O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou em outubro deste ano que o IPCA, que mede a inflação oficial do país, teve a maior alta em setembro desde o início do Plano Real, em 1994. Além disso, o desemprego atinge 13,5 milhões de pessoas no país – sem contar os 5,1 milhões de desalentados e os 7,8 milhões de subocupados. E mesmo nesse cenário de crise, as startups nacionais receberam R$ 33,5 bilhões em investimentos nos nove primeiros meses de 2021, mais do que o triplo do ano anterior.
Considerando o paradoxo, por que esse tipo de empreendimento tem feito tanto sucesso no país e o que podemos aprender com a “cultura das startups”?
O que é uma startup?
Antes de discutir o que podemos tirar do modelo, porém, é importante entender um pouco mais sobre o que é uma startup. O termo em inglês já era utilizado para empresas recém-criadas, mas foi na segunda metade dos anos 1990, com a consolidação da internet, que se aproximou do que temos usado nos últimos anos.
Durante muitos anos, especialistas classificaram startups como “empresas disruptivas e com baixo custo de manutenção”. No entanto, hoje é possível estipular outras características comuns a esse tipo de empreendimento: são negócios repetíveis e escaláveis, que operam em condições de incerteza e possuem maleabilidade gerencial.
A soma de todas essas características é o que costumamos chamar de “modelo de negócios”. Portanto, mais do que uma ideia inovadora, a definição de startup depende fundamentalmente do perfil da própria empresa.
Quantas startups existem no Brasil?
Segundo um levantamento do Google, o Brasil saltou de 6 mil para 13 mil startups entre 2016 e 2021. Além disso, o modelo de negócios se nacionalizou e hoje já está em 692 municípios do país.
Em 2016, o Brasil ainda não tinha “unicórnios”, que é como chamamos as startups cujo valor supera US$ 1 bilhão; hoje, de acordo com a mesma pesquisa, 21 empresas nacionais atingiram esse status.
E o que eu posso aprender com as startups, afinal?
Existem muitos elementos comuns às startups que podem ser incorporados à rotina de qualquer tipo de empresa ou mesmo potencializar o perfil de profissionais. Se você está em busca de diferenciais para fazer sucesso no mercado de trabalho, que tal dar uma olhada nas dicas abaixo?
- Seja ágil e não se prenda a modelos
Um diferencial das startups em relação a qualquer outro modelo de negócio é a agilidade de reação. Ter um modelo consolidado é legal, mas mais importante é entender cenários oferecidos pelo mercado ou pelo público e se adaptar rapidamente quando for necessário.
- Teste
Startups têm até um verbo para isso, que é “pivotar”. O termo vem do inglês “pivot”, que significa girar ou mudar, e se relaciona com a cultura de não ter medo de errar. É importante ter responsabilidade ao criar um processo ou lançar uma abordagem diferente para um negócio, é claro, mas você não precisa ficar em silêncio apenas por não estar certo dos resultados. Dentro do que a estrutura permitir, ouse e busque caminhos diferentes sempre – mesmo que alguns deles deem terrivelmente errado.
- Corra riscos
Testes causam riscos, e riscos têm sempre dois lados: operar em cenários incertos tira qualquer profissional da zona de conforto, mas a recompensa também tende a ser maior. Muita gente pensa logo em caminhos ilícitos quando se fala em risco, mas a verdade é que o mundo corporativo tem dezenas de alternativas totalmente legais que são apenas menos convencionais ou têm resultados menos consolidados. Correr riscos muitas vezes pode ser apenas o resultado de adotar processos ou políticas que ainda não estejam amplamente sedimentadas no mercado.
- Olhe para o todo
Não existe produto que esteja dissociado de uma empresa, e não existe empresa que esteja dissociada de pessoas. Portanto, um olhar macro é fundamental para que seus processos sejam condizentes com os objetivos.
Existe uma tendência no mercado chamada omnichannel, que é a sinergia entre a operação física e o que acontece no digital. O contato de um consumidor com a marca independe do meio e deve respeitar premissas que se sustentem em qualquer ambiente. Isso só é possível se o olhar do gestor for amplo e considerar a interação com o público como um todo.
- Incentive a colaboração
Uma das principais contribuições das startups para o mundo corporativo é uma estrutura mais horizontal. Isso influencia o jeito de empresas pensarem em seus processos, mas pode moldar também o comportamento de seus executivos. Se você quer ter sucesso, é importante estar preparado para colaborar com diferentes áreas e aberto a sugestões e ideias que podem vir de qualquer parte.
- Tenha sentimento de urgência
Startups vivem em cenário de incerteza, e uma das características desse contexto é a necessidade de reação rápida. Por mais que os planos sejam de médio ou longo prazo, é importante ter um senso de urgência, que é aquela preocupação com o que acontece na hora e com os resultados de cada etapa.
Independentemente da sua área de atuação, esse é um grande ensinamento que as startups podem oferecer. Tenha um plano e pense adiante, mas não perca de vista os resultados mais urgentes e necessários para que a rota inicial não seja desviada.
- Otimize processos
Se é possível resolver com um e-mail, por que fazer uma reunião? Se é possível resolver com uma ação simples, por que gerar uma discussão por e-mail? Em startups, todos os processos importam e devem ser otimizados. Que tal pensar assim na sua vida profissional, também? Antes de tomar decisões ou de escolher o que fazer, pense se essas ações são realmente necessárias e se não é possível adotar um processo mais eficiente. Planejar é tão importante quanto executar.
- Faça as coisas por um motivo
Startups que fazem sucesso têm clareza de seus objetivos e de seus propósitos. Por que essas metas importam ou em que elas mudam a realidade do mercado, afinal? Antes de pensar em suas decisões profissionais, tenha uma certeza sobre o que você espera para a carreira e para a vida. Essas ideias estão alinhadas? Suas ações estão orientadas para essa direção?
Você conhece o Batalha das Startups?
O reality show Batalha das Startups é produzido pelo programa de TV Inova360 Startups, um dos braços de negócios do Grupo Inova SA. O reality show estreou sua primeira temporada em outubro de 2020, na Record News, revelando como grande campeã a startup Apreço, aplicativo de precificação de produtos e serviços de artesanato, liderada pela empreendedora Fabielle Bacelar. O Batalha das Startups 2021 foi lançado no último dia 04 de outubro e conquistou o apoio de importantes parcerias institucionais junto ao ecossistema de inovação, dentre elas o Sebrae, Distrito, Snaq, Sai do Papel, Energy Hub, Instituto Êxito, Bossa Nova e Epitychia.
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