Considerando voltar com a sua ex? Pode ser uma boa ideia. Ou não.
Para te ajudar a descobrir se é melhor desistir e não voltar para o passado, selecionamos 5 motivos pelos quais você não deve voltar com a sua ex. Se seu relacionamento, você ou se a sua ex se encaixar em algum deles, é melhor mudar de ideia:
As razões que levaram ao término ainda existem
A saudade pode estar falando mais alto, o hábito e o medo da solidão também, mas tente racionalizar e pensar sobre as razões que levaram ao término. Elas ainda existem? Por exemplo: sua namorada terminou com você porque você passava mais tempo jogando do que com ela. Isso mudou? Ou você não conseguiu enxergar o problema nesse cenário desde o término e continua agindo da mesma forma? Se nada mudou, é melhor não voltar porque vocês provavelmente vão brigar e discutir sobre isso novamente, e o relacionamento já vai voltar desgastado.
Outro exemplo: você terminou com ela porque ela não estava estagnada no mesmo lugar por muito tempo e não tomava atitudes perante a vida ou diante do relacionamento de vocês. Ela mudou? Não? Então é melhor mudar de ideia e partir para outra.
Qualquer razão que tenha sido forte o suficiente para levar ao término deve ser levada em consideração antes de discutir a possibilidade de reatar um namoro.
O passado não é tão bonito quanto você lembra
A saudade e o medo podem fazer com que você vislumbre um passado que não existiu. Tente colocar na ponta do lápis os momentos felizes que você viveu ao lado da sua namorada e as coisas que realmente importavam no namoro. Avalie se tudo isso era mais forte e frequente do que os momentos ruins, e tenha coragem de analisar ponto a ponto com frieza e firmeza. Se o passado era mais triste do que você se lembra, é melhor deixar a ideia de reatar o namoro para lá.
Você pode pedir para seus amigos e familiares te ajudarem nesse processo: peça para que eles sejam sinceros e digam a opinião deles soba a perspectiva de quem estava de fora, e tenha bom senso para avaliar se o que eles pensam é o que realmente acontecia ou o que você e sua antiga namorada deixavam transparecer.
A confiança foi quebrada
Se a confiança foi quebrada, vai ser difícil – para não dizer impossível – recuperá-la. Então, se você não perdoou uma traição, ou traiu sua ex namorada e ela não consegue te perdoar, é bem provável que reatar o namoro não vá ajudar vocês em nada.
A falta de perdão e a quebra de confiança vai fazer com que vocês discutam sempre os mesmos temas e voltem sempre no mesmo ponto da história do relacionamento.
Machucar a mesma pessoa duas vezes é cruel demais
Se o motivo que levou ao término não foi trabalhado com clareza e precisão, é possível que ele se repita depois que vocês reatarem. Então, não seja a pessoa que promete um relacionamento melhor e não consegue cumprir.
O mesmo vale para o outro lado: se você acha que a sua namorada não trabalhou nos motivos dela que causaram a ruptura desse namoro, é melhor você não se permitir ser machucado pela segunda vez.
Ela já está em outra
É claro que algumas histórias de novela retratam um cenário poético: depois de anos, um casal se reencontra. Ambos já estão casados e vivem uma vida feliz mas, por causa do reencontro, a chama do antigo relacionamento é acesa e eles resolvem tentar novamente.
Na verdade as coisas não funcionam bem assim. Você não sabe o que a outra pessoa sofreu para embarcar em outro relacionamento, o tempo que ela levou para conseguir superar e seguir em frente, e nem o quão bem a outra pessoa está fazendo para ela. Então, não estrague isso aparecendo do nada e reativando sentimentos antigos. Se ela estiver em outra, é melhor deixar ela curtir esse relacionamento e ver como as coisas vão se desenrolar.
Às vezes, o passado é mais bonito quando fica só na lembrança.