Inscreva-se no Canal

Dicas pra você curar a ressaca e ficar pronto para a próxima

A ressaca é aquela companhia desagradável que você tem que aguentar porque gosta da pessoa que a trouxe para a festa.

+ Descubra receitas pra curar a ressaca

Toda vez, a gente torce pra ela não aparecer mas ela insiste em marcar presença e não ir embora depois que a festa acaba. Sabe aquela visita que fica depois do parabéns, pede pra dormir no sofá e não se toca que você quer privacidade no dia seguinte?

A ressaca é pior porque não adianta expulsar ela de casa. Aliás, se você ficar nervoso tudo piora. Então, pra tentar te ajudar a se livrar dela de um jeito prático, separamos truques rápidos que vão te deixar pronto para a próxima.

Hidratação é fundamental

Dicas pra você curar a ressaca e ficar pronto para a próxima

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Se você não usou a dica básica de todo bebedor profissional e não intercalou os copos de cerveja com copos de água, é hora de correr atrás do tempo perdido e manter seu corpo hidratado.

Uma boa dica é dormir com uma garrafa de água do lado da cama pra ter forças de beber líquido quando acordar de madrugada sem precisar ir até a cozinha. No dia seguinte, para eliminar as toxinas do excesso de álcool e evitar a distração, continue mandando água pra dentro do corpo – mesmo se você estiver enjoado – e experimente tomar sucos.

Uma boa receita é bater 1 couve pequena com 1 maracujá e 200 ml de água para desintoxicar e manter o corpo hidratado.

Coma mesmo quando estiver enjoado

Dicas pra você curar a ressaca e ficar pronto para a próxima

Comer pode horrível quando a ressaca bate e o estômago embrulha. Mas ficar sem comer é pior ainda.

Então, para não sofrer, coma alimentos que peguem leve com seu estômago e reduzam a náusea. Um chá de gengibre, por exemplo, pode parecer uma péssima ideia mas ele vai acalmar o seu estômago e até abrir o apetite.

A recomendação dos especialistas é comer frutas que estimulem a produção de muco estomacal como, por exemplo, a banana. Ela engrossa a barreira de muco no estômago e protege ele contra o ácido gástrico que causa azia. Mas lembre-se: fuja da banana nanica porque ela pode piorar ainda mais a irritação.

Tomates também são excelentes para evitar que você perca glicose enquanto seu fígado tenta metabolizar o álcool. Se você estiver muito enjoado, coma alcachofra e limão para acelerar o metabolismo.

Para dar uma força para o seu fígado, coma aspargo. Ele é rico em aminoácidos e minerais que reduzem a toxicidade das células e também é diurético, ou seja, vai te fazer eliminar bastante toxinas e purificar seu corpo.

Quando estiver pensando no cardápio do almoço, opte por alimentos leves e de fácil digestão. Escolha pratos repletos de proteína magra e ingredientes com pouca gordura, como claras de ovos ou iogurte grego natural.

O mais importante é não deixar de comer: você precisa de comida para restaurar a glicose do sangue e permitir que seu corpo volte a funcionar normalmente.

Muita gente diz que comer comida gordurosa é excelente pra curar a ressaca: isso é mentira. Uma alimentação pesada só vai contribuir com a azia e a dor de estômago que você quer combater.

Aquela história de que a ressaca se cura com mais bebida alcoólica também não é verdade. Na hora, vai parecer uma boa ideia mas, depois, você vai sofrer dobrado.

Acelere o metabolismo fazendo exercícios leves

Dicas pra você curar a ressaca e ficar pronto para a próxima

Malhar pesado com ressaca não é uma boa ideia porque seu corpo já está desidratado. Nesse caso, o melhor é fazer exercícios leves, como caminhar na rua ou andar de bicicleta. Você precisa aumentar a circulação e a freqüência cardíaca, mas sem forçar a barra, afinal, transpirar demais pode te fazer perder ainda mais líquido e piorar a ressaca.

Então, em vez de caminhar com uma garrafinha de água, tente se hidratar com água de coco porque ela possui baixos níveis de açúcar e te ajudar a restaurar os eletrólitos.

Cuidado com os remédios

Dicas pra você curar a ressaca e ficar pronto para a próxima

Quando escolher o analgésico pra te salvar da dor de cabeça, opte por um anti-inflamatório não esteróide. O ibuprofeno e a aspirina são ótimas opções, mas fuja do acetaminofeno – o Tylenol – porque sua combinação com álcool pode prejudicar ainda mais o seu fígado.

Tome cuidado também com o antiácido. O Alka-Seltzer é um antiácido efervescente que pode irritar o seu estômago por causa do bicarbonato de sódio, ingrediente ativo, que neutraliza o ácido estomacal mas piora o quadro envolvendo outros, como o ácido cítrico.

Apesar de ser tentador beber uma garrafa inteira de café, é melhor evitar a cafeína porque ela pode aumentar ainda mais a desidratação, piorar a dor de cabeça e agravar problemas no estômago.

E, por fim, tente dormir. Por mais difícil que possa parecer encarar um sono tranquilo nas primeiras horas, se esforce. Dormir vai ajudar seu corpo a se recuperar e, dessa forma, você não vai sentir tanto os efeitos da ressaca.

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »