Curtiu Arremesso Final? 12 Filmes e documentários sobre esportes para assistir na Netflix

Arremesso final

Acabou de assistir Arremesso Final e está procurando filmes ou documentários sobre esportes para ocupar o tempo?

A realidade costuma ser muito mais inventiva que a própria ficção. Dessa forma, não tem nada mais inspirador do que conhecer toda a trajetória que está por trás de uma lenda do esporte ou de um grupo que se sagrou campeão.

É por isso que eu curto muito acompanhar as produções que levam às telas as histórias de astros e times dos mais diversos esportes. É com ela que conseguimos desvendar segredos, minúcias e polêmicas por trás de campanhas vencedoras.

É o que aconteceu com o mais recente documentário Arremesso Final (The Last Dance). A nova série documental feita pela ESPN com a Netflix de 10 episódios que acompanha a última temporada de Michael Jordan no Chicago Bulls (1997/1998)

É através destas produções que você conhece melhor as mentalidades vencedoras, as lições de vida e ensinamento que estes grandes atletas têm a ensinar.

Por isso mesmo, separei os melhores filmes e documentários esportivos que disponível na Netflix para você assistir.

12 Filmes e documentários sobre esportes para assistir na Netflix

Arremesso Final, The Last Dance (2020)

Arremesso final

Em resumo, o documentário acompanha a temporada de 1997-98 dos Bulls do início ao fim, além de cobrir o restante dos capítulos da notável carreira de Jordan.

Conheça Jordan desde sua infância até ele se transformar em uma força de marketing mundial. Sua personalidade forte e competitiva, polêmicas e estratégias. Ou seja, tudo que levou não só ele, mas os seus companheiros, a transformar um time medíocre para o hall dos clubes mais vencedores do basquete norte-americano.

Curtimos tanto a série que até fizemos uma matéria especial sobre ela. Confira neste link!

Senna: O Brasileiro. O Herói. O Campeão (2010)

Senna documentário

O nome deste documentário já diz a que veio. A produção faz um panorama sobre a carreira de um dos maiores nomes do esporte brasileiro e mundial de todos os tempos.

O filme retrata para junho de 1984, GP de Mônaco de Fórmula 1. Apesar de grandes campeões mundiais na pista, mas as atenções ficaram voltadas para um jovem que largara em 13º lugar e estava apenas em sua sexta corrida. Fazendo ultrapassagens uma a uma, alcançou seu primeiro pódio. Em suma, apenas não venceu devido a uma questão técnica.

O nome do garoto era Ayrton Senna. Dessa forma, a trajetória do tricampeão mundial é contada. Desde a ascensão no automobilismo até sua morte em pleno GP de San Marino, em 1994. Nesse meio tempo, passando pela rivalidade com Alain Prost e os problemas enfrentados nos bastidores da Fórmula 1.

Filmes e documentários sobre esportes para assistir na Netflix

Champs (2010)

Champs documentário

Para você que viveu a era de ouro do boxe, é um documentário obrigatório para assistir. Se não vivenciou, uma forma de entender como o boxe ganhou tanta fama, fez tantos ídolos e fortuna.

Alguns dos maiores nomes da história do boxe, Mike Tyson, Evander Holyfield e Bernard Hopkins têm suas vidas examinadas e suas histórias dentro e fora do ringue.

Dessa maneira, o mais relevante é que ela mostra que estes grandes ídolos que cometeram grandes falhas na vida. Porém, também passaram por grandes pontos decisivos em suas respectivas carreiras que transformaram o esporte.

Raça (2016) – Filmes e documentários sobre esportes

Raça - Jesse Owens

Para Adolf Hitler e os nazistas, os Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936, tinham um único objetivo: provar a superioridade da raça ariana. Mas, eles só se esqueceram de combinar isso com um neto de escravos nascido no Alabama.

Dessa maneira, James Cleveland Owens levou quatro ouros (100 e 200 metros rasos, 4x100m e salto em distância) e se tornou o maior nome daquela edição olímpica.

Em síntese, o filme é uma cinebiografia de Jesse Owens, atleta negro americano que ganhou medalhas de ouro e atraiu os holofotes nas Olimpíadas de Berlim. Dessa forma, este superou corredores arianos em pleno regime nazista de Adolf Hitler.

Last Chance U (2016)

Last Chance U

O fã de futebol americano com certeza já viu, ou ouviu falar, de Last Chance U. A série documental mostra as dificuldades vividas por atletas que buscam vaga em universidades das primeiras divisões da NCAA.

Em suas quatro temporadas a série trouxe o cotidiano de um do time de futebol americano universitário na East Mississippi Community College (EMCC). Assim, este é formado por estudantes que buscam transferência para uma grande universidade, e manter o sonho de jogar na NFL.

Assim, acompanhando a vida real, a série de sucesso do Netflix já revelou seis jogadores para a NFL, que estão atuando no esporte.

O homem dos músculos de aço, Pumping Iron (1977)

Pumping Iron

Muito antes de sua fama como o Exterminador T-800, o ator austríaco Arnold Schwarzenegger fez seu nome como um dos maiores astros da história do Fisiculturismo. Neste ínterim, foi cinco vezes campeão do concurso “Mr. Universo” e sete vezes campeão do concurso profissional “Mr. Olympia”.

Assim, o documentário independente evidenciou o mundo do fisiculturismo. Além disso, lançou a carreira multimilionária de um homem e mudou o mundo da musculação e exercício físico para sempre.

Acompanhe o processo de preparação de Arnold Schwarzenegger e suas estratégias nada ortodoxas de competição. Principalmente, a forma como o Schwarzenegger entrava na mente dos seus adversários enquanto ele competia pelo seu sexto título.

O homem que mudou o jogo, Moneyball (2011)

O homem que mudou o jogo

Baseado em fatos reais ocorridos durante a Major League Baseball de 2002, e também no livro Moneyball, do escritor Michael Lewis. Ele mostra a inacreditável sequência de 20 vitórias consecutivas do time com os melhores salários da liga daquele ano.

Em resumo, o filme mostra Billy Beane, um gerente do time de baseball Oakland Athletics. Apesar de ter pouco dinheiro em caixa e contado apenas com a ajuda de Peter Brand, ele desenvolveu um sofisticado programa de estatísticas para o clube. Este princípio fez com que ficasse entre as principais equipes do esporte nos anos 80.

Invictus (2009) – Filmes e documentários sobre esportes

invictus filme

Nelson Mandela tinha consciência que a África do Sul continuava sendo um país racista e economicamente dividido, em decorrência do apartheid. A proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, pela primeira vez realizada no país, fez com que Mandela resolvesse usar o esporte para unir a população.

O longa tem a direção de Clint Eastwood e Morgan Freeman (Nelson Mandela), Matt Damon (Francois Pienaar) e Scott Eastwood (Joel Stransky). O filme mostra a estratégia que o recentemente eleito presidente faz para convencer o capitão da equipe sul-africana a abraçar a sua filosofia para que a seleção nacional seja campeã.

Sunderland Até Morrer (2018)

Sunderland Até Morrer

O Sunderland, em toda sua história, possui seis campeonatos ingleses (o derradeiro em 1935/36) além de duas copas da Inglaterra (1937, 1973). Dessa forma, o último título de grande expressão conquistado pelo clube fez quase 50 anos. O ostracismo veio por conta do clube ter vivido por muito tempo com uma má administração e falta de dinheiro.

Até que, no campeonato de 2016/2017, a queda da equipe foi de forma vexatória. Desse modo, a última posição na tabela com apenas 24 pontos conquistados durante toda a competição levou ao rebaixamento com cinco rodadas de antecedência.

Assim, é aí onde se inicia toda a trajetória da primeira temporada da série. Esta narra através de oito episódios, com relatos de dirigentes, atletas, torcedores e bastidores. Tudo o que ocorreu naquela temporada desastrosa que acabou levando o time para a terceira divisão do campeonato inglês.

Dessa maneira, a série ganha ao mostrar o calvário do Sunderland. Ao contrário de outras produções sobre equipes de futebol, “Sunderland Até Morrer” em momento algum busca engrandecer ou dar contornos heroicos ao time.

Coach Carter: Treino para a vida (2005)

Coach Carter Treino para a vida

Uma história real e muito inspiradora. O filme conta a história do atleta Ken Carter, que jogou basquete de 1973 a 1977, quebrando vários recordes no tempo de colégio. Aposentou.

Depois que passaram alguns anos, casado e com filho em idade escolar, Ken foi convidado para assumir o cargo de treinador do time de basquete da Richmond High School.

Era um time desestruturado, que sofria com consecutivas derrotas. Tudo isso fruto de falta de habilidade dos jogadores, da indisciplina, da agressividade, da insubordinação e da indiferença dos alunos.

Ao assumir como técnico, o Coach Carter estabeleceu a condição de ter o controle total sobre o programa de basquete. Dessa maneira, impôs regras aos alunos, incluindo os impedindo de participar dos jogos caso não aceitassem o acordo.

Iverson (2014)  – Filmes e documentários sobre esportes

Iverson filme

Considerado um dos melhores jogadores da década de 2000 da NBA. Allen Iverson entrou na liga em 1996 e em pouco tempo se tornou um de seus principais jogadores. Ele participou 11 vezes do NBA All-Star Game, de tal sorte que foi MVP do mesmo por duas vezes, em 2001 e 2005.

Allen Iverson é um dos maiores cestinhas da história da NBA. Dessa maneira, sua média de pontuação foi de 26,7 pontos por jogo, ocupando o sexto lugar de todos os tempos. Tanto que, nos playoffs, teve média de 29,7 pontos por jogo, a segunda maior da história, atrás apenas de Michael Jordan.

Porém, a vida de Allen Iverson não foi nada fácil até ser uma estrela da NBA. O filme conta como foi a sua infância sobrevivendo em um bairro onde os criminosos davam as cartas até a sua última homenagem no 76ers. Se você não teve a oportunidade de conhecer Allen Iverson em ação, a chance é essa.

23 Blast (2013)

23 Blast

Em suma, o longa narra a história de Travis Freeman, um brilhante jogador de futebol, que contrai uma infecção rara e fica cego do dia para a noite. Ele precisa aprender a lidar com todas as adversidades de não poder ver e como o mundo é despreparado para os cegos.

Mas com a ajuda de sua família e amigos, consegue utilizar os outros sentidos para se adaptar à essa nova vida.

Dessa maneira, o filme é baseado em fatos reais, na incrível história do astro de futebol americano Travis Freeman, no incidente que aconteceu em 1997. Pra quem gosta de uma boa dose de drama acompanhado de emoção e superação no esporte, vale a pena assistir.

Bônus: Querido Basquete (curta-metragem)

Querido Basquete

Em 2016, quando Kobe Bryant decidiu abandonar o basquete profissional, escreveu uma emotiva carta se despedindo do jogo. Este que foi sua paixão durante anos, e a publicou nas redes sociais.

Entre os milhões que se emocionaram com as palavras do atleta estava o ilustrador Glen Keane. Assim, trabalhando na Disney e com participação em produções como “Alladin”, “A Pequena Sereia” e “A Bela e a Fera” ele procurou Bryant para ilustrar suas palavras.

Dessa forma, do encontro entre ambos nasceu o filme “Querido Basquete”, um curta de animação, que venceu o Oscar da sua categoria, na edição de 2018. Assim como ambos assinam a obra como codiretores, o atleta também recebeu sua estatueta.

Na carta, e no filme, Kobe Bryant lembra da criança que sonhava em ser um jogador de basquete profissional. Conta como a paixão nascida na infância o acompanhou na carreira, e justifica sua tristeza no momento de ter que deixar as quadras.

Embora, infelizmente, Kobe Bryant já não está entre nós, vale a pena assistir a este documentário que, embora não esteja na Netflix, você pode conferir acima.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »