Destino, a animação que juntou Salvador Dalí e Walt Disney

Escondido dentro dos estúdios Walt Disney, um trabalho feito em parceria com o pintor espanhol Salvador Dalí chamado Destino. A animação, com seis minutos de duração, foi produzida usando storyboards originais de Dalí, criados em 1946, quando ele e Walt Disney idealizaram o projeto. Em meados dos anos 40, Disney esquematizou com Dali para promoverem […]

Escondido dentro dos estúdios Walt Disney, um trabalho feito em parceria com o pintor espanhol Salvador Dalí chamado Destino. A animação, com seis minutos de duração, foi produzida usando storyboards originais de Dalí, criados em 1946, quando ele e Walt Disney idealizaram o projeto.

Em meados dos anos 40, Disney esquematizou com Dali para promoverem um curta baseado em suas artes surrealistas. Porém Disney não tinha dinheiro o suficiente para continuar, então só foram produzidos 17 segundos do curta original.

Mais de 50 anos depois, o sobrinho de Walt, Roy E. Disney, retomou o trabalho com o animador Dominique Monfréy (“Mogli – O Menino Lobo 2″) na direção. Confira o vídeo abaixo.

Lançado em 2003, esse belo curta animado usa o visual surreal que caracterizou a pintura de Dalí para narrar a paixão de Chronos, personificação do tempo, por uma mulher. Há uma mistura de animação tradicional e de imagens criadas em computador, que dão movimento aos truques de imagem do pintor, e os créditos finais ainda mostram os storyboards originais da animação. A música-título foi composta pelo mexicano Armando Rodriguez e cantada por Dora Luz.

Compartilhe
Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso