As 7 histórias “What If” mais doidas da Marvel nos quadrinhos

Gostou da ideia de versões paralelas e spin-offs ousados da série "What If" da Disney+? Então veja o que a Marvel já fez com isso nas HQs.

As histórias What If mais doidas da Marvel

Depois de “WandaVision“, “Falcão e o Soldado Invernal” e “Loki“, a nova aposta do serviço de streaming Disney+ para a Marvel é a série de animação “What If“. Mas você sabe o que é isso?

“What If” é um conjunto de histórias publicadas há décadas nos quadrinhos Marvel que brincam sempre com a mesma premissa: o que teria acontecido se… Aí entram linhas do tempo alternativas, histórias de origem reescritas, personagens trocando de lugar e tudo mais. Agora, na série, deve servir para apresentar alguns universos paralelos e introduzir conceitos e personagens novos ao Universo Cinematográfico Marvel.

Algumas dessas histórias dos quadrinhos são bem malucas e valem a pena ser conhecidas – mesmo que acabem ficando de fora da série da Disney+. Veja a seguir.

E se Thanos tivesse entrado para os Vingadores?

As histórias What If mais doidas da Marvel

A ideia de que Thanos se juntaria aos Vingadores é absurda para quem acompanha os filmes dos super-heróis. Eles mostraram claramente por que Thanos e os heróis mais poderosos da Terra são polos opostos em sua visão de mundo e na maneira como cumprem suas missões. Acontece que o maníaco realmente se juntou à equipe nos quadrinhos What If: Infinity. O titã louco promete proteger a Terra e fazer parceria com os Vingadores. Estranho, né?

E se a tia May tivesse sido picada por aquela aranha radioativa?

What-If - Tia May como Homem-Aranha

Tia May é o maior apoio familiar de Peter Parker enquanto ele lida com o peso de ser o Homem-Aranha. Em uma What If de 1980, essa relação vira do avesso ao propor algo bem doido: e se a tia May tivesse sido picada pela aranha radioativa em vez de Peter? Agora é ela que se pergunta se será capaz de conciliar seus deveres como dona de casa com sua nova vida como protetora da cidade.

E se o Wolverine fosse o Senhor dos Vampiros?

What-If - Wolverine fosse vampiro

As histórias em quadrinhos sempre usaram muita mitologia, literatura clássica e folclore para seus roteiros. Não é de se admirar, então, que o Conde Drácula tenha aparecido na Marvel Comics mais de uma vez. Em uma What If de 1991, conhecemos um mundo no qual o vampirão consegue transformar muitos dos X-Men em seus asseclas – incluindo Wolverine. Acontece que ele é muito forte e decide lutar contra o Drácula pelo título de Senhor dos Vampiros.

E se o Homem de Ferro tivesse perdido a Guerra Civil?

What-If - Homem de Ferro perdeu a Guerra Civil

A Guerra Civil foi um grande marco, tanto no UCM quanto no mundo dos quadrinhos. A batalha física e ideológica entre Steve Rogers e Tony Stark (e seus aliados) sobre a relação dos super-heróis com o governo terminou com a vitória do Homem de Ferro – que se tornou o diretor da S.H.I.E.L.D. nas HQs. Mas e se ele tivesse perdido? A história mostra o Capitão América liderando uma nova geração de heróis que são supervisionados pelos Vingadores.

E se o Visão tivesse dominado o mundo?

What-If - Visão conquista o mundo

Visão foi criado por Ultron no UCM, mas nos quadrinhos sua origem é bem mais complexa. Apesar disso, em ambas as versões ele é um androide com um nível extremo de inteligência e muitos poderes. Ele poderia, se fosse programado para isso, ser muito perigoso.

Nessa história What If, Visão decide que corrigirá todas as injustiças do mundo. Ao fazer isso, ele assume o controle total da Terra e forma um tipo de estado fascista. Há paz e não há pobreza, e a Terra está protegida de ameaças alienígenas. Mas onde estão as liberdades das pessoas?

E se o Homem de Ferro voltasse no tempo para a época do Rei Arthur?

What-If - Homem de Ferro em Camelot

As histórias What If apresentadas na série da Disney+ brincam bastante com mundos alternativos e spin-off divertidos. Assim como essa dos quadrinhos que imagina um Homem de Ferro vivendo na época do Rei Arthur.

Quando o Doutor Destino o trai e o manda de volta no tempo, Tony decide ficar lá para ajudar a defender Camelot. Ele se junta aos cavaleiros da Távola Redonda e é até nomeado sucessor de Arthur, tornando-se um cavaleiro com armadura de ferro.

E se o Wolverine e o Conan, o Bárbaro, fossem inimigos?

What If - Wolverine e Conan 2

Uma das histórias mais absurdas de Conan na Marvel Comics tem direito a uma participação especial não apenas de Red Sonja, mas também do Wolverine. Enviado para outro universo e tempo, o mutante se apaixona pela personagem ruiva (olha aí a dificuldade de superar a Jean Grey), enfrenta feiticeiros e mercenários e o próprio Conan.

Compartilhe
Felipe Blumen
Felipe Blumen

Historiador, jornalista de lifestyle e fã de foguetes, Corinthians, gibis e outras bagunças.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso