Inscreva-se no Canal

5 benefícios de aprender outra língua – para a sua vida e para o seu cérebro

A gente aposta que você já ouviu dezenas de pessoas falando que você precisa aprender inglês, e a gente também tem certeza que você já subestimou a importância dessa língua na sua vida – ou achou que dá pra se virar em inglês com o que você aprendeu na escola ou acha que aprendeu vendo seriados e filmes.

É claro que dá pra aprender muita coisa – muita coisa mesmo – vendo filmes com legenda em inglês ou assistindo vídeos no youtube que te ensinem o básico, mas convenhamos: é bem difícil se virar em uma reunião internacional ou trabalhar em outro país sem ter o inglês na ponta da língua – e saber se comunicar de um jeito profissional.

Para te convencer, selecionamos 5 motivos para você parar de enrolar e aprender outra língua:

Vai te levar bem mais longe na carreira

5 benefícios de aprender outra língua – para a sua vida e para o seu cérebro

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Você pode manjar uma palavra ou outra de inglês e conseguir se comunicar numa boa quando sai do país, mas para crescer na carreira, você tem que saber falar inglês – não só “se virar” nessa língua.

Uma boa comunicação profissional em inglês exige a conjugação correta dos tempos verbais, a escolha de palavras importantes e um vocabulário abrangente, além, é claro, de uma boa pronúncia.

Você vai exercitar a memória e o seu cérebro

5 benefícios de aprender outra língua – para a sua vida e para o seu cérebro

Em uma pesquisa feita pela University College London, na Inglaterra, foi descoberto que o cérebro dos bilíngues desenvolve mais massa cinzenta em uma região associada a aquisição de vocabulário.

A massa cinzenta concentra uma boa porção das células nervosas no cérebro. Quanto mais massa cinzenta, melhor e mais rapidamente o cérebro é capaz de executar uma dada tarefa.

Você vai envelhecer mais devagar

5 benefícios de aprender outra língua – para a sua vida e para o seu cérebro

Com o avançar da idade nosso cérebro naturalmente envelhece e perde capacidades cognitivas.

Uma das melhoras maneiras para desacelerar este envelhecimento é fazer o uso de dois ou mais idiomas.

Estudos realizados pela Universidade de Edinburgh, na Escócia, mostram que as pessoas bilíngues perdem capacidades cognitivas mais tarde em comparação aos que falam apenas um idioma. Os bilíngues idosos apresentaram melhores resultados principalmente em testes de atenção, foco e fluência.

E qual é a língua mais fácil para aprender pois convivemos com ela diariamente? Acertou quem disse “o inglês”.

Suas viagens serão mais tranquilas

5 benefícios de aprender outra língua – para a sua vida e para o seu cérebro

Já pensou se você embarca em uma viagem para outro país e precisa dar explicações para a polícia de fronteira mas não fala uma palavra de inglês e nem do idioma local?

Muitas pessoas viajam para fora sem falar um pingo de inglês e conseguem se virar, mas se precisarem discutir coisas importantes com as autoridades locais, podem acabar se prejudicando e acabando com a viagem.

Você enxergará o mundo de outra forma

5 benefícios de aprender outra língua – para a sua vida e para o seu cérebro
Muitas coisas se perdem na tradução. Você pode até colocar um texto no tradutor do Google ou ver um filme legendado e se sentir satisfeito, mas ler um texto na sua língua original vai te possibilitar enxergar as coisas de outra forma e até entender o mundo sob a perspectiva de quem fala a outra língua.

Palavras, expressões e termos estão diretamente ligados ao comportamento, sabia? Vários estudos já mostraram que a língua que você fala afeta a maneira que você pensa, então, qual o melhor jeito de compreender um povo do que, literalmente, falar a sua língua?

Te convencemos? Então, pare de enrolar e aprenda de uma vez por todas.

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »