Os erros mais frequentes que aparecem no currículo

Currículo

A montagem de um currículo é coisa séria e existem alguns cuidados que precisamos tomar para não queimar nosso filme com os empregadores, além, é claro, de tentar torná-lo o mais atraente possível aos profissionais que podem nos contratar.

Saiba quais são os erros mais frequentes que cometemos nos currículos e como evitar que esses vacilos nos prejudiquem na carreira.

Mentir sobre fluência em língua estrangeira

Joel inglês

Isso geralmente acontece com o inglês, língua mais requisitada na maioria das vagas, mas pode acontecer com qualquer outra. Não coloque um nível de fluência que não corresponde ao que você de fato sabe. Falar que é fluente e se enrolar no básico é um erro grave na hora da entrevista.

Exagerar nas características pessoais

Currículo

A pessoa que pode te contratar abre o currículo e vê uma série de características pessoais como “proatividade, perfeccionista, paixão pelo que faz”, etc. Primeiro que algumas dessas coisas são quase que obrigatórias pra quem quer trabalhar.

E, segundo, que o entrevistador vai querer descobrir muita coisa durante o papo, tirando a necessidade de se vender como “proativo” ou qualquer outra coisa.

Documentos desnecessários ou em excesso

Documentos

Há quem coloque os números de RG, CPF e outros documentos que não têm a mínima necessidade de constar no seu currículo. Se a empresa for te contratar, aí sim serão necessários, mas só no momento da contratação. Nome completo, idade, nacionalidade, estado civil e informações de contato (telefone e e-mail) já estão bons demais.

Omitir a data de conclusão de cursos

Conclusão do curso

É importante que o profissional coloque as datas de conclusão dos seus cursos. O contratante precisa saber quando esses cursos foram concluídos e se de fato foram concluídos. Caso tenha trancado ou não tenha acabado eles, é bom especificar. Você pode ficar com a imagem de desonesto mesmo sem a intenção de ser.

Foto no currículo

Chandler

Foto no currículo só se a empresa e/ou o entrevistador pedir. Caso contrário, evite. Isso pode ser interpretado como uma forma de ganhar pontos com o contratante por sua aparência física, e esse não é o propósito do currículo.

Colocar hobbies pessoais

Pesca

Sinceramente, quem é que precisa saber que uma das coisas que você mais gosta na vida é pescar? Hobbies pessoais são totalmente descartáveis no currículo e extremamente superficiais. Se o contratante de fato quiser saber isso sobre você, perguntará na entrevista..

Esconder a idade

Benjamin Button

Tem gente que fica preocupada com a idade por achar que depois de determinada faixa etária, especialmente após os 40, fica mais difícil arrumar emprego. Mas será ainda mais difícil se você esconder sua idade. Coloque direitinho quantos anos você tem e evite que o empregador tenha de imaginar sua idade – ele pode pensar que você tem 80 anos.

Objetivo limitado e experiência vaga

Jobs

Se você está procurando emprego e busca uma oportunidade em alguma área, não limite demais seu objetivo dentro daquela área. Deixe a área de atuação mais ampla e não seja específico demais quanto ao cargo que quer. Empresas podem descartar você para projetos que talvez se encaixasse.

Ao mesmo tempo que no objetivo você precisa ampliar seu horizonte, no relato de suas experiências passadas você precisa se aprofundar. De acordo com especialistas, não adianta apenas descrever o que fez, mas deve falar sobre como contribuiu para o crescimento do setor/empresa.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »