Inscreva-se no Canal

7 dicas para ser mais objetivo e claro no seu dia a dia

A falta de objetividade na sua vida e até no seu discurso pode atrapalhar suas relações, te prejudicar profissionalmente e até acabar com o seu namoro ou casamento. Não conseguir ser assertivo, transmitir segurança no que diz e clareza no diálogo é um problema que pode estar impactando a sua vida negativamente sem que você perceba.

Quantas vezes, por exemplo, você já foi mal interpretado ou entrou em uma briga porque a outra pessoa simplesmente não entendeu o que você queria dizer? A falta de objetividade, inclusive, pode te fazer parecer inseguro, arrogante e até mesmo insensível.

Sem contar, é claro, que muitas vezes a falta de objetividade esvazia seu discurso e seus argumentos e, consequentemente, as pessoas que te escutam passam a te ignorar ou simplesmente não valorizar o que você diz.

Quer aprender como se livrar desse problema? Veja nossas 7 dicas para ser mais objetivo e claro no seu dia a dia:

Saiba o que você vai falar

7 dicas para ser mais objetivo e claro no seu dia a dia

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Pensar antes de falar é fundamental. Sua mãe já deve ter te dito isso centenas de vezes, e você já deve ter cansado de ouvir as pessoas afirmarem a mesma coisa. Então, por que você ainda não colocou essa dica em prática?

Quando você pensa no que vai falar, consegue alinhar o raciocínio e aumentar a segurança do seu discurso, afinal, você sabe o que quer dizer e, por isso, vai parecer mais confiante quando expressar seus pensamentos.

Enfim, só abra a boca com um propósito.

Organize as suas ideias

7 dicas para ser mais objetivo e claro no seu dia a dia

Quando você for pensar no que falar, aproveite para organizar as suas ideias. Por exemplo, quer falar algo para o seu chefe pois está insatisfeito com alguma coisa ou tem alguma sugestão? Coloque tudo em um papel, pontuando cada item do seu argumento e organizando a sua linha de raciocínio. Assim, você vai ter um norte no seu discurso, não vai esquecer de nada importante e também vai conseguir deixar claro o seu pensamento.

Siga uma fórmula

7 dicas para ser mais objetivo e claro no seu dia a dia

Para não se perder na hora de explicar algo, pense na seguinte fórmula: A + B = C. Ou seja, se você quer explicar algo para a sua namorada ou discutir a relação de um jeito objetivo, siga a linha de “Você fez tal coisa [A] + Mesmo depois que eu te disse que aquilo me magoava [B] = Por isso, eu estou triste e acho que você deveria pedir desculpas [C]”.

Desse jeito, você vai deixar bem claro o que pensa sem ficar rodeando o seu discurso.

Conheça o assunto

7 dicas para ser mais objetivo e claro no seu dia a dia

Digamos que você quer debater política mas não tem ideia do que está sendo discutindo, só sabe que não gosta de X porque se considera uma pessoa Y. Amigo, isso não é o suficiente. para debater qualquer tema com precisão e sucesso, você precisa estudar não apenas o “seu lado”, mas o outro lado também.

Estude seus argumentos e estude, sem preconceitos ou julgamentos, o possível argumento da outra pessoa. Desse jeito, você vai conseguir formular um debate honesto, limpo e com embasamento, e não parecer um maluco que repete igual papagaio o que todo mundo fala na internet.

Use a técnica do 3

7 dicas para ser mais objetivo e claro no seu dia a dia

Existe uma técnica que, resumidamente, se baseia na ideia de que tudo funciona melhor em 3 partes. Então, quando você quiser elaborar um discurso importante, divida seu pensamento em três partes e estipule três pontos principais para criar um fio condutor da sua defesa.

Não crie subtópicos

7 dicas para ser mais objetivo e claro no seu dia a dia

Mas cuidado: quando criar os três tópicos, não se empolgue criando tópicos dentro de tópicos. Isso esvazia o argumento e confunde o discurso. Então, saiba identificar o que é realmente fundamental no debate e se apegue nisso.

Menos é mais

7 dicas para ser mais objetivo e claro no seu dia a dia

Não enrole, não exagere, não faça rodeios para chegar ao seu objetivo, não floreie seu argumento, não abuse de metáforas, se apegue ao que importa e você vai ver como ser direto vai te trazer resultados bem mais positivos e duradouros.

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »