Inscreva-se no Canal

Dicas para poupar dinheiro em tempos de crise

Economizar parece uma tarefa impossível em tempos de crise, principalmente quando o salário não é tão alto e as contas não param de chegar.

+ 10 dicas de como economizar e controlar suas finanças
+ Melhores aplicativos para organizar seu dinheiro

Mas se você vive adiando a ideia de poupar dinheiro por acreditar que não ganha o suficiente para isso, nós temos uma boa notícia: dá sim pra economizar mesmo quando o salário parece evaporar no fim do mês.

Faça um registro financeiro

Dicas para poupar dinheiro

Identifique onde você gasta a mais e anote todas as despesas. Coloque no papel o quanto você ganha, as dívidas e a quantia que você pretende guardar. Não se esqueça de tomar nota mesmo das despesas pequenas, como a conta do café, por exemplo. No fim do mês, analise os registros para descobrir por onde o dinheiro está indo embora.

Olhe o seu extrato toda a semana

Dicas para poupar dinheiro

Essa dica está diretamente relacionada com a anterior. Quando você analisa o seu extrato, consegue enxergar para onde o seu dinheiro está indo e com qual frequência ele desaparece da sua conta bancária.

Saiba fazer escolhas

Dicas para poupar dinheiro

Para poupar você deve saber que é preciso fazer escolhas. Quando você identificar em qual segmento gasta mais dinheiro, vai precisar ter maturidade para ver se o gasto é realmente necessário ou se é um luxo. Por exemplo: você anda gastando muita grana para comer não por necessidade, mas por preferir restaurantes mais caros e por comer nesses lugares mais vezes na semana.

Então, corte os gastos optando por restaurantes mais baratos ou por cozinhar em casa com uma frequência maior.

Aprenda a usar o cartão de crédito

Dicas para poupar dinheiro

Provavelmente você está pensando que sabe usar o cartão de crédito. A gente não desacredita, o problema é que muitos brasileiros acreditam que têm o controle quando, na verdade, estão criando dívidas em vez de usar o cartão como um aliado.

Concentre todos os gastos em apenas uma fatura para facilitar a visualização das suas dívidas e tente negociar a anuidade com o seu banco. Evite pagar o valor mínimo da fatura – isso pode parecer tentador, mas os juros são astronômicos.

Programe o pagamento para cinco dias depois que você receber o salário. Desse jeito, se o dinheiro demorar para cair na sua conta, você não vai pagar os juros altíssimos que os bancos cobram pelo atraso.

Use transporte público

Dicas para poupar dinheiro

Dá pra economizar uma grana pegando ônibus e metrô, principalmente se você morar em uma cidade com bastante linhas espalhadas pelos centros empresariais. Se você trabalhar perto de uma estação de metrô, por exemplo, mas não morar tão perto de uma, pode tentar estacionar o carro o mais perto possível e fazer o resto do trajeto em um transporte público.

Faça listas

Dicas para poupar dinheiro

Coloque no papel tudo o que você quer conquistar e em qual prazo você quer alcançar esses objetivos. Por exemplo: você quer comprar um carro no ano que vem? Então, coloque o carro como uma meta e indique em qual mês gostaria de realizar esse sonho. Faça o mesmo para compras menores, como roupas e itens do supermercado.

Quando você ponderar e listar tudo vai diminuir os gastos com coisas supérfluas. Quando você ver o que quer no papel, vai pensar antes de comprar.

Espere um dia antes de fazer uma compra

Dicas para poupar dinheiro

Quer comprar uma calça jeans nova, um tênis ou um jogo? Mesmo se você viu o produto em uma loja no shopping e a oferta pareceu tentadora demais, espere um dia antes de comprar para ter certeza que você realmente quer ou precisa dele.

Pague tudo no dinheiro

Dicas para poupar dinheiro

Se você quer economizar por um curto período e precisa de grana no próximo mês, não saia de casa com o cartão e pague tudo no dinheiro. Desse jeito, você vai visualizar a grana indo embora e vai se controlar para não realizar compras maiores.

Peça desconto

Dicas para poupar dinheiro

Não tem que ter vergonha. Peça a primeira vez e, se ouvir um não, peça a segunda e sugira o pagamento à vista. Se mesmo assim você não conseguir um desconto, peça para falar com o gerente. Se o gerente disser que o sistema não permite desconto, peça para dar uma olhada com ele nas condições de pagamento fornecidas pelo sistema. Não há vergonha alguma nisso e você com certeza vai economizar uma grana!

Outra dica: não pergunte “tem desconto?”, pergunte: “qual é o desconto?”. Desse jeito você já induz o vendedor a te dar uma resposta positiva.

Evite todo e qualquer desperdício

Dicas para poupar dinheiro

A comida que sobra na geladeira, a luz que fica acesa durante o dia e a torneira da pia que fica pingando por um minuto fazem uma diferença enorme no seu orçamento. Então, não compre além do necessário e corte qualquer desperdício que faça parte do seu dia a dia.

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »