A grande adaptação do best-seller de Mario Puzo, O Poderoso Chefão estreou nos cinemas em 1972. Com a direção de Francis Ford Coppola, e uma brilhante atuação de Marlon Brando e Al Pacino, o filme logo se transformou em uma referência mundial, revolucionando a indústria cinematográfica até hoje.
Com uso de metáforas, Coppola construiu de uma forma poética a história violenta da máfia italiana nos EUA.
Considerado por muitos de nós como o grande filme de nossas vidas, o longa inspirou uma série de outros trabalhos relacionados a gangsteres e máfia.
Para você que é fã de Vito Corleone como eu, fiz um vídeo especial com uma lista com filmes obrigatórios que você deve assistir. Confira no link!
Era uma Vez na América (1984)
O Diretor Sergio Leone deu vida a Uma saga completa em um filme só, com quase 4h de duração.
Nela, mostra a conturbada amizade de dois jovens de ascendência judaica que crescem juntos cometendo pequenos crimes nas ruas de Nova Iorque.
Aos poucos, estes crimes vão assumindo maiores proporções e os amigos se tornam respeitáveis mafiosos de dois grupos opostos.
A história acompanha as transformações de cada um, e o reencontro na fase adulta.
James Woods e Robert De Niro protagonizam o filme. O longa entrou para o hall dos clássicos do cinema mundial.
Os Intocáveis (1987)
“Os Intocáveis” está conectado ao Poderoso Chefão por meio de um cordão umbilical em forma de homem chamado Roberto De Niro (participou de Poderoso Chefão 2), um fenômeno parecido ao que acontece com “Scarface” de Al Pacino.
A trama narra a perseguição do agente do FBI interpretado por Kevin Costner atrás de Robert De Niro, que vive o grande mafioso Al Capone durante a época da Lei Seca nos Estados Unidos.
Além disso, Andy Garcia, Sean Connery participam do elenco, o último conquistou um Oscar de Melhor ator coadjuvante pela interpretação.
A cena mais famosa do filme, com o carrinho de bebê descendo pela escadaria no meio do tiroteio, foi baseada no clássico Russo de 1925, o Encouraçado Potemkin.
Bons Companheiros (Goodfellas, 1990)
Se Poderoso Chefão tem uma visão poética sobre a Cosa Nostra, a obra de arte de Martin Scorcese é a versão sem nenhum romance, glamour e totalmente real da Máfia italiana nos EUA.
No elenco, Bons Companheiros tem ótimas atuações de Robert de Niro e do jovem Ray Liotta, além de um Joe Pesci impecável como coadjuvante.
O filme conta a história de Henry Hill, que desde pequeno sonha em ser um gângster, até que um dia ele ganha o respeito da máfia e de gente como Jimmy Conway e se torna um.
O longa narra a ascensão e a queda de três gângsters, ao longo de três décadas.
Snatch: Porcos e Diamantes (2000)
Guy Ritchie usa seu humor ácido e violento de Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes para levar o público a uma viagem alucinógena
Benicio Del Toro dá vida para Frankie Quatro-Dedos, um ladrão de diamantes, enquanto Brad Pitt vive Mickey O’Neil, um pugilista cigano bem maluco.
Intercalando a história dos personagens, a narrativa do filme é frenética e envolvente.
Os Infiltrados (2006)
Martin Scorcese aparece novamente na lista para contar outra história que tem tudo a ver com a máfia.
O filme conta a narrativa de um policial infiltrado na máfia irlandesa de Boston enquanto um mafioso se infiltra na polícia local.
“Os Infiltrados” conta com um elenco pesado: Leonardo DiCaprio, Jack Nicholson, Matt Damon e Alec Baldwin.
O longa conquistou quatro estatuetas do Oscar, incluindo a de Melhor Filme e Melhor Diretor.
O Gângster (2007)
“O Gângster” foi dirigido por Ridley Scott (de filmes como “Blade Runner” e “Gladiador”).
Ele conta a história do mafioso Frank Lucas, que ficou conhecido nos Estados Unidos como o Don Corleone Negro ao dominar o tráfico de drogas em Nova York nos anos 70.
Denzel Washington vive o mafioso, perseguido pelo detetive Richie Roberts, com uma bela interpretação de Russel Crowe.
O mais interessante é que o filme baseado em uma história real.