA
Descrição: Nascida de uma colaboração internacional com os californianos da cervejaria Green Flash, cada recebe uma adição de lúpulo diferente ou uma técnica de dry hopping peculiar.
Perigosa – Bodebrown (9,1% ABV)
Estilo: Imperial IPA
Descrição: com uma pegada forte e intensa de lúpulo, o rótulo tem aromas cítricos que lembram Maracujá e Goiaba.
Hi5 – 2 Cabeças (6,2% ABV)
Estilo: Black IPA
Descrição: uma cerveja escura e bem lupulada. Maltes torrados, toque acastanhado e caramelo no aroma combinam com o cítrico do lúpulo que lembram maracujá e manga.
Indica – Colorado (7% ABV)
Estilo: English IPA
Descrição: cerveja com generosa dose de malte, lúpulo e rapadura, tem corpo alto, amargor e teor alcoólico.
Session IPA – Landel (4,5% ABV)
Estilo: Session American IPA
Descrição: a session é marcada por lúpulos cítricos americanos e um amargor pungente, sem perder o frescor e o final seco, uma cerveja ideal para o dia a dia.
Melhores India Pale Ales Importadas:
Heady Topper – Alchemist (8% ABV)
Estilo: Imperial IPA
Descrição: esta double IPA é vendida por produção limitada tem o aroma cítrico. Amargor acentuado pela carga de lúpulo que leva.
Pliny The Elder – Russian River (8% ABV)
Estilo: Imperial IPA
Descrição: a imperial IPA mais cultuada nos EUA, o rótulo ganhou diversos prêmios internacionais (medalha de ouro na Copa do Mundo da Cerveja 2006 e medalha de ouro na Great American Beer Festival 2005). O aroma é carregado de toques frutados cítricos que lembram grapefruit e limão siciliano.
La Bretteuse – Le Trou du Diable (7,3% ABV)
Estilo: IPA
Descrição: medalha de ouro no World Beer Awards como a melhor cerveja especializada do mundo em 2013, esta IPA descansa em barricas com 18 meses de vinho Syrah com Brettanomyces. No aroma, aroma de uva, baunilha e couro. No paladar, acidez e amargor.
Beaver River I.P.Eh? – Beau´s All Natural (5,6% ABV)
Estilo: English IPA
Descrição: cerveja criada para atrair adoradores de lúpulo, ela encampa o malte e fermento tradicional do estilo English IPA e adiciona o toque de cítricos da escola norte-americana.
Punk IPA – Brewdog (6% ABV)
Estilo: American IPA
Descrição: a famosa cerveja da BrewDog tem aroma frutado que lembra kiwi, lichia e maracujá. Amargor bem presente no paladar e uma final agressivo e seco.
Double Jack – Firestone (9,5% ABV)
Estilo: Imperial IPA
Descrição: o rótulo leva um generoso toque de malte para encobrir o elevado amargor do lúpulo (um dos maiores no estilo). No aroma, tangerina, grapefruit e manjericão.
All Day IPA – Founder´s (4,7% ABV)
Estilo: Session American IPA
Descrição: apesar de ter um toque marcante de amargor pelo lúpulo, o rótulo tem um ótimo equilíbrio de aroma e paladar. A drinkability é bem alta, sendo perfeita para tomar depois depois de um dia de trabalho.
60 Minutes IPA – Dogfish Head (6% ABV)
Estilo: Session IPA
Descrição: o carro-chefe da cervejaria tem um aroma cítrico de laranja das cervejas norte-americanas. Amargor equilibrado e final levemente doce.
Sculpin – Ballast Point (7% ABV)
Estilo: American IPA
Descrição: a cerveja ganhou ouro no World Beer Cup 2010 e tem aroma de damasco, pêssego, manga e limão. O corpo leve e refrescante da cerveja fazem dela uma das melhores IPA’s do mundo.
Hardcore – Brewdog (9,2% ABV)
Estilo: Imperial IPA
Descrição: a grande dosagem de malte está equilibrada com os seis tipos de lúpulo escolhidos para a cerveja. O amargor é presente e pronunciado, mas a drinkability é alta.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso