9 Filmes sobre Fascismo e Nazismo para conhecer melhor os regimes autoritários

A Onda Filmes sobre Fascismo e Nazismo

Dois grandes regimes totalitários foram implementados em países da Europa logo após a Primeira Guerra Mundial. Apesar de ambos terem sido derrotados na Segunda Guerra, nos últimos anos alguns simpatizantes voltaram a discutir suas ideias.

Isso reverberou não só nas redes sociais, como em eleições pelo mundo a fora, com políticos apoiando alguns ideias de extrema-direita.

Ambos pregando um nacionalismo, uso da força e que cresceram em meio a uma crise econômica. Desta forma, acabaram demonstrando uma postura autoritária, com milhares de casos de perseguição, tortura e morte de adversários políticos.

Como estiveram em um momento marcante e (traumático) da história, na Segunda Guerra Mundial, ambos os regimes serviram (e ainda servem) de inspiração para criação de grandes filmes até hoje.

Para você conhecer melhor os conceitos dos sistemas totalitários, fizemos uma seleção de filmes sobre o fascismo e nazismo. Vale lembrar que as produções são baseadas em fatos reais ou, na maioria dos casos, usam a ficção e fantasia para entender como estes regimes funcionaram na prática.

9 Filmes sobre Fascismo e Nazismo

Bastardos Inglórios (2009)

Bastardos Inglórios melhores filmes de todos os tempos

Dirigido pelo consagrado diretor Quentin Tarantino e estrelado por Brad Pitt e Christoph Waltz. Bastardos Inglórios narra dois planos ficcionais para assassinar os líderes políticos alemães nazistas, entre eles, o próprio Adolf Hitler.

Dessa forma, um dos planos é liderado pelo tenente Aldo Raine, cujo pelotão tem a ordem de matar a maior quantidade de nazistas possíveis em seu caminho.

Ele Está de Volta (2015)

Filmes nazismo e fascismo

Imagina se Hitler não tivesse morrido e acordasse em seu bunker 70 anos depois da Guerra. Porém, aqui ele acaba virando uma celebridade, uma vez que a mídia o confunde com um comediante e não o ditador.

Dessa forma, aproveitando o estrelato e a boa recepção, ele procura entrar novamente na política para continuar seus planos nefastos.

A Onda (2008)

A Onda

A nossa grande dificuldade de enxergar o passado é nos conectar a ele. Por isso, A Onda tem sua relevância. Ao invés de contar uma narrativa de época do nazismo, recriando os anos 30 e 40, o filme transporta-nos para uma simples sala de aula contemporânea.

Lá, um diretor é obrigado a ensinar sobre autocracia e acaba construindo um ambiente individualista. Situação que reprime ideias democráticos e valorizando a união como saída para todos os problemas. Percebeu o que ele acaba emulando?

A Outra História Americana (1998)

A outra história americana

A Outra História Americana acompanha um neonazista que cresce odiando negros e imigrantes, mas muda de ideia depois de passar anos na cadeia. Ele tem que convencer o irmão mais novo de que os ideais que ele pregava no passado eram errados.

Assim, o problema que passa é a dificuldade de remodelar a cabeça do garoto. Este está prestes a assumir um grupo racista e não consegue escapar das origens racistas com as quais foi criado.

Jojo Rabbit (2019) – Filmes sobre Fascismo e Nazismo

Jojo Rabbit

Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial. Jojo é um jovem nazista de 10 anos, que trata Adolf Hitler como um amigo próximo, em sua imaginação. Seu sonho é participar da Juventude Hitlerista, um grupo pró-nazista composto jovens que concordam com ideais do regime.

Um dia, Jojo descobre que sua mãe está escondendo uma judia no sótão de casa. Depois de várias tentativas frustradas para expulsá-la, o jovem rebelde começa a desenvolver empatia pela nova hóspede.

Em suma, a história de um menino que tem Hitler como seu amigo imaginário não parece uma boa ideia, certo? Porém, o segredo de Jojo Rabbit está em desviar o foco de um tema duro e cruel, para tratar de uma forma delicada, mas muito impactante.

A Vida é Bela (1997)

A Vida é Bela

Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Afastado da mulher, ele usa sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira. Seu objetivo é proteger o pequeno do terror e da violência que os cercam.

Este filme é inspirado na obra Alla fine ho sconfitto Hitler de Rubino Romeo Salmoni, um sobrevivente de Auschwitz que narra sua experiência em um livro. Um filme doce, com uma fantástica direção e atuação de Roberto Benigni, que emociona ao mesmo tempo que mostra a crueldade de um regime totalitário.

Operação Final (2018)

Operação Final Filmes sobre Fascismo e Nazismo

Quinze anos se passaram desde a Segunda Guerra Mundial. Os principais líderes nazistas, como Adolf Hitler, evitaram a justiça através do suicídio. Mas o arquiteto responsável pela ideia dos campos de concentração, Adolf Eichmann, escapar e vive escondido em alguma parte do mundo.

Porém, a equipe liderada pelo investigador judeu Peter Malkin descobre o paradeiro do homem na Argentina. Eles são encarregados de sequestrar Eichmann e levá-lo vivo a Israel, onde será julgado por seus crimes. Mas fugir com um dos homens mais procurados do mundo não será uma tarefa fácil.

O Menino do Pijama Listrado (2008)

O Menino do Pijama Listrado

Alemanha, Segunda Guerra Mundial. O menino Bruno, de 8 anos, é filho de um oficial nazista que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe para uma área isolada, sem nada para uma criança fazer.

Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel, um garoto com sua ideade que vive usando um pijama listrado. Este está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. Assim, a amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação muito perigosa.

V de Vingança (2006) – Filmes sobre Fascismo e Nazismo

V de Vingança

Passando por guerras e crises, a Inglaterra adota um governo fascista que promove uma ‘limpeza’ social. Esta elimina, além de seus inimigos políticos, as minorias e dissidentes. Para controlar seus cidadãos, organiza uma propaganda e manipulação dos meios de comunicação, com violenta repressão.

Surge então V, homem violento, culto e habilidoso cujo rosto é obscurecido pela máscara de Guy Fawkes. Ele fomenta uma revolta popular através de métodos não convencionais, violentos e em muitos pontos questionáveis. Assim, o filme foi inspirado em uma Graphic Novel escrita por Alan Moore, publicada entre março de 1982 e maio de 1989.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »