É lógico: descobrir a causa das suas dores de cabeça pode te ajudar a cortar o mal pela raiz.
Muitas pessoas tomam um remédio para dor, e pronto, fim do problema. Porém, quando a dor é recorrente e insiste em aparecer, ela pode ser causada por algo muito específico e crônico.
+ Sexo alivia dores de cabeça, afirma pesquisa
Então, para começar a traçar o caminho do problema, preste atenção nas causas que listaremos a seguir:
Você anda exagerando na academia
Se exercitar em excesso, especialmente em épocas mais quentes, pode causar bastante dor de cabeça.
A Dr. Sheena Aurora, do Stanford Health Care, alerta que esse tipo de dor acontece repentinamente e é bastante intensa. Normalmente, ela acompanha uma elevação repentina da sua freqüência cardíaca e pode passar quando ela volta ao normal, mas, muitas vezes, a dor continua por dois dias consecutivos.
Se este é o seu caso, é interessante garantir um monitor cardíaco para ficar de olho na sua freqüência e evitar praticar atividades de alta intensidade nos dias de muito calor.
Você anda estalando demais o seu pescoço
A dor de cabeça causada por esse tipo de hábito normalmente começa na parte de trás do seu crânio e se espalha pelo couro cabeludo.
Se você não está afim de tomar remédios para dor, pode começar a consumir mais vitamina B2 e magnésio para tentar prevenir esse problema.
Você pressiona demais a sua mandíbula
Fazer isso pode te causar um monte de problemas e, na maioria das vezes, você nem percebe que está pressionando demais a sua mandíbula. Entretanto, esse tipo de hábito causa sérias dores de cabeça e, na maioria das vezes, é um sintoma de estresse.
Para tratar o problema, a Dr. Sheena Aurora recomenda que você visite um dentista.
Você ficou muito tempo em alta atitude
Mudanças de altitude podem causar sérias dores de cabeça que costumam vir acompanhadas de náuseas e piorar durante a noite.
Se você sabe que vai precisar encarar esse cenário – em uma corrida nas montanhas ou quando for subir a serra – a dica é evitar cafeína e tentar, aos poucos, fazer com que seu corpo se acostume com a diferença de altitude.
Por exemplo: se você vai praticar alguma atividade física em uma região montanhosa, não saia correndo atrás da bola logo de uma vez.
Você toma remédios demais para a dor de cabeça
Um estoque de aspirina parece uma boa ideia, mas, na verdade, tomar remédios demais para a dor pode resultar no efeito rebote e te fazer ter dores ainda piores. Isso acontece porque os analgésicos re-ligam os caminhos da dor no seu cérebro.
Remédios como o Tylenol, por exemplo, que também têm cafeína costumam ser os piores quando o assunto é efeito rebote se forem usados com freqüência.
Para evitar isso, a sugestão é tomar ibuprofeno no lugar.
Lembrando: se suas dores de cabeça persistirem, antes de iniciar qualquer tratamento por conta própria é fundamental procurar um médico.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso