Chegou a hora de falar de marketing pessoal. Pois é: você precisa aprender sobre e ver como isso pode mudar a sua vida.
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Em um mercado cada vez mais competitivo, ter habilidades técnicas pode não ser suficiente para se destacar profissionalmente.
Marketing pessoal: aprenda como se vender bem
É por isso que, se você quiser se destacar, é hora de melhorar seu marketing pessoal.
O que é marketing pessoal
O marketing pessoal é composto por um conjunto de estratégias que visam aprimorar suas características profissionais e pessoais.
Não se trata de criar um perfil falso, mas destacar os aspectos mais relevantes s obre você e o trabalho que você está desenvolvendo.
Com as estratégias certas de promoção pessoal, você será capaz de se destacar, não importa o seu campo de trabalho.
Se você ainda não sabe como fazer seu marketing pessoal e como aproveitar essa estratégia, siga nossas dicas e comece já!
A importância do marketing pessoal
Imagine a seguinte situação: Maria é uma empreendedora com uma vasta experiência técnica.
Durante anos, ela procurou qualificações para alcançar melhores resultados em seus negócios e desenvolveu habilidades importantes para sua posição no mercado.
No entanto, ela não conseguia se destacar profissionalmente entre tantos outros profissionais em sua área.
Com o tempo, ela percebeu que havia outros profissionais no mesmo nível profissional que ela, ou mesmo com menos habilidades do que ela e que poderiam atrair mais atenção para si mesmos.
Tudo isso graças ao que eles fizeram com suas imagens pessoais.
A maria que acabamos de apresentar é uma personagem fictícia, mas ela representa muitas pessoas reais.
Usamos essa história apenas para mostrar que, mais do que qualificações técnicas, é importante vender sua própria imagem.
O mercado de trabalho está repleto de grandes players em todos os segmentos e, para se destacar, é necessário mostrar por que você se destaca entre os concorrentes.
Com o marketing pessoal, cada profissional é capaz de desenvolver sua própria imagem pública, tornando-a cada vez mais atraente para futuros empregadores.
E para os empresários, o investimento em promoção pessoal deve estar ainda mais presente.
Como diz o ditado: “você nunca tem uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão!”
Quanto mais você trabalha com sua imagem, maiores são as chances do seu negócio ser notado não apenas pelo mercado, mas também por aqueles que mais importam com a sua área de trabalho.
Como fazer marketing pessoal
Primeiramente, é importante destacar que o marketing pessoal não é uma ação única, mas é algo relacionado a um conjunto de hábitos seguidos pelo profissional.
É por isso que o trabalho deve ser contínuo, com integridade e coerência, transmitindo confiabilidade ao mercado.
Profissionais de sucesso sabem muito bem a importância de mostrar uma imagem bem construída para que possam ser lembrados e respeitados como figuras de autoridade em seu campo de trabalho.
É claro que existem algumas dicas que podem ajudá-lo a melhorar a maneira como você se promove, e é sobre isso que vamos falar.
Veja quais são as melhores estratégias que você pode começar a aplicar agora:
Participe de eventos em sua área
Uma das formas mais eficientes de marketing pessoal é a participação constante em eventos relacionados ao seu campo de trabalho.
Isso é importante porque esses eventos estimulam contatos e conexões profissionais que podem endossar você como profissional no futuro.
Independentemente do seu segmento, fique de olho nos eventos e nas oportunidades em que as marcas que você segue participam e promovem nas mídias sociais.
Essa pode ser uma oportunidade para se conectar a profissionais que você vê como referências e, quem sabe, deixar uma porta aberta para futuras parcerias.
Networking é tudo!
Mantenha sempre sua página do LinkedIn sempre atualizada
E tome cuidado com as redes sociais!
Mas quando se trata de mídia social, o LinkedIn é o que mais se destaca quando falamos de promoção pessoal.
Mas ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, é muito mais do que um site de rede para profissionais que procuram colocação no mercado.
Com o LinkedIn, é possível estabelecer conexões com outros profissionais, o que torna a plataforma um excelente ambiente para atrair parceiros de negócios.
Para se destacar nessa plataforma, é importante manter seu perfil sempre atualizado.
Mais do que simplesmente criar uma conta, é necessário gastar tempo criando um perfil com as informações mais relevantes sobre você e seu trabalho.
Se você é um blogueiro, por exemplo, pode compartilhar suas postagens no blog e, se possível, escrever conteúdo específico voltado para as pessoas que usam o canal.
Vá além do escopo do seu trabalho
Muitos profissionais altamente qualificados perdem terreno no mercado, sendo limitados em seu próprio campo de trabalho.
Para você desenvolver bem o seu marketing pessoal, é necessário ir além do escopo do seu trabalho.
O que significa fazer mais do que a descrição da sua tarefa indica.
Ofereça-se para ajudar pessoas de outras áreas, demonstre interesse em tarefas desempenhadas por outros profissionais e tente absorver todos os tipos de conhecimento que possam ser úteis para você realizar seu trabalho.
Tome o crédito pelo que você faz
Um dos maiores erros cometidos pelos profissionais, especialmente quando eles estão começando, está em não receber ou levar crédito por seu trabalho.
O marketing pessoal depende da maneira como você se posiciona no mercado.
Toda vez que você obtiver um resultado positivo, certifique-se de receber o crédito por ele, celebrar sua vitória e destacar seu sucesso.
Tome cuidado para que você faça isso de uma maneira natural e sem ofuscar ninguém em sua equipe, porque há uma linha tênue entre ser confiante e arrogante.
Mantenha projetos extracurriculares
Para apresentar uma boa imagem de si mesmo, é interessante que você invista em atividades extracurriculares que vão além do seu campo de trabalho.
Aprendendo cada vez mais sobre algo que você faz, descobrindo novas tendências ou interagindo com outros profissionais, as atividades e projetos extracurriculares permitem que você adicione novas experiências ao seu currículo como profissional ou empreendedor.
Procure por especialização
Você pode ser o melhor profissional em sua linha de trabalho, mas sempre há algo novo para aprender.
Buscar constantemente a especialização é ideal para evitar atrasos, especialmente em mercados em constante mudança, como o digital.
Acompanhe os blogs do seu segmento e fique de olho nas novas versões e ferramentas que você já usa diariamente.
Você está pronto para fazer marketing pessoal e se tornar a melhor versão de si mesmo? Então parta para o ataque!
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