Eu sei que você pode ter medo de parecer carente, ou até de ser visto como alguém que quer as coisas “rápido demais” quando pedir a garota em namoro ou falar que gostaria de ter algo mais sério com ela. Isso é bastante comum nos dias de hoje: as pessoas mais jovens que entram em relacionamentos têm medo de que a introdução de expectativas ou diretrizes em um relacionamento matará a diversão. A ideia de relacionamento sério erroneamente, e infelizmente, vem acompanhada da ideia errada de compromisso. As pessoas parecem ter desaprendido o que é amar e se envolver, e parecem ter esquecido que se comprometer não é algo ruim – pelo contrário, é o que sustenta os relacionamentos.
Achar o contrário é um absurdo total. Porém, enquanto criar expectativas é um dos problemas prejudiciais em todo relacionamento, não ter expectativas também é uma idéia terrível. É claro que é impossível prever completamente as atitudes da outra pessoa, mas não saber ao menos o que esperar dela torna qualquer relacionamento complicado.
O medo de encarar um relacionamento sério
Dá pra ser muito feliz sozinho, sim. Mas também dá pra ser absurdamente feliz acompanhado de alguém, então, antes de tudo, é importante se libertar da ideia de que relacionamento é uma prisão, e prestar bem atenção para ver se a outra pessoa também entende isso. Ter alguém para te apoiar, com a garantia de que essa pessoa vai estar do seu lado quando você precisar, tanto fisicamente quanto emocionalmente, é incrível. Então, se dê essa chance e não tenha medo de tentar.
E, no fim das contas, se você não está disposto a dizer ou a fazer coisas que possam assustar sua parceira, você nunca vai chegar a lugar algum em seus relacionamentos, afinal, novidades assustam, mudanças também, e todo relacionamento feliz também é construído com esses dois pilares. Você deve ter coragem e estar disposto a dizer o que está em sua mente, mesmo que vá balançar o barco um pouco. Caso contrário, você nunca, por exemplo, comprará uma casa ou vai embarcar em uma mudança com a sua futura namorada ou esposa, nem tentará possíveis coisas estranhas ou não convencionais que deseja fazer, e, acima de tudo, não vai conseguir falar e expressar emoções profundas que são fundamentais para manter qualquer tipo de namoro funcionando. Então, que tipo de relacionamento seria esse?
Mas vamos supor que seu medo não é violar essa regra silenciosa estúpida dos relacionamentos atuais – a de “não se apegar”, então ,você tem medo do que? De expor seus desejos verdadeiros e ouvir um não? Você tem medo da rejeição?
Amigo, você precisa encarar que essa é uma possibilidade que você precisa lidar. Apenas cresça e encare seus medos – e essa não é uma dica apenas para seus relacionamentos, ela é uma dica para tudo na sua vida: pare de esperar as coisas caírem do céu e as pessoas tomarem decisões por você. Tenha atitude e tome suas próprias escolhas.
A possibilidade de rejeição
A rejeição é uma droga. Mas você deve abraçar a ideia de ser rejeitado, porque quanto mais cedo isso acontecer, mais cedo você vai poder seguir a sua vida e ter a chance de ser feliz com outra pessoa. Afinal, a menos que vocês dois estejam sozinhos em uma remota ilha do deserto cercada por águas infestadas de tubarões, provavelmente haverá outra pessoa que, de fato, estará disposta a namorar. A rejeição pode doer, mas é melhor tomar uma atitude e seguir em frente do que ficar estacionado no mesmo lugar.
Eu sei que não é fácil, todo mundo já passou por isso e sofreu por isso, mas é a experiência que te faz aprender e que te torna mais forte. Pode ser que você tenha a certeza absoluta que a garota vai querer namorar com você e, na hora H, escutar um “não”. Isso acontece! Às vezes, nós lemos sinais de maneira errada e acreditamos que tudo faz parte de uma história bolada pela nossa cabeça, mas a realidade é que cada pessoa é uma pessoa e ninguém é obrigado a retribuir seus sentimentos.
E, por outro lado, se você não tiver coragem de ouvir um “não”, também nunca vai ouvir um “sim”, afinal, você nunca vai fazer a pergunta e, infelizmente, muitas garotas ficam com medo de tomarem a decisão por si só e lançarem a pergunta. Digo infelizmente porque a nossa sociedade ainda é muito atrasada quando o assunto é “quem deve dar o primeiro passo, o homem ou a mulher?”. Muitas mulheres ficam com medo de perguntar se o homem quer namorar porque o mundo não enxerga isso muito bem: quantas vezes você já não ouviu um cara falar algo como “nossa, aquela garota era louca e estava doida por mim, me pediu em namoro depois de um mês que a gente ficou, eu fugi, é claro”? Infelizmente, mulheres que tomam as rédeas do relacionamento e fazem a pergunta são vistas como mulheres carentes e desesperadas e, por isso, muitas mulheres ficam com medo de perguntar e aguardam o homem lançar a pergunta.
Então, pense assim: você e a garota podem estar afim de namorar, mas se nenhum dos dois tiver a coragem de perguntar, é bem provável que vocês acabem se afastando ou que ela conheça outra pessoa e se relacione com outros homens, afinal, vocês não tem um compromisso – e, assim, a oportunidade de vocês serem felizes juntos pode acabar passando.
É isso que você quer?