Filmes para conhecer Clint Eastwood

clint-eastwood

Um olhar carrancudo, cara de poucos amigos e uma carreira impressionante. Clint Eastwood não só marcou gerações com seus filmes como também virou sinônimo de um estilo de vida.  Mas você conhece bem a obra do ator e diretor nos cinemas?

+ 7 ensinamentos de Clint Eastwood para homens

+ 7 filmes que todo homem deveria ver (mas não viu)

O cara começou como figurante e, quando estava prestes a abandonar a carreira, recebeu o convite do diretor italiano Sergio Leone para estrelar um filme de Velho Oeste. Sem nada a perder, aceitou a proposta e virou referência no revival do gênero durante os anos 70.

Durante as próximas duas décadas vivou como ator até começar dirigir seus primeiros filmes. Junto com a direção começou a colecionar estatuetas do Oscar e consagrou-se de vez como uma lenda viva do cinema.

Separei alguns filmes obrigatório para quem quiser entender um pouco das muitas faces de Clint Eastwood. Confira:

“Por um punhado de dólares” (1964)

A-Fistful-of-Dollars

Clássico obrigatório de faroeste.  O filme marca a primeira parceria entre Sergio Leone, um dos maiores diretores do gênero, com Ennio Morricone, um dos maiores compositores de músicas nos filmes de bang-bang.

Na trama, Clint interpreta um cowboy que chega em uma cidade dividida entre duas facções poderosa. Para ganhar dinheiro, ele aceita trabalhar para as gangues rivais, mas acaba colocando uma contra a outra. É um filme com um ritmo diferente dos de hoje em dia, mas vale muito a pena para entender um pouco mais de Western.

“Dirty Harry – Perseguidor Implacável” (1971)

dirty-harry

Dirty Harry talvez seja o maior personagem de Clint Eastwood no cinema. O ator fez cinco filmes onde interpreta o policial Harry Callahan, um homem que não pensa duas vezes antes de ultrapassar os limites da lei para fazer justiça com as próprias mãos.

O primeiro filme, “Perseguidor Implacável”, é o melhor do quinteto e foi inspirado no caso real do assassino do Zodiáco. Na trama, o tira tem que capturar um serial killer que chantageia a prefeitura pedindo 100 mil dólares, senão irá matar uma pessoa por dia. Vale pela frase “Vá em frente punk, faça o meu dia.”

“O Destemido Senhor da Guerra” (1986)

heartbreakridge3

Esta é uma das poucas comédias no currículo de Clint Eastwood, mas não pense que o filme é uma pastelão. Ele consegue dosar o bom humor com alguns bons momentos de tensão.

Clit interpreta Tom Highway, um sargento veterano que é transferido para treinar um grupo de recrutas que não tem vocação para o exército. Este também foi um dos primeiros papéis do ator como um cara mais velho e carrancudo. Figura que ele repete bastante até hoje.

Os Imperdoáveis (1992)

unforgiven-original

O último – e ouso dizer, melhor – filme de Velho Oeste de Clint Eastwood. O sucesso do longa foi tanto, que rendeu ao ator os seus primeiros prêmios Oscar por Melhor Diretor e  Melhor Filme, além de uma indicação a Melhor Ator.

Bill Munny (Clint Eastwood),é  um pistoleiro aposentado que volta ativa quando lhe oferecem uma recompensa para matar os homens que cortaram o rosto de uma prostituta. Acompanhado de dois velhos parceiros, ele deve enfrentar outros caçadores de recompensa e um xerife sem escrúpulos para terminar o serviço.

As Pontes de Madison (1995)

the-bridges-of-madison-county-original

Outro ponto fora da curva na carreira de Clint Eastwood: Um romance. Como sempre, as características dos filmes do cara aparecem: uma história reflexiva sobre os rumos da vida após nossas escolhas.

O longa começa com a morte de Francesca Johnson, uma proprietária rural. Enquanto ainda guardam luto, seus filhos descobrem que a mãe se envolveu amorosamente com um fotógrafo (Clint Eastwood), quando a família se ausentou de casa por quatro dias.

Sobre Meninos e Lobos (2003)

mystic-river-2003-12-g

O meu filme favorito do Clint Eastwood. Este longa vem como uma pedrada no peito, ao apresentar um mundo palpável, onde a realidade é cruel e impiedosa. Para completar, uma das melhores atuações da carreira de Sean Penn.

Quando pequenos, três meninos eram inseparáveis até que um deles é sequestrado por dois homens pedófilos. Anos depois, os amigos de infância se reencontram, após a filha de um deles ser assassinada.

Menina de Ouro (2004)

342511

Este filme talvez tenha sido uma das grandes consagrações de Clint em Hollywood. O filme foi o grande vencedor do Oscar de 2005, levando 5 prêmios: Melhor Filme, Diretor (Clint Eastwood), Atriz (Hilary Swank) e Ator Coadjuvante (Morgan Freeman). Um verdadeiro nocaute nos concorrentes.

Na história, Clinte interpreta Frankie Dunn um treinador de boxe que desistiu de sua carreira e vive de trabalhar com lutadores medíocres. Até que um dia conhece uma garota que insiste para que ele a treine. Apesar de ter uma história parecida com todos os filmes de esporte que existem, este sai da média com algumas decisões corajosas de roteiro.  Uma bela obra da sétima arte.

Bons filmes que ficaram de fora: “Um mundo perfeito” (1993), “Gran Torino” (2008) “Invictus” (2009), “Os Guerreiros Pilantras” (1970), “Na linha de foto” (1993) e “Fuga de Alcatraz” (1979).

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »