Inscreva-se no Canal

5 frases para nunca falar em uma entrevista de emprego

Entrevista de emprego é sempre um momento de tensão. A insegurança faz com que a gente diga as coisas erradas, e também faz com que a gente reaja de maneiras fora do nosso controle.

Não queremos desesperar ninguém, mas especialistas da revista Exame afirmam que até os profissionais mais experientes podem acabar perdendo uma oportunidade de emprego porque falaram algo que não deveriam ter dito durante a entrevista.

Marcela Mota, gerente da consultoria Produtive, deu uma entrevista para o portal Exame e disse que os candidatos vêm com mais “discursos prontos na ponta da língua” do que no passado, mas que os deslizes estão se tornando mais frequentes por causa do momento cruel do mercado de trabalho.

Nós já listamos em uma outra matéria 8 coisas que os entrevistadores reparam em um candidato durante uma entrevista de emprego, e entre elas destacamos o discurso ensaiado que muitos recitam durante a conversa.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

“Com a dificuldade de encontrar emprego, as pessoas têm chegado mais desesperadas aos processos seletivos e muitas vezes acabam falando o que não deviam”, diz Marcela Mota. Hipérboles, mentiras, elogios exagerados a si próprio e até palavrões têm aparecido com mais frequência nas salas de entrevista, segundo a recrutadora.

De acordo com os conselhos da Marcela Mota, e com outras dicas de especialistas da área, veja as frases que você deve evitar de qualquer jeito em uma entrevista de emprego:

Meu ex-chefe era grosseiro/ruim/péssimo profissional

5 frases para nunca falar em uma entrevista de emprego

Não é muito ético criticar seu antigo chefe em uma entrevista de emprego, não importa se ele realmente era um mau-caráter.

Esse tipo de declaração pejorativa também tem um efeito e presságio nos ouvidos do seu futuro empregador, afinal, se você está apontando o dedo e falando mal do seu antigo líder, por que não faria isso com ele também?

É claro que não é proibido fazer críticas sobre a sua experiência anterior, mas você precisa tomar cuidado com as palavras que vai usar. Você pode dizer, por exemplo, que não concordava muito com o jeito que seu chefe comandava a equipe por X motivos, mas só faça isso se a pergunta condizer com essa resposta.

Não tenho ideia de como me vejo daqui alguns anos

5 frases para nunca falar em uma entrevista de emprego

A realidade é a seguinte: raramente uma entrevista de emprego vai checar só se você tem a experiência ou é de fato compatível com a vaga. Esse tipo de coisa é verificada inicialmente no currículo, então, o foco do recrutador também é a sua personalidade, seu nível de maturidade e interesse pela própria carreira.

Dizer que nunca pensou no seu futuro demonstra que o candidato não sabe o que quer. Porém, cuidado: a falta de autoconhecimento também pode ser demonstrada por ambições fora da realidade. Evite dizer coisas do tipo: “Daqui a cinco anos, me vejo como o CEO desta empresa”, afinal, esse é o tipo de frase que demonstra arrogância e até ingenuidade, seria melhor dizer que deseja ter sua própria equipe, e que, por exemplo, já está trabalhando para isso fazendo sessões de coaching no momento para desenvolver suas habilidades de liderança.

O ritmo é muito puxado? Vocês trabalham além da hora?

5 frases para nunca falar em uma entrevista de emprego

Não há problema algum perguntar sobre o período de trabalho, a mecânica da empresa e nem questionar o entrevistador sobre uma possível flexibilidade de horário, porém, tome cuidado com o que você pergunta e com a forma que você faz isso.

Demonstrar uma preocupação exagerada com a carga de trabalho pode pegar mal.

Alguns recrutadores dizem que é comum ouvir candidatos perguntando se a empresa exige demais, se os funcionários costumam trabalhar até mais tarde, sobre banco de horas e esquema de feriado. Porém, esse tipo de questionamento excessivo transmite que o candidato possivelmente só está preocupado com sua própria comodidade, e que não está tão interessado de fato no trabalho que pode desempenhar naquela empresa.

Não lembro direito quanto tempo trabalhei em determinada empresa

5 frases para nunca falar em uma entrevista de emprego

É importante se lembrar desse tipo de coisa e evitar ao máximo colar durante a entrevista olhando no currículo.

Por mais tentador que seja, esse comportamento pode demonstrar que o candidato não domina seu histórico profissional e, por isso, costuma levar à desclassificação, afinal, para muitos especialistas essa postura revela despreparo e descaso pela própria vida profissional.

Sou mais criativo/inteligente/perspicaz que a maioria

5 frases para nunca falar em uma entrevista de emprego

A arrogância é um tiro no pé. O autoelogio precisa ser evitado ao máximo no currículo e também na entrevista — especialmente se ele não estiver acompanhado de provas e justificativas concretas baseadas em números ou em resultados.

Então, em vez de falar esse tipo de coisa, tente fazer um elogio de forma discreta, contanto histórias reais e específicas sobre algo que você fez em empregos anteriores.

Tente descrever algum projeto do qual você fez parte, mas tome cuidado pra não falar dele de uma forma genérica e vazia! Fale exatamente qual foi a sua contribuição e que tipo de marca você deixou na empresa mencionando resultados, por exemplo.

Por último: seja você. Qualquer mentira é facilmente detectada uma hora ou outra.

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »