Com a disputa na Copa do Brasil, a liderança no Brasileirão e a classificação para a semifinal da Libertadores da América, a fase do Palmeiras está bem boa! Outro momento assim para o Palestra Itália acontecia há 17 anos, quando o Palmeiras chegava a uma semifinal de Libertadores, enfrentando o mesmo Boca Júniors com quem faz o confronto neste ano, na mesma fase decisiva do torneio.
- Saiba quais os times brasileiros campeões da Libertadores
- Quais são os times brasileiros com mais títulos?
Para quem não lembra, naquele ano muitos afirmam que Palestra Itália sofreu uma das maiores ‘garfadas’ de arbitragem (semelhante a do Corinthians e Boca, na Liberta de 2013.
Naquela época, jogando em La Bombonera contra o Boca Juniors, o time paulista conseguiu empatar por 2 a 2 com os argentinos, apesar de erros grosseiros do paraguaio Ubaldo Aquino.
No jogo da volta, o Palmeiras empatou pelo mesmo placar com o Boca em São Paulo, e a decisão terminou em 3 a 2, nos pênaltis.
Pensando neste tempo entre uma decisão e outra, elaboramos uma lista de acontecimentos e fatos de como era o mundo a última vez que o Palmeiras chegou a esta fase de decisão da Libertadores, contra o mesmo adversário. Torcemos aqui para que, agora, a decisão seja a favor dos palestrinos!
1. O técnico do Palmeiras era Celso Roth
Atualmente ele está sem clube. O último foi o Internacional
2. Felipão tinha sido chamado para assumir a seleção brasileira pela primeira vez, 2001
Ele conquistou a vaga depois de uma campanha exemplar do Cruzeiro na Copa Sul-Minas de 2001.
3. Brasil não tinha tomado 7 a 1
Na verdade, a seleção brasileira ainda era tetracampeã mundial! O Penta só veio ano seguinte.
4. FHC era o presidente do Brasil
A eleição do Lula só aconteceu um ano depois da disputa
5. O Papa ainda era João Paulo 2
De lá pra cá, a igreja católica teve como sucessor o Bento 16 e depois o atual Papa Francisco, eleito em 2013
6. No ano anterior, o Corinthians tinha acabado de conquistar o Primeiro Mundial de Clubes organizado pela Fifa
O polêmico torneio teve a primeira edição em 2000 e só voltou a ter um novo campeonato em 2005, disputado pelo São Paulo.
7. Zinedine Zidane tinha sido eleito melhor jogador do mundo
O português Luís Figo foi eleito o melhor jogador do mundo. Em segundo lugar, David Beckham; em terceiro, Raúl González.
8. Lionel Messi chegou ao time principal somente dois anos depois, em 2003
Já Cristiano Ronaldo iniciava sua carreira no Sporting, com apenas 17 anos.
9. O Bayern de Munique era o Campeão da Champions League
Além do Mundial Interclubes e Liga dos Campeões conquistado em 2001, o time alemão emendou um tetracampeonato no seu país, de 1998-1999 a 2002-2003.
10. O Dólar, na época, vinha de uma ascendente e custava R$ 2,5
Se a galera já achava que estava alto, imagina agora que bateu R$ 4,20.
11. Michael Schumacher estava no meio da sua carreira vitoriosa
Até então, ele tinha conquistado três dos sete títulos na Fórmula 1.
12. O Windows 2000 era o padrão
Este sistema não caiu no gosto do pessoal, que só ficou satisfeito com o Windows XP, lançado meses depois.
13. Não existia nenhuma rede social
Esquece Fotolog (2002), MySpace (2003), Orkut (2004) e Facebook (2004). A interação pela internet acontecia por meio de mensageiros como ICQ e Messenger (não o do Facebook).
14. O meme da internet era uma foto de uma coruja
A figura real de uma coruja-das-neves, de uma foto tirada pelo fotógrafo John White, em 2001, acabou se tornando, involuntariamente, um dos maiores memes da internet. E detalhe: sempre seguida pela expressão “O RLY?”, uma forma abreviada de se dizer “Oh, really” (na nossa lingua, a tradução se adapta mais como um “É mesmo?”). A foto, carregada de ironia, é típica de ser usada quando alguém nos conta algo muito óbvio. E foi assim que a figura da simpática coruja passou a ser usada e abusada na internet.
15. Os EUA ainda tinham as Duas Torres Gêmeas
E toda onda terrorista nos EUA não tinham iniciado.
16. Os grandes Blockbusters do ano
Velozes e Furiosos, Uma Mente Brilhante, Shrek foram alguns grandes filmes lançados em 2001. E você poderia assistir a todos alugando em uma Blockbuster, uma grande locadora de vídeos internacional que fechou, assim como quase todas as empresas do ramo.
17. O grande celular da época não era um iPhone
Líder de mercado, a Nokia manteve o design quadrado e foi o celular mais vendido da época. O Nokia 3330 adicionou uma agenda com até 100 contatos, incluiu um navegador WAP e contava com apenas um jogo, o da cobrinha. O iPhone só foi ser lançado em 2007.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso