Você já pensou em ser seu próprio chefe? Aposto que sim, principalmente se já foi funcionário de algum chefe babaca ou trabalhou em uma empresa horrível. E mesmo se você nunca trabalhou ou está parado, essa parece uma boa opção, não? Para muita gente, o grande objetivo profissional é empreender e se tornar o próprio chefe. Mas como?
Ser uma empresa de uma pessoa só é bem complicado. Mas, para ser um bom chefe (inclusive para si mesmo), é preciso entender que o seu negócio também é uma empresa e deve ter a mesma seriedade de grandes companhias.
Do ponto de vista da mentalidade profissional, ter alguns pensamentos mais coorporativos pode ajudar nessa hora. Então veja a seguir algumas coisas que você pode aprender com o funcionamento de grandes empresas na hora de empreender por conta própria.
Visão e valores importam
Não adianta abrir um negócio apenas para ganhar dinheiro (para isso há alternativas legais mais fáceis do que empreender). Grandes empresas se sustentam não apenas em suas estruturas hierárquicas e nas motivações individuais de seus funcionários, mas também em algo chamado “cultura”. É uma espécie de filosofia que dá sentido ao que todos estão fazendo ali.
Definir sua visão pessoal de sucesso e seus valores como empresa é importante para sustentar o seu trabalho e começar um negócio. Isso ajuda a priorizar os trabalhos que vão te aproximar dos seus sonhos. E também a te motivar nos momentos em que as coisas estão pesadas ou incertas.
Promova-se a CEO
Pode parecer algo bobo, mas se perceber como CEO (sigla em inglês para o cargo mais alto, o de chefão) da sua empresa vai te deixar mais seguro e tranquilo para tomar decisões profissionais. Você pode não ter tapetes vermelhos ou jatos particulares, mas pode se levar a sério. Encontre uma rotina, alimente-se bem, faça pausas para respirar e fazer exercícios (pode ser até em casa).
Mais importante ainda, respeite seu tempo. Ao trabalhar com clientes e consumidores, lembre-se do valor de sua energia. Seja estratégico ao aceitar trabalhos e clientes que o inspirem. Você tem o poder de dizer não a um trabalho que pode estar lhe custando mais do que dinheiro. (Alô, saúde mental).
Entenda o que agrega valor
Grandes empresas contratam consultorias para analisar e compreender que tipo de valor agregam seus serviços ou produtos. Isso custa muito dinheiro. Como um empreendedor solo, você tem que trabalhar de forma eficaz e criar valor em cima do que produz, ou não será pago.
Saber por que você faz cada coisa e como quer vendê-la (criando uma identidade ou explicando o que você está vendendo, por exemplo) ajuda a entender o que cria valor.
Um café é algo muito valioso
Fazer contatos é muito importante para empreender. E você pode fazer isso marcando cafezinhos. Mostre informalmente como suas habilidades se traduzem em diversas funções e serviços ou produtos. Aja como se cada pessoa com quem você se conecta fosse um colega – isso dá confiança para construir novos relacionamentos. E ter bons relacionamentos com clientes e outros empreendedores gera ainda mais oportunidades de negócios.
Você pode fazer isso até na sua casa. Só garanta que tenha alguns desses itens para fazer um café com cara de profissional.
Avalie seu próprio desempenho
Avaliações de desempenho acontecem a cada três, seis ou 12 meses em empresas grandes. Ninguém gosta de fazê-las, mas, acredite, são muito úteis. E você pode fazer consigo mesmo.
Avaliar regularmente seu nível de aprendizado, crescimento e adaptação como empreendedor ajuda a esclarecer suas prioridades e a dar foco. Use esses momentos para se concentrar na sua vida e refletir se está respeitando seus limites e valores.
Ritmo de trabalho é tudo
Toda grande empresa sofre para encontrar um ritmo de trabalho ideal, descobrir quais reuniões são realmente úteis e os melhores horários para seus funcionários estarem online.
Você também precisa fazer isso ao empreender. Aproveite que tem mais liberdade para encontrar seu tempo ideal de trabalho e rendimento. Programe, por exemplo, uma semana de dedicação com horários fixos e, ao final desse período, faça uma retrospectiva para encontrar melhorias.
Tenha um organograma de trabalho
Em uma empresa, é importante saber quem tem cada função, qual o processo de produção, a quem uma pessoa nova deve se dirigir, etc. Como você é o CEO da sua empresa, também deve fazer isso – mesmo que você também seja quem limpa, vende, produz, etc.
Você está começando seu negócio, mas aja como se tivesse uma equipe e preste contas de todas as diferentes funções que desempenha ao CEO (você mesmo). Decidir quando contratar alguém pode ser um dos momentos mais desafiadores para empreendedores. Se você sabe quanto tempo gasta em cada função e quanto isso vale, mesmo que ainda não esteja ganhando essa renda, saberá quanto vale o emprego quando precisar pagar a alguém.
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