6 dicas para conseguir um emprego sem muita experiência

Entrar no mercado de trabalho sem experiência no setor é como embarcar em um foguete. Você está animado para decolar, mas nervoso sobre onde você vai acabar. Eu me senti assim quando eu comecei a trabalhar em uma grande empresa pela primeira vez.

Como muitos graduados da faculdade, eu não tinha experiência de trabalho “real”. Mas tive a sorte de ter mentores que me ensinaram o que eu sei hoje. Se você está se formando na escola, faculdade, ou tentando mudar de área, vai perceber que é um processo extenuante para conseguir o trabalho dos seus sonhos sem experiência relevante – mas não impossível.

Jon Youshaei, um jornalista da Forbes norte-americana, separou as melhores dicas para você alcançar esse objetivo:

Não se venda demais

6 dicas para conseguir um emprego sem muita experiência

Não há problema em querer conversar sobre você em uma entrevista de emprego, aliás, é para isso que você faz uma entrevista: mas não exagere. Os empregadores vêem através disso. Seja humilde. Admita suas falhas, mas mostre que você está disposto a trabalhar mais para compensar isso.

Com esta mentalidade, você encontrará empregos que lhe darão a oportunidade de seguir o caminho que você quer. Por exemplo, Ursula Burns começou na empresa Xerox como estagiária. Seu trabalho duro impressionou seu gerente e ela rapidamente subiu de cargo. Em 2009, ela foi nomeada presidente e CEO da empresa. Seja como Ursula: trabalhe duro, tenha paciência e coisas boas acontecerão.

Gaste mais tempo aprendendo e menos tempo nas redes sociais

6 dicas para conseguir um emprego sem muita experiência

As pessoas reclamam que estão “muito ocupadas”. Mas realmente estão? Considere esta estatística: em média, as pessoas gastam 50 minutos por dia no Facebook, no Instagram e no Whatsapp! Então, imagine o tempo que a gente perde por mês apenas checando as nossas redes sociais.

Não estou sugerindo que você abandone o seu Facebook. Na verdade, as mídias sociais podem ser ótimas se você usá-las da maneira correta para fazer networking e se promover. Por isso, a chave é a moderação, não a privação. Gaste mais tempo em você, em vez disso. A internet é a melhor biblioteca do mundo. Se houver algo que você queira aprender, há um curso, artigo ou vídeo sobre o tema. Tudo o que você precisa é ir atrás.

Pare de apenas ouvir discursos motivacionais, aprenda com eles

6 dicas para conseguir um emprego sem muita experiência

Mesmo com todo o excelente conteúdo que há no mundo, você precisa lembrar: não basta apenas consumir um conteúdo interessante, você precisa absorvê-lo. Pratique isso. Viva isso. Nenhum livro de auto-ajuda mudará sua vida. Nem um único discurso ou conferência serão capazes de te transformar em alguém de sucesso.

Mesmo com todas as informações, disponíveis cabe a você implementar e realmente aprender cada uma delas. Se você fizer isso, vai conseguir impressionar os empregadores.

Seja sincero, mesmo em eventos sociais, e faça um bom networking

6 dicas para conseguir um emprego sem muita experiência

Encontre formas de ajudar os outros. Seja altruísta. Adicione valor. Faça o networking. Assim, quando surgir uma oportunidade de trabalho, as pessoas vão lembrar de você.

Pesquisas informaram que 70% a 85% de todos os empregos são preenchidos por referências e redes. Ou seja: o networking é fundamental.

Prepare-se para a rejeição

6 dicas para conseguir um emprego sem muita experiência

Você provavelmente vai ser recusado em várias entrevistas de emprego antes de ser aceito em um bom trabalho, e não há problema algum nisso: você pode aprender com a rejeição e ver onde errou para, então, se sair melhor na próxima entrevista. Além disso, existem empregos específicos para cada pessoa. Muitas vezes, o emprego que você quer não é o ideal para o seu perfil, então não se sinta mal.

Não seja tão exigente no começo

6 dicas para conseguir um emprego sem muita experiência

Não seja exigente. Seu primeiro emprego não precisa ser o seu trabalho dos sonhos. A vida profissional é uma escala e você não deve ter medo de começar de baixo: aceite um salário justo e um cargo modesto e, depois, você vai ver que com o tempo e experiência vai conseguir oportunidades cada vez melhores.

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »