7 ensinamentos de Clint Eastwood para homens

Reprodução

Nunca escondi de ninguém a minha admiração por Clint Eastwood. O cara durão, de poucas palavras e grunhidos conhecidíssimos, sempre me fascinou por seu modo firme e correto de lidar com as coisas, além de manter sempre a frieza, por pior que pareça a situação.

Bem próximo dos seus 83 anos de vida (completos em 31 de maio), o ator/diretor que imortalizou personagens machões – como o Pistoleiro sem nome (Trilogia dos dólares, com Sergio Leone) e Dirty Harry -, também soube encontrar a sensibilidade e mostrar uma visão delicada da vida – assim como em As Pontes de Madison, Menina de Ouro e Gran Torino.

Tudo isso sem garantir a alcunha de machista inveterado ou mesmo ter sua masculinidade arranhada. É por essa e outras que reunimos os 7 ensinamentos de um dos maiores durões da história do cinema. No final, confira suas mais célebres frases.

#1 Seja homem e faça o que deve ser feito


“Vivemos numa geração meio mariquinha, todo mundo diz: “Vamos lidar psicologicamente com isso?”. Naquela época, você simplesmente sentava o pau e resolvia na porrada. Mesmo que o cara fosse mais velho e fortão, pelo menos você era respeitado por encarar a briga, e te deixavam em paz“.

“Não sei se dá para dizer exatamente quando começou essa geração mariquinha. Talvez tenha sido quando as pessoas começaram a se perguntar sobre o sentido da vida.” (Clint Eastwood)

Somos podados, ao longo da vida, a tomar atitudes amenas, viver uma vida amena e, sem querer, acabamos não nos expressando como deveríamos. Há momentos na vida em que o pau deve ser batido na mesa, em que você deve tocar um foda-se no seu emprego de merda ou no relacionamento em que um não sentem mais tesão pelo outro, se traem, se odeiam, mas estão ligados por causa da rotina, do medo de encarar a vida sozinha ou mesmo pelo que os outros vão dizer.

#2 Cada um com a sua e liberdade sexual para todos
7 ensinamentos de Clint Eastwood 20
Ilustração: Papo de Homem

“Esse povo que fica fazendo muito barulho com a coisa do casamento gay? Eu estou pouco me fodendo para quem quer casar com quem. Nós estamos fazendo muito barulho por coisas pelas quais não deveríamos fazer, eles ficam tagarelando sobre essa coisa de santidade. Não me venha com esta merda! É só dar a todos a oportunidade de viver como eles bem entendem”. (Clint Eastwood)

Republicano e conservador, Clint Eastwood nunca escondeu suas convicções políticas. Apesar disso, soube, como ninguém, respeitar as opções dos outros. Como não tinha saco para discussões longas e debates complexos, expressava-se do melhor jeito de seus papeis no cinema. Não precisava concordar, bastava respeito mútuo e bom senso.

#3 Saiba lidar com as perdas e siga em frente
tumblr_m7we86I5i51qzvsmdo1_500

“Meu pai morreu subitamente aos 63 anos. Simplesmente caiu morto. Por muito tempo, me perguntava: Por que não joguei mais golfe com ele? Por que não passei mais tempo com ele? Mas quando se está tentando fazer sucesso, a gente ignora essas pequenas coisas. Isso te dá um certo arrependimento mais tarde, mas não há nada que se possa fazer. Você simplesmente segue em frente”. (Clint Eastwood)

Refletir sobre perdas e erros é importante para que eles não voltem a acontecer. Mas, parar a vida em função disso é besteira. Como diz o bordão: Levante, sacode a poeira e dê a volta por cima!

#4 Mulheres gostam de homens com atitude, não de admiradores
7 ensinamentos de Clint Eastwood 5

“Existe um milhão de versões do Sr. Certinho. Os bons moços vêm e vão, mas Bogart, os Cagney, os Gable, os Wayne, todos os bad boys realmente sabiam tratar as mulheres. Acho que as mulheres sonham com um sujeito que não as deixe se safar quando perdem a linha”. (Clint Eastwood)

Quantas de suas namoradas ou amigas trocaram você ou um cara bonzinho por um bad boy? A explicação disto não é porque elas são masoquistas e gostam de sofrer e, simplesmente, porque elas querem homens com atitude a quem possam admirar. Você pode ser o amigo perfeito e eternamente apaixonado por ela, mas se não impor respeito e determinar limites, não vai conquistá-la de verdade.

#5 Dê o seu melhor em tudo e não espere recompensa por isso
7 ensinamentos de Clint Eastwood 4

“Menina de Ouro ganhou o Oscar. Foi legal, foi ótimo. Mas não dá para se impressionar com isso. Muitíssimos filmes bons não ganharam o Oscar, então isso não tem muita importância. Cartas de Iwo Jima foi indicado ao Oscar. Não ganhamos, mas aquele filme era o melhor que eu poderia fazer. Será que ele merecia menos do que algum outro filme? Mas há outros aspectos que entram em jogo. No final, você tem simplesmente que ficar feliz com o que fez”. (Clint Eastwood)

Reconhecimento é uma coisa dura de atingir, principalmente neste mundo competitivo em que vivemos. O negócio é não amolecer, sempre dar o seu melhor e poder, no futuro, se orgulhar do que fez. Não há dinheiro e reconhecimento que pague isso.

#6 Não pense muito, vá lá e faça!
tumblr_lrsz9dRD2m1qm1975o1_500-1

“Não, eu não tenho que treinar aquele grunhido. Simplesmente vou lá e faço. Quando você está no personagem, você está no personagem. Não fico pensando: Vou grunhir aqui, ou vou gemer ali”. (Clint Eastwood)

Você perde muito tempo na vida pensando nas consequências de seus possíveis atos, de como achar a forma perfeita de fazê-lo, no que as pessoas ao seu redor vão pensar e, quando vai perceber, são tarde demais para realizar os seus sonhos ou projeto de vida. Não hesite, faça! Não deixe pra depois, aja agora!

#7 A atração passa, o amor fica
7 ensinamentos de Clint Eastwood 6

“Você precisa conhecer alguém realmente, ser amigo de verdade. Minha mulher é a minha melhor amiga. É claro que eu me sinto atraído por ela, mas não se trata disso. Já me senti atraído por outras pessoas, mas depois de um tempo não conseguia mais suportá-las”. (Clint Eastwood)

Você vai passar por provações e tentações ao longo da vida, precisa saber controlá-las. O mulherengo Clint não é propriamente o cara certo para falar de fidelidade. Mas, uma coisa ele descobriu com o tempo é saber separar muito bem tesão de um sentimento verdadeiro. Antes de fazer qualquer merda, tenha consciência dos riscos que vai correr para depois não ficar choramingando pelos cantos.

#[Bonus] Frases famosas de Clint Eastwood

– “Fui aconselhado a não fazer praticamente nada do que fiz até hoje”.

– “Meu pai sempre me disse que não se consegue nada em troca de nada, e, embora eu fosse um rebelde, nunca me rebelei contra isso”.

– “Só existe um modo de ter um casamento feliz e, assim que eu descobrir qual é, casarei de novo”.

– “Sempre me considerei individualista demais para ser de direita ou de esquerda”.

– “Eu não acredito no pessimismo. Se algo não vem do jeito que você quiser, vá em frente. Se você acha que vai chover, vai”.

– “Eu tenho uma política de controle muito rigorosa de armas: se há uma arma por perto, eu quero estar no controle dela”.

– “Eu nunca conheci um gênio. Um gênio para mim é alguém que faz bem algo que ele odeia. Qualquer um pode fazer bem algo que ele ama – é apenas uma questão de encontrar o assunto”.

– “Os homens devem saber suas limitações”.

– “Às vezes, se você quiser ver uma mudança para melhor, você tem que levar as coisas em suas próprias mãos”.

– “Respeite seus esforços, o respeito a si mesmo. O auto-respeito leva à auto-disciplina. Quando você tem ambos firmemente sob seu cinto, você consegue ter o poder real”.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »