Inscreva-se no Canal

8 coisas que os entrevistadores buscam em um candidato e não te contam

Sentar na frente de um entrevistador é provavelmente uma das situações mais assustadoras que podemos encarar. Geralmente, pesquisamos muito a melhor forma de responder perguntas, colocar nossas melhores experiências e capacidades na mesa e criar a melhor impressão possível.

Mas o que exatamente os entrevistadores procuram em um potencial candidato? Quais são as qualidades que eles realmente esperam de alguém? De acordo com entrevistas realizadas com profissionais da área, nós separamos as 8 coisas que os entrevistadores buscam em um candidato e não te contam!

O candidato respondeu a pergunta que lhe foi feita?

8 coisas que os entrevistadores buscam em um candidato e não te contam

A recomendação é sempre preparar perguntas comuns em uma entrevista e ensaiar como você responderia cada uma, mas o perigo dessa prática é tentar encaixar um resposta que você ensaiou em uma pergunta diferente que foi feita na entrevista. Isso acontece com tanta frequência que alguns entrevistadores afirmam que se sentem frustrados quando suas perguntas não são respondidas de forma direta e objetiva.

A chave para não errar é realmente estar presente no momento e ouvir as perguntas que os entrevistadores fazem para tentar responder de forma natural e em um tom leve, como se vocês dois realmente estivessem conversando, e não como se você estivesse em um interrogatório. As respostas excessivamente ensaiadas podem ser mal vistas e te fazer passar por um papagaio sem personalidade. Então, tente se conectar com o entrevistador o máximo que puder.

O candidato tem expectativas realistas?

8 coisas que os entrevistadores buscam em um candidato e não te contam

Todos os empregadores querem funcionários felizes para que eles criem uma dinâmica de trabalho positiva, então é por isso que muitos recrutas procuram sinais de como as expectativas dos candidatos correspondem ao cargo ele procura. Se, por exemplo, você espera crescer muito mais rápido do que o possível, é bem provável que os recrutas questionem se o cargo realmente é pra você.

Então, seja honesto consigo mesmo e avalie se a vaga realmente se encaixa com as suas expectativas, porque isso vai transparecer na entrevista.

O candidato é bom em resolver problemas?

8 coisas que os entrevistadores buscam em um candidato e não te contam
Cuidado porque a linha é muito tênue: você precisa mostrar que é bom em resolver problemas e apresentar, de forma natural, as conquistas que alcançou em suas experiências anteriores. Porém, você não pode exagerar no discurso e parecer pedante demais. O ideal é responder as perguntas que lhe forem feitas de forma humilde, e tentar não cantar vitória de um jeito arrogante.

O candidato sabe quem ele é e o que realmente procura?

8 coisas que os entrevistadores buscam em um candidato e não te contam

Ter uma boa e fluente interação na entrevista é o cenário ideal. Isso mostra que você está confiante de quem você é e do que está esperando no cargo. Mas geralmente, pelo nosso nervosismo e excesso de preparação, nossas respostas podem ser confusas e desconexas, e isso pode ser visto como um reflexo da nossa personalidade e comportamento.

Não tente ser alguém que você não é, isso será mais óbvio para o entrevistador do que você pensa. Relaxe e passe algum tempo pensando em como suas experiências, qualidades e o que você pode trazer para a vaga e para a empresa.

Você exige muita atenção ou paciência?

8 coisas que os entrevistadores buscam em um candidato e não te contam

Fazer muitas perguntas, exagerar e parecer pedante na hora da entrevista por realizar perguntas supérfluas só para parecer mais interessante ou capacitado pode ser um tiro pela culatra. Nenhum empregador quer sentir como se estivesse lidando com um potencial funcionário difícil e isso pode fazer você perder sua chance de trabalhar na empresa.

Você está sendo verdadeiro?

8 coisas que os entrevistadores buscam em um candidato e não te contam

Você está dizendo a verdade ou apenas o que o entrevistador quer ouvir? Mais uma vez, as respostas super preparadas podem ser facilmente detectadas, e isso faz com que o entrevistador se pergunte se você está apenas atuando para conseguir o emprego e, consequentemente, se questionar se você realmente quer a vaga.

Gaste tempo pensando em maneiras de responder as perguntas para pintar uma imagem única que una a sua personalidade e experiência, em vez de repetir respostas padronizadas.

Você seria agradável de conviver?

8 coisas que os entrevistadores buscam em um candidato e não te contam

Não basta demonstrar experiência e parecer ter o perfil profissional ideal para a vaga, você também precisa se mostrar agradável para que o entrevistador se sinta confortável ao seu lado.

Normalmente, eles avaliam durante a entrevista se você parece ser um profissional ético, confiável e simpático.

Você toma cuidado com a sua linguagem corporal?

8 coisas que os entrevistadores buscam em um candidato e não te contam

Quando se trata de linguagem corporal, o negócio é bastante direto – não sorria de forma exagerada, faça um bom contato visual e não demonstre muita agitação. No entanto, quando estamos nervosos acabamos esquecendo disso.

As pessoas, mesmo que de forma subconsciente, vão prestar atenção na sua linguagem corporal – tanto positiva quanto negativa. Não se preocupe muito em parecer nervoso – a maioria dos entrevistadores espera isso – mas esteja ciente de sua postura e certifique-se de tentar ser o mais natural possível, especialmente quando o assunto é seu sorriso.

Quando se trata de entrevistas, a chave é ser o mais natural possível. Deixe a sua personalidade brilhar de forma positiva e lembre-se: os entrevistadores são humanos também – então, tente se conectar com eles da melhor maneira possível.

Compartilhe


Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »