9 Filmes da Disney que todo homem deveria assistir

9 Filmes da Disney que todo homem deveria assistir - Reprodução

Existe um preconceito inerente aos filmes da Disney. Apesar de até hoje crianças crescerem assistindo as obras do estúdio, parece que muitos homens precisam defender sua heterossexualidade negando a qualidade daqueles filmes que praticamente os educarem para a vida adulta.

+ 15 Grandes Lições de Vida que aprendi em filmes
+ 40 filmes de terror para entender filmes de terror

Preconceitos a parte, durante o último século a Disney tem lucrado – e muito – criando incríveis histórias de vidas que servem de lição e inspiração para adultos e crianças do mundo inteiro. Duvida?

Separamos uma lista de 9 filmes da Disney que todo homem deveria assistir e o porquê. Confira:

Duelo de Titãs (2000)

Duelo de Titãs (2000) - Reprodução

Baseado em fatos reais, o filme conta a história de um técnico de futebol americano que tem que comandar um time dividido pelo racismo durante o começo dos anos 70.

Uma bela história sobre companheirismo, espírito esportivo e que mostra como o preconceito é fruto do medo perante o desconhecido. Após se conhecerem melhor, os atletas que se odiavam logo viram amigos e chocam a sociedade em que vivem.

Bom para você se inspirar a quebrar tabus e tentar fazer amizade com aquele cara homossexual ou de outra religião que você nunca trocou ideia no ambiente de trabalho. Quem sabe não descobre que ele é um ótimo ser humano e possivelmente um bom amigo?

Rei Leão

Rei Leão - Reprodução

Um príncipe descobre que seu pai, o rei, foi morto pelo tio. Poderia ser Hamlet, mas é Disney. Inspirado no clássico de William Shakespeare, a obra foi um dos pontos altos – senão o ponto alto – da animação nos anos 90.

A história é um conto sobre a maturidade, como assumir responsabilidades e lidar com suas perdas. Por muitas vezes, é quando perdemos o que nos é mais importante, que começamos a dar valor para aquilo que sobrou.

“O Rei Leão” é uma narrativa poderosa, daquelas que daqui muitos anos ainda estará ensinando futuras gerações sobre como lidar com as dificuldades da vida.

Se Meu Fusca Falasse (1968)

Se Meu Fusca Falasse (1968) - Reprodução

O Fusca é mais que um carro. O Fusca é um Fusca. E o Herbie talvez seja um dos automóveis mais famosos do mundo. A trama do filme mostra um piloto de corridas que começa a ganhar todas provas que disputa após adquirir esse simático fusquinha.

O longa é uma ode a esse incrível modelo que habita o inconsciente dos amantes de carro até hoje. Além disso, é quase uma história de amor de um homem com o seu carro. Que cara não teve um carro que era quase amigo de verdade?

O Corcunda de Notre Dame (1996)

O Corcunda de Notre Dame (1996) - Reprodução

Depois de adaptar contos de fadas, a Disney entregou ao mundo uma bela adaptação da obra de Victor Hugo. O filme conta a história de Quasímodo, um recluso corcunda que mora na Catedral de Notre Dame. O cara leva uma vida solitária até que conhece a cigana Esmeralda.

Repare nessa canção que o personagem canta: “Me dê um dia ao sol basta apenas um/ Pra ser lembrado/ Se der numa ocasião qualquer/ Se eu sair se eu puder quero ir a onde der”.

“O Corcunda de Notre Dame” não é só uma história sobre a beleza interior, mas sim sobre nossa vontade de ir além da nossa bolha. Da prisão interna do cotidiano em que vivemos e nossa vontade de conhecer mais do mundo lá fora. Quando foi a última vez que você olhou além da Catedral onde você está aprisionado?

Caninos Brancos (1991)

Caninos Brancos (1991) - Reprodução

Baseado na obra de Jack London, o filme conta a história de um jovem que viaja para o Alasca para seguir o legado do pai minerador. Ao chegar no local, cria amizade com um lobo que nomeia de Caninos Brancos. O animal o acompanha sempre e para todos os lugares e torna-se o seu melhor amigo.

A história mostra o amadurecimento dos dois personagens, o jovem que pouco a pouco se torna um homem e tem que aprender a ser mais feroz e o lobo selvagem que vai se tornando domesticado.

Apesar de não ser um filme sobre cachorro, este longa não faz mal a outros do gênero como “Marley e Eu” e “Para Sempre ao seu Lado”. Ideal para aquele cara que gosta de animais e sabe dar valor a palavra “melhor amigo do homem”.

O Irmão Urso (2003)

O Irmão Urso (2003) - Reprodução

Após matar um urso, o índio Kenai acaba sendo amaldiçoado pelos espíritos da floresta e é transformado no mesmo animal. Obrigado a viver sob a nova pele, ele começa a ver a realidade sob a ótica dos animais. Logo faz amizade com outro urso, Koda, mas se vê em apuros quando seu próprio irmão começa a caçá-lo.

O “Irmão Urso” foi um dos filmes da Disney que acabou se perdendo nos anos 2000. Com um dos finais mais tristes de filme da Disney, fala sobre respeito a natureza, companheirismo e da maneira como nós lidamos com tudo aquilo que nós desconhecemos. Se você não viu na época de seu lançamento, veja hoje.

Jamaica Abaixo de Zero (1993)

Jamaica Abaixo de Zero (1993) - Reprodução

Baseado em uma história real, o filme conta a história da equipe jamaicana de trenó que consegue uma chance de disputar as Olimpíadas de Inverno. Desacreditados, os jovens vão aos poucos mostrando seu talento.

Um filme divertido e emocionante sobre força de vontade e espírito esportivo. Mesmo desacreditados, os jovens fazem o seu melhor para ganhar destaque na prova. Feito para você que está tentando fazer algo de novo na vida, mas ninguém bota moral.

Pinóquio (1940)

Pinóquio (1940) - Reprodução

A história de Pinóquio você já sabe, o que você não deve lembrar é que o longa possui um dos roteiros mais sombrios das animações do estúdio. A história contém sequestradores de crianças, um dono de teatro que escraviza seus funcionários, garotos que se transformam de maneira agonizante em burros…

Uma poderosa metáfora para como, apesar de sermos boas pessoas, cometemos os mais diversos erros ao longo do nosso caminho. Também vale rever para lembrar como o Grilo Falante é um dos personagens mais fodas da Disney.

Fantasia

Fantasia - Reprodução

Mais do que pelo filme em si, “Fantasia” está aqui para representar o perfeccionismo de Walt Disney e sua empresa. Durante a década de 40, cansado de ouvir que animação era uma “arte menor”, o cara resolveu criar uma obra-prima que era uma misturação desenhos animados com música clássica, frequentemente liga a intelectuais, para calar a boca dos críticos.

No processo, utilizou mais de 700 animadores, quase torrou toda sua fortuna, teve que inventar um sistema de som já que os da época não davam conta do que ele queria e acabou mudando a indústria do cinema com um desenho que beira à perfeição. O longa foi um sucesso de crítica, mas um fracasso de público, já que foi lançado durante a Segunda Guerra Mundial.

Porém, apesar de não ter dado retorno financeiro, até hoje Fantasia é relembrado como uma das melhores e mais bem feitas obras de Walt Disney. Ao longo dos anos, o filme ganhou diversos relançamentos no cinema, o que acabou compensando o seu fracasso inicial.

Uma prova que toda história de sucesso contém alguns fracassos. O que importa é como você vai superar eles em seguida. No caso de Disney, ele lançou Pinóquio e Dumbo, além de outras pérolas do cinema, abriu um complexo de diversões e entrou para a história. E você, como lida com seus fracassos?

Aviso: Deixamos de fora os filmes da Pixar – como Toy Story, Up, Ratatouille, entre outros – pois pretendemos fazer um post só sobre a produtora.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »