10 dicas fundamentais para montar um currículo (principalmente para o seu primeiro emprego)

10 dicas importantíssimas para montar o seu currículo

A taxa de desemprego de abril de 2017 ficou em 13,6% e atingiu uma marca de 14 milhões de pessoas, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada em maio deste ano.

Esta é a primeira queda mensal do indicador desde novembro do ano de 2014, segundo jornalistas do portal G1. Porém, apesar da queda, o desemprego se mantém acima do patamar registrado em abril de 2016.

Você faz parte dessa taxa de desempregados no Brasil? Foi demitido ou está a procura do primeiro emprego? O primeiro passo para conseguir é ter um bom currículo. Quer saber como? Veja as dicas dos especialistas:

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Realmente entenda o que é um currículo

10 dicas importantíssimas para montar o seu currículo

Os profissionais da Catho, site de empregos brasileiro, ressaltam que um currículo deve ser objetivo, conter informações sobre as experiências do candidato e estar de acordo com o cargo que ele busca. Além disso, o currículo deve ter uma estrutura limpa, bem organizada e passar por minuciosa revisão antes de ser enviado.

Por quê? A resposta é simples: o currículo precisa despertar o interesse de quem o lê, passar credibilidade, ser claro nas informações e, é claro, honesto.

Laszlo Bock, vice-presidente sênior de Operações Pessoais do Google, já disse que costuma encarar com frequência currículos horríveis: “O mais deprimente é que consigo entender que muitas pessoas são boas, às vezes ótimas”, disse em entrevista para o site Na Prática.

Por isso, ela diz: “É preciso refletir sobre sua carreira e não só sobre seu CV. Tente pensar em como transmitir, clara e honestamente, que você absorveu coisas novas.”.

Entenda a estrutura do currículo (principalmente se você procura o primeiro emprego)

10 dicas importantíssimas para montar o seu currículo

O estilo ideal de currículo ainda é papel branco, margens fixas e fontes tradicionais na cor preta e em tamanho legível.

Nunca fez um currículo ou tem muitas dúvidas porque está procurando o seu primeiro emprego? O básico é sempre a melhor opção: para facilitar a leitura, use um espaçamento consistente. Tente também deixar em itálico os títulos de cada parte do currículo, e também trabalhe com sublinhados, e negritos para destaque. Se possível, exporte o documento no formato PDF para não perder a formatação quando ele for aberto em outra máquina.

Coloque seus dados pessoais

10 dicas importantíssimas para montar o seu currículo

Eles são: nome completo, idade e estado civil, e devem aparecer devem aparecer logo no começo do currículo. Inclua também telefone e e-mail para que o contratante possa entrar em contato com facilidade.

Inclua seu objetivo profissional

10 dicas importantíssimas para montar o seu currículo

Seu objetivo profissional deve ser resumido, ok? E esta é uma dúvida bem comum entre aqueles que procuram o primeiro emprego. Não escreva um texto enorme e nem muito bagunçado sobre o que você quer pra sua carreira, tente ser breve e aborde somente o cargo e a sua área de interesse. Ah, vale lembrar: evite indicar mais de uma área em um mesmo currículo. Eline, em entrevista para o site Na Prática, frisa a importância de não colocar suas próprias habilidades nessa área do currículo, por exemplo: “administrador com boas relações interpessoais”. Isso é comum em currículos, mas é errado. Ela explica: “Não cabe a você se autoavaliar porque quem vai fazer isso é seu entrevistador”.

Formação acadêmica

10 dicas importantíssimas para montar o seu currículo

Coloque o nome da instituição de ensino que você estudou, o curso, e também as datas de início e término dos cursos que fez. A dica dos profissionais é colocar essas informações em ordem de importância – pós-graduação, graduação, e etc. – os cursos técnicos só devem ser citados se tiverem relação com a área pretendida ou se você não possuir curso de graduação.

Como incluir experiência profissional se você procura seu primeiro emprego

10 dicas importantíssimas para montar o seu currículo

Coloque o nome da empresa onde trabalhou, seu cargo, o período de atuação e suas atribuições de forma resumida. Porém, tome cuidado na hora de descrever as atividades, porque é neste ponto que o contratante vai enxergar o seu potencial.

Porém, o que colocar como experiência é uma dúvida bem recorrente, especialmente entre os mais jovens com pouca ou nenhuma atuação no mercado, ou aqueles que buscam o primeiro emprego. O importante é mostrar que você é maduro e dedicado, e, pra isso, vários tipos de atividades podem ser destacadas: estágio de férias, trabalho voluntário, enfim, não importa. O importante é mostrar que você não ficou só em casa de pernas para o ar.

Quem tiver números e dados que quantifiquem resultados, como, por exemplo, “o número de visitantes cresceu 50% quando eu admistrava o site”, deve adicionar isso no currículo. Tente responder, em dados e de forma rápida, como você fez a diferença e quais metas atingiu.

Adicione os idiomas com cuidado

10 dicas importantíssimas para montar o seu currículo

Só coloque no currículo o idioma e o nível de conhecimento que você possui, se você ainda estiver estudando algum e quiser colocar ele no currículo, deixe claro que você ainda não é fluente.

Conhecimento de informática

10 dicas importantíssimas para montar o seu currículo

Vale ressaltar mais um vez: você precisa ser sincero no seu currículo. Então, declare o nível real de seu conhecimento técnico das ferramentas de informática e internet. Seja sincero, porque o contratante pode querer chegar seus conhecimentos em testes específicos e, se você passar na entrevista, pode se cobrado por eles depois.

Cursos

10 dicas importantíssimas para montar o seu currículo

Coloque apenas os cursos relacionados à área de interesse, e deixe claro o tema e o nome das instituições onde você estudou.

Erros comuns

10 dicas importantíssimas para montar o seu currículo

Você não precisa colocar a foto no currículo, e deve tomar muito, muito cuidado com o português, e também não é necessário colocar informações exageradas ,como RG ou CPF.

Por último, vale lembrar: cuidado com as suas redes sociais. Quando um contratante vê seu nome no currículo, ele pode ir atrás de você nas redes sociais, e se o seu perfil estiver fora demais dos limites do bom senso, isso pode te prejudicar profissionalmente. Não quer arriscar? Bloqueie o seu Facebook e Instagram para desconhecidos.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »