Como superar um relacionamento de merda

Hoje, os conselhos são para aqueles que acabaram de sair de um mar de merda. Seu relacionamento foi bom enquanto durou, vocês terminaram o namoro de forma pacífica e continuam amigos? Ótimo!

+ O que fazer se você estiver em um relacionamento abusivo
+ Como saber se você é um namorado abusivo 

Como a gente sabe que isso é raro, vamos tentar ajudar quem não teve a mesma sorte no amor e acabou se envolvendo em um relacionamento extremamente tóxico e, agora, tem medo até de receber mensagem da garota que ficou por achar que ela vai partir seu coração ou cobrar um casamento.

Foi difícil terminar mas parece ainda mais difícil superar o término? Então, se liga nessas dicas:

Reafirme sua autoestima

Quando um relacionamento de merda chega ao fim, é relativamente comum também se sentir um merda.

Relacionamentos tóxicos costumam nos colocar para baixo e nos fazer duvidar de nós mesmos. Quando esse tipo de relacionamento chega ao fim, precisamos de um tempo para recuperar nossa autoestima e subir todos os degraus da longa queda em que ele nos jogou.

Pode parecer algo relativamente bobo, mas tente dizer para si mesmo, todos os dias, o quanto você é interessante e inteligente. Você pode repetir essas afirmações na frente do espelho ou apenas reforçar essas palavras na sua mente, o importante é lembrar a si mesmo que você é importante.

Uma dica é anotar suas qualidades em um papel. Você pode pedir para que algum amigo seu te diga, na opinião dele, quais são essas qualidades e, então, anotá-las para ler sempre que se sentir fraco ou deprimido por causa do relacionamento anterior.

Vá além do tradicional sistema de suporte

Não entendeu o que a gente quis dizer? Nós vamos explicar: é muito importante ter o apoio da família e dos amigos depois de experimentar um relacionamento tóxico, mas se você não se esforçar para criar um autosuporte, o esforço dos seus familiares pode não ser o suficiente para que você saia do buraco.

Pratique exercícios físicos e invista em um hobby até então deixado de lado. Sabe aquela atividade que você curtia muito mas, por causa do relacionamento, não podia praticá-la? Olha aí: é uma excelente oportunidade para você tirar as chuteiras do armário e partir para o futebol, por exemplo.

Você também pode – na verdade, deve – usar esse tempo para descobrir novas coisas que gosta de fazer e também se redescobrir no processo!

Faça novas amizades

Não nos leve a mal: seus amigos devem ser pessoas maravilhosas e devem estar te ajudando bastante a superar o término, mas se conhecer gente nova já é interessante se tudo estiver correndo bem na sua vida, fazer amizade quando você passa por uma fase de superação pode ser ainda melhor.

Sabe por quê? Para começar, seus amigos provavelmente compartilharam com você situações e momentos do seu relacionamento tóxico. Não é culpa deles mas, enquanto você não supera, vê-los com freqüência e não ter outra fonte de distração pode ser algo difícil, afinal, você pode acabar lembrando e revivendo momentos dolorosos.

Além disso, iniciar amizades e conhecer gente nova pode aumentar sua autoestima e inclusive te fazer se sentir confortável para dar chances aos próximos relacionamentos amorosos.

Por fim, novos amigos que não acompanharam o seu relacionamento tóxico também podem trazer novas perspectivas para a situação e te ajudar a ser menos duro consigo mesmo.

Peça ajuda

Não tenha vergonha de pedir ajuda. Você viveu um período difícil, provavelmente lidou com vários problemas que mexem com sua confiança e segurança e, por isso, é normal se sentir deprimido.

Você não é um homem mais fraco por querer iniciar sessões de terapia e nem deve se sentir inferior se quiser ligar para um amigo e chamá-lo para conversar. Na verdade, é preciso força e coragem para tomar essa atitude e, por isso, você deve se orgulhar.

Quem se preocupa com você não vai te julgar. Pelo contrário: quem quer seu bem, vai fazer de tudo para te ver confiante novamente.

Reconheça: você está melhor agora

Você se livrou de um relacionamento de merda, cara! O pior já passou. Tenha isso em mente toda vez que a tristeza bater.

É normal que, quando um relacionamento chega ao fim, a gente acabe lembrando apenas dos bons momentos e esquecendo os momentos ruins. Na verdade, depois que um relacionamento acaba, muitas pessoas começam a se culpar por tudo o que deu errado e acreditar que a outra pessoa foi perfeita.

Para começar, saiba que isso não é verdade. Se a outra pessoa te colocava para baixo e fazia você se sentir incapaz, ela não era perfeita. Na verdade, ela era horrível. Relacionamentos servem para construir coisas boas, e não para desmoronar tudo o que já conseguimos conquistar.

Você se livrou de um relacionamento desses? Então, agradeça. Saiba que, daqui para frente, sua felicidade é fundamental e nada nem ninguém deve te impedir de acreditar em você mesmo.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »