O quanto a tecnologia afeta o jeito como você vive a sua vida? Lançada em 2011, a série inglesa Black Mirror disponível na Netflix tem como tema central discutir como smartphones, a internet, realidade virtual e outras inovações afetam a sociedade moderna.
Criada em forma de antologia, cada episódio conta uma história diferente com personagens diferentes, não importando a ordem que você assiste cada um.
+ Motivos para você assistir Love, a nova série da Netflix
+ 30 séries ainda em exibição que você precisa assistir
+ 5 documentários para ver na Netflix
O primeiro ministro inglês é chantageado para transar com um porco para que a herdeira da família real não seja morta. Um desenho animado começa a afetar a vida política de um município. Uma mulher acorda em uma cidade onde um grupo de caçadores começa a persegui-la.
Tem episódio com uma pegada mais de drama, outros com uma pegada de terror… Mas, no geral, todos falam como as “telas pretas” – celulares, tablets, TVs – influenciam nosso comportamento.
O grande mérito da produção é a qualidade de seu roteiro, já que cada capítulo poderia facilmente virar filme. Sem contar as reviravoltas surpreendentes no final de cada história.
Como são poucos episódios (13 somando as três temporadas) e você COM CERTEZA vai ficar ansioso por mais, resolvi separar uma lista com outras séries que tem a mesma pegada e até mesmo serviram de inspiração para Black Mirror. Se liga!
Além da Imaginação
Um clássico absoluto da TV norte-americana. Criada por Rod Sterling, a série foi um fenômeno de público e crítica durante anos. Sua primeira versão, em preto e branco, passou entre 1959 e 1964.
Narrada e apresentada pelo seu próprio criador, cada episódio contava um conto diferente de suspense, ficção, drama e até mesmo comédia. A grande sacada era que todo episódio tinha que ter uma grande virada em seu final.
Para você ter uma ideia da importância cultural de Além da Imaginação, diversos filmes famosos foram inspirados em episódios do seriado.
A lista inclui clássicos como “Planeta dos Macacos”, “O Show de Truman”, “A Vila”, “Ruby Sparks – A Namorada Perfeita”, “O Mentiroso”, “Toy Story”, “Poltergeist”, “O Brinquedo Assassino” e muitos, muitos outros.
A série ganhou uma segunda versão entre 1985 e 1989 e uma versão mais modernizada entre 2002 e 2003, além de um filme, que contou com a direção de John Landis, George Miller e Steven Spielberg.
Se você tem problema com produções antigas e em preto e branco, pode se incomodar com a série original, que tem alguns efeitos especiais toscos. Mas se você conseguir ver além disso, vai poder apreciar qualidade dos roteiros de Rod Sterling e sua equipe que influenciam cineastas até hoje.
Alfred Hitchcock Apresenta
Que Hitchcock foi uma lenda nas telonas, os cinéfilos estão cansados de saber, mas que o lendário diretor de suspense também foi fenômeno na televisão pode ser uma novidade para muitos.
De 1955 a 1965, o diretor teve o seu próprio programa na TV norte-americana onde, toda semana, apresentava uma história diferente selecionada pessoalmente pelo cineasta.
Como o diretor já era figura renomada no cinema, conseguiu reunir grandes atores para estrelarem seus episódios. Na lista, estão gente como Clint Eastwood, Steve McQueen, Robert Duvall, Burt Reynolds, David Carradine, Martin Landau, entre outros.
Amazing Stories
Durante sua infância e adolescência, Steven Spielberg foi muito influenciado por “Além da Imaginação” e “Alfred Hitchcock Apresenta”. Quando começou a despontar em Hollywood, o cineasta resolveu produzir a sua própria série inspirada em suas influências.
Diferentes dos outros dois exemplos, Amazing Stories tinha contos mais voltados para a fantasia, às vezes passando pelo humor, suspense ou terror.
A produção teve participação de muitos atores famosos, como Kiefer Sutherland, Charlie Sheen, Tim Robbins, Mark Hammil, John Lithgow, Patrick Swayze, Kevin Costner, David Carradine, Dan Aykroyd e Danny DeVito.
Masters of Horror
Se as outras séries tinham tramas de suspense, mas flertavam com outros gêneros, esta produção criada por Mick Garris tinha um foco apenas: trazer o melhor do terror do cinema para a TV.
Cada episódio da produção traz um diretor convidado que dirige com liberdade total uma história escrita por ele mesmo. Entre os nomes escalados estão ícones como Dario Argento, John Carpenter, John Landis e Norio Tsuruta.
Para quem gosta do cinema de terror, essa é uma série quase que obrigatória, não só por contar com boas histórias, mas também para acompanhar o talento de alguns dos maiores criadores do gênero.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso