Veja a principal dica de um bilionário para ter sucesso na carreira

Veja a principal dica de um bilionário para ter sucesso na carreira

Você já parou para pensar na empresa dos seus sonhos? Já refletiu sobre o que, pra você, é felicidade no trabalho? Bom, perguntas como essa foram feitas para mais de 82 mil brasileiros, desde estudantes a CEOs. O questionamento integra a tradicional pesquisa Carreira dos Sonhos, realizada há 16 anos pelo Grupo DMRH e Cia de Talentos.

O maior estudo sobre Carreira da América Latina, através de um questionamento online feito de janeiro a março de 2017 ouviu a um total de 82.173 brasileiros, de três grupos: jovens (estudantes e recém-formados), profissionais de média gestão (coordenação à gerência plena) e alta liderança (gerentes seniores a presidentes).

Google, Nestlé, Ambev, ONU e Unilever ficaram no topo do ranking das empresas onde os profissionais gostariam de trilhar uma carreira dos sonhos. Pelo quarto ano consecutivo o Google apareceu na primeira posição e a Nestlé é a única empresa que há 16 anos (desde o início da pesquisa) se mantém no ranking.

A ONU apareceu na lista do ano passado e se manteve este ano. Danilca Galdini, diretora da Nextview People, empresa parceira do Grupo DMRH na realização da pesquisa, comentou: “A ONU começou a ter mais expressão em 2012, embora ainda não estivesse entre as 10 mais citadas pelos jovens. No entanto, desde aquele ano as pessoas começaram a falar mais sobre deixar uma marca positiva no mundo. Temos visto crescer a preocupação das pessoas com uma atuação responsável. Tudo bem o lucro ser um objetivo, mas precisa vir acompanhado da preocupação em construir uma sociedade mais justa, o que envolve economia sólida, respeito ao meio ambiente e políticas sociais que garantam melhores condições de vida. Ações que materializem as promessas e valores”.

Mas o que te faz feliz

Mas o que te faz feliz - Veja a principal dica de um bilionário para ter sucesso na carreira

A pesquisa de 2017 apurou não só onde os entrevistados gostariam de construir sua carreira dos sonhos, mas também sobre o significado do trabalho, satisfação com o trabalho atual, o que aumenta as chances de realização profissional e as expectativas e barreiras no processo de aprendizagem.

O que chamou a atenção entre todos os entrevistados ouvidos é a expectativa de que trabalho e felicidade caminhem juntos. Para 60% dos jovens, 54% da média gestão e 61% da alta liderança ser feliz com o que se faz é um importante motivador profissional.

Porém, será que isso é realmente possível?

Para o investidor Mark Cuban, nascido em uma família pobre de Pittsburgh, nos Estados Unidos, e hoje dono de um patrimônio líquido estimado em mais de 3 bilhões de dólares, não dá para coincidir as duas coisas – isso é uma ilusão.

O segredo do sucesso segundo o bilionário Mark Cuban

O segredo do sucesso segundo o bilionário Mark Cuban - Veja a principal dica de um bilionário para ter sucesso na carreira

Dono do time de basquete Dallas Mavericks e astro do programa de TV norte-americano “Shark Tank”, o executivo declarou em uma recente entrevista para uma série da Amazon que seguir a sua paixão é um péssimo conselho e “uma das maiores mentiras” sobre a vida profissional.

Isso porque o gosto por uma determinada atividade não implica que você será competente nela. “Eu adorava a ideia de ser jogador de basquete. Aí eu percebi que só conseguia jogar uma bola a 110 quilômetros por hora”, diz o bilionário. A velocidade obtida por um jogador profissional chega a quase 145 quilômetros por hora.

Cuban conta que existem “muitos assuntos:  pelos quais é apaixonado, mas que o verdadeiro fio condutor da sua carreira foram as atividades às quais ele naturalmente dedicava mais tempo da sua agenda.

“As coisas em que terminei sendo realmente competente eram aquelas em que eu me esforçava”, explica. “Muita gente fala sobre paixão, mas não é exatamente nisso que você deve se concentrar”.

Por isso, é melhor identificar o tipo de trabalho que mais exige o seu tempo e o seu esforço. “Tendem a ser as coisas em que você é bom”, argumenta Mark Cuban. E, quanto melhor você se torna em uma atividade, mais você tende a gostar dela.

“Para ser um dos melhores [na sua profissão], você precisa se esforçar”, afirma. “Então não siga a sua paixão, siga o seu esforço”. Segundo Cuban, esse princípio de sucesso funciona porque o esforço é “a única coisa na vida que se pode controlar”.

Boa sorte!

Rico Corretora

Crédito: Reprodução

Este texto é padrocinado pela Rico, uma corretora online, onde você consegue investir seu dinheiro, de maneira fácil e segura, a partir de R$ 30.

A corretora possui uma cartela de produtos que disponibiliza para seus investidores, de títulos de Renda Fixa (Tesouro Direto), Fundos de Investimentos até títulos de Renda Variável.

Além da plataforma de investimentos, a Rico possui um canal no youtube e um blog, ambos tiram dúvidas e te ajudam e organizar sua vida financeira!

Conheça a plataforma e comece a investir na Rico

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »