10 formas de salvar um dia ruim

Os menores – ou maiores – problemas podem desencadear dias ruins. Não importa como ele começou, você tem a chave necessária para mudar o percurso das coisas e salvar o seu dia: basta criar coragem e usá-la.

É claro que problemas mais graves exigem uma ajuda especializada: depressão, por exemplo, ou outros transtornos psicológicos precisam de acompanhamento médico. Porém, você pode tomar pequenas atitudes que estão ao seu alcance para dar a volta por cima e reverter um dia ruim tão rápido quanto ele começou. Veja como:

Escute sua música favorita – e cante!

10 formas de salvar um dia ruim

Estudos mostraram que ouvir a música que você gosta pode alterar seu humor e até aliviar a depressão.

Em algum aplicativo, faça uma lista de reprodução para “se sentir melhor” e nela inclua músicas que funcionem para você. Tente escolher músicas positivas e edificantes com as quais você possa cantar junto. Fuja do desejo de ouvir músicas tristes nesse momento.

Tome um banho

10 formas de salvar um dia ruim

Um banho vai te ajudar, pode ter certeza. O poder de um banho é surpreendente: tente tomar um banho que misture água morna e fria para ajudar a aumentar a circulação te livrar daquela sensação de corpo pesado.

Comece com um banho quente e, em seguida, mude lentamente a temperatura da água para a mais fria e fique nela por uns 20 segundos. Em seguida, volte para a temperatura mais quente. Esse ciclo vai te ajudar a despertar seu corpo e também a fazer com que ele funcione melhor, pode apostar.

Assista um vídeo ou filme engraçado

10 formas de salvar um dia ruim

Em um estudo realizado na University of Western Ontario, os participantes que ouviram uma música otimista e assistiram a um vídeo divertido do YouTube eram mais produtivos e mais capazes de resolver problemas do que grupos que ouviram musicas e clipes de música deprimentes.

Em teoria, assistir a vídeos divertidos do YouTube pode aumentar a produtividade.

Faça carinho em um animal

10 formas de salvar um dia ruim

Acariciar um animal pode melhorar drasticamente seu humor, e pode ter efeitos tão positivos que os terapeutas comportamentais usam animais para ajudar com a curar seus pacientes! Embora possuir um animal de estimação tenha demonstrado melhorar a autoestima e o bem-estar, você não precisa ter um para colher os benefícios.

Os abrigos de animais, por exemplo, estão sempre à procura de voluntários. Você pode fazer um bem para os bichinhos e, de quebra, ainda melhorar seu humor.

Dê um abraço

10 formas de salvar um dia ruim

Muitas vezes, ignoramos o toque humano como uma forma de terapia. Pessoas que trabalham na área da saúde, principalmente pessoas que atendem pacientes com transtornos psicológicos, realmente usam o toque como uma forma de terapia: abraços são gestos importantes de carinho.

Na próxima vez que você se sentir um pouco mal, fale com um amigo próximo, com sua namorada ou com algum membro da sua família e peça um abraço.

Respire fundo

10 formas de salvar um dia ruim

A respiração profunda tem uma qualidade naturalmente terapêutica que reduz a tensão porque pode te ajudar a aliviar a onda de hormônios do estresse de um dia ruim.

Tire alguns minutos e feche seus olhos, puxe o ar profundamente pelo nariz e conte até dois, depois relaxe e solte completamente o ar. Repita o processo algumas vezes! Isso vai te ajudar a estimular o seu sistema nervoso parassimpático, diminuindo a resposta ao estresse.

Escreva

10 formas de salvar um dia ruim

Ter um diário ou escrever o que te deixa mal é uma ótima maneira de liberar o estresse e a ansiedade, afinal, isso te ajuda a tirar as coisas do seu peito de uma forma segura. Você não precisa mostrar o que escreveu para outra pessoa porque o simples fato de você ter anotado seus problemas já vai te ajudar.

Depois de escrever o que te deixa mal, tente escrever o que te faz feliz e leia isso em voz alta.

Faça exercícios leves

10 formas de salvar um dia ruim

Embora você não consiga acreditar, se levantar e mover seu corpo vai te ajudar a estimular o fluxo sanguíneo e a aumentar a liberação de endorfina – famoso hormônio do bem-estar.

Você não precisa sair correndo por 10km para sentir os efeitos positivos da atividade física: se mexer por apenas uns 10 minutos já é o bastante para se sentir melhor.

Dê um tempo nas redes sociais

10 formas de salvar um dia ruim

As mídias sociais são plataformas incríveis que conseguem aproximar pessoas e dar poder para elas. Porém, tome cuidado com o exagero.

Vários estudos mostraram que checar constantemente as mídias sociais pode desencadear a depressão e a ansiedade porque criamos expectativas irreais ao analisarmos a vida “perfeita” das outras pessoas.

Então, tente limitar seu tempo nas redes sociais: estipule um período para checar seus perfis e não ultrapasse o prazo planejado. Você vai sentir a diferença no seu humor depois de um tempo, tenha certeza disso.

Saia no sol

10 formas de salvar um dia ruim

Ficar preso em casa ou em algum ambiente fechado por muito tempo pode te fazer mal. Nosso corpo precisa do sol e precisa do ar livre para funcionar melhor: dê uma volta na rua, veja gente, ande no parque, sinta o ar batendo no seu rosto e entre em contato com pessoas. Se você trabalhar em um escritório, saia na hora do almoço para respirar, evite trabalhar na frente do computador no tempo livre que você tem e procure sentar alguns minutos ao sol.

Com essas dicas, você vai sentir uma diferença absurda no seu humor!

 

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »