Cheiro ruim no pênis: o que pode ser e como tratar

Cheiro ruim no pênis: o que pode ser e como tratar

Normalmente, você não se preocupava tanto com o seu pênis mas, de uns tempos pra cá, algo passou a te incomodar. Bom, um dos sinais que a região íntima masculina dá quando algo está errado é a mudança de cheiro. O odor forte pode ter diferentes causas, mas, de maneira geral, todas elas merecem uma consulta médica.

Então, enquanto você não marca um médico, nós selecionamos as principais causas e sintomas de um problema mais grave de cheiro ruim no pênis, se liga:

Cheiro ruim no pênis: causas

Cheiro ruim no pênis: o que pode ser e como tratar

Reprodução

Infecção fúngica

O urologista Guilherme Leme, especialista em saúde masculina e fertilidade, explica que, como há elevadas temperatura e umidade na região íntima masculina, a maior parte das infecções locais é de natureza fúngica, como a candidíase. “A candidíase peniana se comporta de maneira diferente da candidíase vaginal, restringindo-se, na maioria das vezes, à região do prepúcio”, explica o especialista para o portal Vix.

Casos assim são chamados de balanopostite e causam vermelhidão, ardência, descamação e até mesmo fissuras na pele. Nos casos em que esta resposta inflamatória é muito intensa, o mau odor pode se instalar em função da produção de secreção e a degradação da pele.

“É importante ressaltar a importância da consulta médica, uma vez que, nestes casos, a solução para o mau cheiro é o tratamento da doença, e não a intensificação da higiene, como intuitivamente pensaríamos”, completa.

DSTs

Doenças Sexualmente Transmissíveis, como a gonorreia, por exemplo, podem gerar corrimento peniano amarelado e cheiro ruim no pênis. É comum que haja outros sintomas associados, como desconforto ao urinar ou ejacular e dor nos testículos.

Infecção urinária

O mau cheiro também pode ser causado por uma infecção no sistema urinário, e não necessariamente no pênis e testículos. Nesses casos, a urina tende a ter cheiro mais forte e também são percebidos sintomas como ardor ao urinar e vontade contínua de urinar.

A infecção urinária também pode estar relacionada à uretrite, a inflamação de origem infecciosa da uretra que pode causar saída de secreção com cheiro forte.

Falta de higiene

O acúmulo de suor e a descamação da pele da região peniana podem deixar uma substância esbranquiçada, chamada esmegma, que tem odor forte.

Para evitar maus odores, é importante lavar o pênis por completo durante o banho. A pele do prepúcio deve ser retraída para exposição completa da glande e a limpeza deve ser feita com água corrente e abundante.

O uso de sabonetes na região da glande não deve ser exagerado para não haver eliminação das defesas da flora bacteriana natural. Depois do banho, é importante secar bem o pênis e os entornos e, se possível, deixar a pele “respirar” por alguns minutos antes de colocar as roupas.

Muitos homens possuem excesso de pele no genital (o chamado prepúcio), o que torna a retração um pouco difícil, principalmente quando o prepúcio não apresenta elasticidade suficiente para a completa exposição da glande (quadro que caracteriza a fimose). Nestes casos, a higiene adequada será impossível, e as chances de instalação de doenças inflamatórias e infecciosas aumenta bastante. Quando isso acontece, acaba sendo necessário a realização da postectomia (a cirurgia em que se retira o excesso de prepúcio para tratamento da fimose).

Tratamento para mal

Cheiro ruim no pênis: o que pode ser e como tratar

Reprodução

Se você está sentindo alguma mudança de odor ou instalação de mau cheiro, vá ao médico – principalmente quando houver alterações visíveis associadas, como feridas, nódulos, sangramento ou secreção. Geralmente, as infecções são tratadas com medicamento antibiótico, assim como algumas DSTs, como a gonorreia. Então, pegue o telefone e ligue para um especialista!

Curtiu esse conteúdo irado que você acabou de ler?

Então se liga na novidade massa que eu tenho pra te contar: depois de colocar nosso livro nos mais vendidos da Amazon, a gente ACABOU de lançar o nosso SEGUNDO livro.
E esse vai ser um livro DIGITAL, o famoso ebook.

Acabou de sair do forno o “Seja O Cara: O Manual Do Homem Confiante Na Cama”.

É um papo de brother pra brother pra gente falar sobre as coisas que seus amigos da zuera não falam… como se tornar mais confiante na cama e resolver problemas que te atrapalham com sua parceira: Falta de confiança, ejaculação precoce, disfunção erétil e um monte de coisa que a gente cria na nossa cabeça porque ninguém toca nesse assunto.

O livro acabou de ser lançado eu tenho belo presente pra você, a gente decidiu fazer um desconto especial de lançamento.

Mas preciso te dizer algo MUITO IMPORTANTE: Esse desconto de mais de 30%, é por tempo EXTREMAMENTE limitado.

Na próxima segunda-feira 17/12 o preço vai voltar ao valor original do livro.

Então não dá bobeira não! Se você quer se tornar um cara mais confiante na cama e ainda garantir esse desconto de lançamento a hora é agora!

Clica aqui no Link e confira tudo sobre o Livro!

Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »