Como se vestir para uma entrevista de emprego

pp_33086626

A entrevista de emprego levanta dúvidas em muita gente quando o assunto é a roupa mais adequada para a ocasião. Não existe um padrão de visual para todos os tipos de entrevista, mas há algumas dicas a serem seguidas para não fazer feio no primeiro contato ao vivo com quem vai te entrevistar.

Perfil da empresa, peças que devem ficar em casa e outras que caem bem em qualquer situação são alguns dos aspectos a serem considerados por você, que vai encarar o tão temido entrevistador.

Descubra o perfil da empresa

gensler_facebook_1112

Antes de ir para a entrevista, pesquise bem sobre a vaga e a empresa para a qual está indo fazer o processo. Se tiver um amigo(a) ou conhecido(a) que trabalhe no local, pergunte a ele(a) sobre o ambiente, se é informal ou não. Nem todas as entrevistas pedem camisa social ou terno e gravata, como agências de publicidade por exemplo, então procure saber o perfil da empresa.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Ocasiões para o uso de terno e gravata

Mallory-Blue-Suit-3

Você não precisa fazer uma entrevista de estágio, no qual vai ganhar R$ 600 sem benefícios, e ir de terno e gravata. Não há necessidade. Mas existem áreas como gerência, diretoria e outros cargos mais altos que pedem essa formalidade. Entrevistas no campo da advocacia e do mercado financeiro em geral também tornam o uso de terno e gravata quase obrigatório.

Nunca use tênis de corrida

Steve_Jobs_at_Apple_iPad_Event

Não é sempre que você vai usar sapato, mas também nunca usará um tênis de corrida, daqueles de academia, cheio de cores e amortecedores. Pode usar um calçado mais despojado, um sapatênis ou até um tênis esportivo que tenha pegada mais informal. “Ahh, mas o Steve Jobs…”. Cara, era o Steve Jobs.

Cogite usar um blazer

Dicas para utilizar o blazer em diferentes situações e combinações

Se você acredita que a entrevista para a qual está indo permite o uso de um jeans e uma camisa, cogite levar um blazer com você. Ele dá um toque legal para o visual e não te deixa formal demais. Só tome cuidado com a cor desse blazer – prefira os mais neutros: preto, azul ou cinza.

Evite um visual básico demais

urban-classics-t-shirt-crew-neck-basic-white-28851

Camiseta branca e calça jeans é uma combinação bacana se você estiver indo se alistar no Exército. Para uma entrevista de emprego, porém, não serve. Esse visual básico demais, cru, pode fazer com que a pessoa que vai te entrevistar pense exatamente isso de você: que é cru, alguém básico demais. Camiseta básica só por baixo de camisa, e evite usar camisetas com estampa.

Pense na boa e velha calça jeans

Incu_SSHIFF_LR-12

A calça jeans salva qualquer visual e funciona bem para algumas entrevistas de emprego. Ela combina legal com camisa social, com blazer e até com uma camisa xadrez que não seja tão chamativa. Mas não é todo jeans que pode ser usado também. Não use jeans rasgado, por exemplo, nem peças com muitos bolsos.

Bonés, gorros e chapéus: não!

man_with_the_hat__ii_by_basistka-d32qznp

Nunca, em hipótese alguma, vá a uma entrevista de emprego usando algo na cabeça. Não é a ocasião de utilizar boné, chapéu ou gorro. Busque não ousar muito no penteado também, procure ser neutro em relação a isso.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »