Quase todo mundo gosta da franquia Velozes e Furiosos. Seja pelos carros, pela ação ou pelas muitas cenas surreais, sempre que sai um novo filme nós ficamos ansiosos para acompanhar as corridas eletrizantes com Dom Toretto e sua galera. É o caso agora, com o lançamento do 9º filme da saga. Mas você sabia que existe uma ordem certa para ver Velozes e Furiosos?
Antes de partir para o cinema para assistir o novo filme, aprenda a ordem cronológica dos acontecimentos de todos os filmes Velozes e Furiosos. Sim, a história se desenvolve de maneira diferente do que a ordem de lançamento dos longas. Veja a seguir.
Velozes e Furiosos (2001)
O primeiro Velozes e Furiosos apresenta Dom e Brian, inimigos que viram amigos ao longo dos filmes. Apesar de ter sido lançado em 2001, o Desafio em Tóquio mostra que, na verdade, o filme se passa em 2004.
+ Velozes + Furiosos (2003)
O segundo filme da franquia se passa em Miami e é focado em Brian. Agora como ex-policial, ele tenta ganhar a vida com corridas de rua. Em + Velozes + Furiosos, Roman Pierce, amigo de infância de Brian, e o mecânico Tej Parker são introduzidos à história.
Velozes e Furiosos 4 (2009)
Em Velozes e Furiosos 4, Brian e Dom se juntam novamente, mas dessa vez com Letty, Tego Leo, Rico Santos, Cara e Han Lue. Neste filme, Don acaba sendo pego pelo FBI e condenado a 25 anos de prisão. Claro que seus amigos vão tentar de tudo para resgatá-lo da cadeia.
Velozes e Furiosos 5: Operação Rio (2011)
Desta vez ambientado no Rio de Janeiro, Velozes e Furiosos 5 introduz Luke Hobbs (Dwayne ‘The Rock’ Johnson) à história. Dom e Brian, com a ajuda da policial Elena Neves, fogem de Hobbs e tentam roubar dinheiro do senhor do crime, Hernan Reyes.
Velozes e Furiosos 6 (2013)
Após o bem sucedido roubo no Rio de Janeiro, o 6° filme começa com os personagens vivendo a melhor vida de ricos. Brian e Mia têm um filho, Jack, e Dom e Elena estão juntos. Como a vida em paz pode ser tediosa, Hobbs convence Dom a capturar Owen Shaw, um ex-soldado de operações especiais.
Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio (2006)
O Desafio em Tóquio é o filme que quebra a ordem de longas da franquia. Neste Velozes e Furiosos, Sean Boswell conhece Han e começa a participar de corridas de drift em Tóquio. Lá, Han acaba sendo assassinado – o que depois descobrimos que foi pelas mãos de Deckard.
Velozes e Furiosos 7 (2015)
É a sequência direta da história mostrada no filme Desafio em Tóquio. Assim, o principal conflito do filme é Deckard Shaw se vingando de Dom e sua equipe. Velozes e Furiosos 7 ficou eternizado como o último filme com a participação de Brian (Paul Walker), que morreu durante as gravações.
Velozes e Furiosos 8 (2017)
O 8° filme da franquia apresenta uma nova vilã, Cipher (Charlize Theron). Numa série de eventos seguindo a saída de Brian, Cipher captura o filho de Elena e Dom. Com a sua equipe, Dom consegue bolar um plano secreto para resgatá-lo, mas algumas coisas dão errado durante o resgate.
Agora que você já sabe tudo sobre a cronologia correta de Velozes e Furiosos, volta aqui quando assistir ao 9° filme para comentar o que achou sobre o lançamento.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso