Poucas atividades da minha vida requisitaram tantas horas de dedicação quanto jogar Pokémon Azul. E não fui o único. Lembro das rodinhas do colégio, onde jogávamos e trocávamos nossos monstros virtuais via o cabo game link. Mas muito se enganava meu pai quando dizia que as horas gastas no Gameboy não me serviriam de nada.
+ 12 Desenhos animados que marcaram nossa infância
+ Pai pinta desenhos dos filhos quando viaja à trabalho
Em um momento de sabedoria nerd, selecionei quatro grandes lições que eu aprendi jogando Pokémon e como você pode usá-las em sua vida profissional. Saca só.
Gerenciamento de Equipes
São 150 Pokémons divididos em vários tipos. Tudo bem que não tinham todos eles em cada uma das fitas, mas mesmo assim as escolhas eram muitas. Qual deles você quer no seu time principal? Qual deles você vai evoluir ou qual deles você vai abandonar depois de capturar aquele Dratini irado? Qual ordem você tem que por eles naquela batalha final contra o Gary? São fatores cruciais que você tem que decidir quando está no comando,
Lição: Saiba quem faz parte de sua equipe no escritório e como usar o melhor de cada um. Um time afiado e bem entrosado é a chave para a vitória.
Treino, treino e mais treino
Lutar contra Elite 4 não era nada fácil. A reta final do game requisitava o máximo do time do jogador e para estar a altura de enfrentar o maldito treinador de dragões, você tinha que estar com o level lá em cima. O que requisitava treinamento e muito tempo gasto matando Zubats e Ratatas. (A não ser que você tenha usado o truque do Missingno. Você não merece créditos por isso.)
Lição: Estude, treine e se esforce. Você só vai evoluir com isso e tornar mais fácil suas conquistas profissionais.
Perseverança
Minhas duas escolhas favoritas no jogo eram simplesmente as mais difíceis. Primeiro, eu sempre escolhia o Charmander, o que tornava um porre passar pelos dois primeiros treinadores. Brock, de pedra e a Misty, de água. Mas mesmo assim, dava um jeito, evoluindo minha equipe. Segundo, eu sempre queria ter um Gyarados, mas para fazer isso, você tinha que subir de level com uma Magikarp, um teste para paciência de qualquer treinador. Mesmo assim, ao chegar no final do jogo com um Charizard e um Gyarados, tudo fica muito mais fácil.
Lição: Às vezes, ralar no começo pode render bons frutos no futuro. É o esforço constante e determinado que quebra a resistência, e varre obstáculos.
Gerenciamento de Recursos
Em qualquer roda tinha aquele amigo que usou a Master Ball para capturar um Ratata. Tinha uma só no jogo e o cara gastava ele para pegar o pokémon mais fácil de todos. Você tinha que saber como usar seus itens. Que horas usar um revive, que horas voltar para o Centro Pokemon, “Uso um repel ou evoluo lutando contra os pokémons na grama alta?”. Dúvidas recorrentes de quem gerenciava os itens de sua mochila.
Lição: Ter completa noção do que você tem as mãos te dá vantagem em qualquer situação. Saiba o que você tem de melhor e a hora certa de usar esse potencial.
E você? O que aprendeu jogando Pokemon que pode usar na vida profissional? Comenta aí!
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso